Renascimento

O renascimento, ou também conhecido como Renascença, foi um período da historia da Europa, entre o fim do século 13 e século 17. Um período marcado por transformações em todas as área da vida humana, que assinaram o fim da Idade Média e inicio da Idade Moderna. Apesar dessas mudanças serem facilmente vistas no cultura, sociedade, política, esse período foi marcado pela transição entre o feudalismo e o capitalismo, significando o rompimento entre os costumes medievais.

Contexto Historico

Com as conquistas marítimas e expansão do contato com a Ásia, a diversidade de produtos e comércio da Europa aumentaram muito a partir do século 15. Tal expansão fez com que comerciantes europeus enriquecessem de tal maneira que dispunham de meio financeiros de investir na produção artística de escultores, pintores e escritores. O clero da Igreja e os governantes passaram a dar apoio e proteção financeiro para os intelectuais e artistas da época. Tal ajuda ficou conhecido com mecenato, que fazia com que os mecenas ( burgueses e governantes ) da época ficassem mais populares  entre o povo da sua região. Foi na Península Itálica onde tal comercio se desenvolveu mais que os demais lugares no período, dando inicio a uma explosão de locais de produção artística. O movimento artístico e Intelectual foi mais expressivo nas cidades de Veneza, Genova e Florença, assim, fazendo que com a Itália ficasse conhecida como o Berço do Renascimento.

Fases do Renascimento

Durante três séculos durou o renascentismo, sendo cada século uma fase:

  • Trecento ( Século XIV): Marcado pelas mudanças nas literatura e nas artes plásticas. Nas artes teve representante Giotto e na literatura italiana Gioanni Boccaccio e Petrasca.
  • Quattoccento (Século XV): Ressurgi no período o paganismo e as línguas clássicas, graças a influencia greco-romana. Os principais representantes foram Sandro Botticelli, Masacio e o famoso Leonardo Da Vinci.
  • Cinquecento (Século XVI) : Nesse período a literatura ganha grande destaque, com o famoso poeta Nicolau Maquiavel, que este inovou os pensamentos políticos da época, com o livro O Príncipe, livro que defendia um estado independente da Igreja. Nas artes, Michelangelo Buonarroti foi o principal destaque por suas pinturas e esculturas.

Principais Aspectos do Renascimento

Podemos ver o renascimento por vários aspectos diferentes, alem do renascimento artístico e literário. Podemos destacar o renascimento urbano, marcado pelo fim do feudalismo onde durou toda a Idade Média e ressurgimento e fortalecimento dos centros urbanos. Mas muito alem disso, houve o renascimento cientifico marcado principalmente pelo século XV e XVI, onde houve grandes avanços de vários ramos da ciência. Os principais destaques do renascimento científico foram Nicolau Copérnico e Leonardo Da Vinci. Da Vinci, alem das artes, teve grandes habilidades em muitos campos da ciência e inventando muitos instrumentos.  Já Copérnico teve contribuições  no aumento do conhecimento de mecânica, astronomia e matemática. O renascimento tirou o poder da Igreja sobre explicar a criação e a vida.  A experimentação era o principal instrumento para explicar sobre os mistérios da criação  e da vida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.