Povos Nativo-Americanos – os Iroquois

A confederação Iroquois (significando aproximadamente “povo da grande casa”) é uma associação de seis tribos linguisticamente relacionadas da América do Norte cujas tribos perduram até hoje, contando com quase 50 mil membros em um censo realizado em 1990.

As Tribos Iroquois

Mohawk – Tribo famosa pelo corte de cabelo “Mohawk” ou moicano, de seus guerreiros. Seus arqueiros eram habilidosos e foram os guardiões da confederação contra diversas invasões e participaram ativamente de várias guerras. Originalmente de Nova Iorque, hoje habitam as regiões do Quebec e Ontário.

Mohawk

Oneida – Outrora habitantes das regiões do lago e condado de Oneida em Nova Iorque, hoje muitos habitam Wisconsin. Organizam-se em clãs, sendo três os clãs nesta tribo, o do lobo, o da tartaruga ou do urso.

Onondaga – Os Onondaga (povo das colinas) formam uma tribo cujos chefes são escolhidos pelas mães dos clãs. Embora a princípio neutros na guerra contra os colonos, os Onondaga sofreram uma ataque direto a seu principal vilarejo, após isso se juntando aos Iroquois na batalha.

Maes

Cayuga – Uma das tribos que teve seus números mais reduzidos os Cayuga lutaram em várias frentes nas guerras contra os colonos. Embora não tenham recebido reservas nos Estados Unidos, receberam algumas terras da coroa inglesa. Ainda hoje eles tem problemas legais com o reconhecimento de sua autoridade sobre as terras que lhes pertencem.

Seneca – Tribo numerosa, contando com mais de 30 mil descendentes, que gozou de grande poder no auge da confederação Iroquois, era uma tribo de caçadores, pescadores e agricultores. Seu nome significa “povo da grande colina”. Foram grandes inimigos dos Huron, a quem venceram e assimilaram.

Tuscarora – Ultima nação a se juntar a confederação após uma longa jornada de deslocamento entre terras e conflitos com colonos, foram uma das tribos mais numerosa, localizada originalmente nos estados da Carolina do Sul e Norte, mas sofreram massacres que junto às migrações reduziram drasticamente seu número.

Histórico, Cultura e Guerras

Embora as variações entre as tribos fossem grandes, havia alguns traços comuns na cultura e modo de vida das tribos.

Os iroquois geralmente se organizavam em clãs, liderados pelas “mães do clã” e a mulher tinha uma posição proeminente da cultura destas tribos. Viviam em vilarejos razoavelmente fortificados em maioria e viviam de caça e agricultura, sendo o milho uma de suas principais fontes de alimento.

Embora fossem uma confederação havia muita guerra interna e com outras tribos. Tiveram contatos iniciais com os colonos franceses através dos quais desenvolveram sua tecnologia, mas assim como com as demais tribos nativas americanas as doenças européias tiveram efeitos devastadores sobre eles. Batalhavam freqüentemente contra os franceses e no começo do século 18 os Tuscarora sofreram uma grande derrota em batalhas contra colonos e se juntaram aos iroquois. Logo se depararam com a guerra revolucionária americana, e divididos entre os lados da batalha, os iroquois sofreram uma perda de estabilidade política que resultou em várias invasões contra a confederação.

Embora fragmentados e fragilizados sobreviveram até os dias de hoje, embora tenham perdido quase a totalidade de suas terras e enfrentem problemas com isto até hoje.

Iorquois

Por Guilherme Corrêa

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.