Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte foi uma grande personagem da história do mundo ocidental, extraordinário estadista e uma dos mais poderosos e importantes generais do mundo contemporâneo, escreveu seu nome na história através de suas conquistas. Napoleão Bonaparte nasceu em Córsega em 1769,  filho de uma família pobre, com apenas 10 anos de idade foi mandado pelo pai para estudar em uma escola militar da França. Ali estava sendo traçado o destino daquele menino. Saiu da escola militar no ano de 1785 como oficial de artilharia e em 1789 uniu-se aos jacobinos aderindo a Revolução Francesa, onde serviu como tenente na guarda nacional e teve a primeira oportunidade de demonstrar sua extrema capacidade como estrategista em guerras de massa.

Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Virou uma celebridade instantanea nas campanhas militares e em 1793 em reconhecimento pela sua bravura e sua atuação nas campanhas militares foi promovido a General de Brigada do exército francês, o mais novo general do exército que se teve notícias, com apenas 24 anos. Lutou muitas batalhas naquela época de guerra, conduziu seus soldados com segurança e estes lhe eram fiéis, confiando-lhe a vida cegamente, as bibliografias desse importante vulto da história francesa dizem que ele tinha uma incrível capacidade de liderança, pois sabia como se lider, aliada a sagacidade para as estratégias, além de empolgar facilmente seus soldados com promessas de riquezas e glória pelas batalhas vencidas. Em 1793 invadiu Córsega e sua família foi exilada em Toulon que estava tomada pelos ingleses, então Napoleão propôs ao governo francês uma estratégia de contra-ataque que revelou ao mundo toda a sua capacidade como estrategista.

Biografia

Biografia

Conquistaram a cidade, ele libertou sua família e ficou reconhecido como um grande general do exército francês. Em 1796, com 26 anos Napoleão Bonaparte foi designado para comandar o exército francês na Itália, lá venceu muitas batalhas e após a vitória em Lodi contra a Áustria ele passou a ser considerado um verdadeiro mito, um ser superior aos demais, um homem destinado aos grandes feitos, sendo respeitado e temido. Lutou no Egito, onde fez um discurso que entrou para os anais da história. Os franceses foram finalmente derrotados mas não Napoleão Bonaparte que continuava respeitado. O povo descontente com o governo totalitário, deu o espaço necessário para que o exército sob o comando de Napoleão derrubasse o governo instituído e então desse inicio a ” Era Napoleônica”.

Vida

Vida

De 18 de maio de 1804 Napoleão Bonaparte se torna Imperador da França em uma festa evento na catedral de Notre Dame em Paris, adotando o nome de Napoleão I. Como era de se esperar um governo militar e centralizador, com censura a imprensa e uma forte ação repressora efetivada pela policia local, calando qualquer oposição. Sua influencia e poder era tão grande que chegou a interferir até mesmo na cultura religiosa e assinou um acordo entre o Estado e a Igreja Católica, que permitia a Napoleão confiscar os bens da própria Igreja. Suas medidas agradavam sobretudo a elite francesa, mas seu reinado foi curto durou até 04 de abril de 1814 quando foi obrigado a renunciar. Napoleão Bonaparte morreu no exílio, na ilha de Santa Helena, no dia 5 de maio de 1821. Mas seu nome faz parte da história do mundo, uma figura surpreendente, ambiciosa e determinada, um mestre na arte da guerra, um verdadeiro mito.


Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • mto bom o site.gostei da pesquisa de napoleão bonaparte pq foi bem o que a minha professora explicou que ta no site.mto bom mesmo

    Jean 30 de junho de 2010 22:36
  • eu gostei muito parabens eu achei o que estavo procurado

    atonio 14 de agosto de 2010 15:13
  • eu gostei muito parabens eu achei o que estavo procurado!

    atonio 14 de agosto de 2010 15:16
  • essa site e muinto bom mas bom msmo fui faser um trabalho deo napoleao bnaparte que a professora pedio aso alunos é valia 40 pontos eu fis o trbalho e entreguei a professora elame deu para bes 40 pontos e os outros alunos nao fiserao o trabalho bastente esclarecedor depois todos me chamrao de nerd e a professora deu uma divertencia nos alunos ee eu fiqui de boa 40 pontos na mao e e isso esse site e muinto bom do nota 10

    matheus 16 de agosto de 2010 12:07
  • esse comentario do matheus foi quase iqual o meu so que o meu valia 3,5 ganhei 3,5 e us 4 garostos que fes o trabalho desse sit tb esse sit e muinto bom irado gositei e legal receber parabes da professora.

    lucas 16 de agosto de 2010 12:15
  • meu trabalho de historia que valia 3,5 ganhei 3,5 e uns 4 garostos que fes o trabalho desse sit tb esse sit e muinto bom irado gositei e legal receber parabes da professora.

    lucas 16 de agosto de 2010 12:16
  • oiiiii

    vitoria 17 de agosto de 2010 14:26
  • MT MT BOM!!! ACHEI OQ TAVA PROCURANDO!!!

    LIDIÉLLI 23 de setembro de 2010 23:09
  • cara a história de BONAPARTE é muito enteressante
    tem muita coisas q eu ñ sabia e agora eu sei e graças a ele estou entrresada pela
    HST

    cenny 8 de outubro de 2010 12:48
  • gostei muito desse site!!! me ajudou muito!! descobri cada coisa bem legal!!!

    Sérgio Gabriel 26 de abril de 2011 19:19
  • oi!!!!! eu amei gostei mesmo beijossss

    nayara azevedo 4 de setembro de 2011 23:51
  • tirei nota 10 na escola , esse site ede mais ,muito bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    helon 6 de outubro de 2011 21:57
  • oieee gostei di resultando da peskisa e tudo

    Larissa Lima Mota 3 de novembro de 2011 14:25
  • Adorei,me ajudou muito no meu trabalho de história!

    thailyne 23 de maio de 2012 15:22
  • oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii amei esse site ta de parabens achei o q eu queria muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obbrigado muito muito muito booooooooom mesmo

    Raissa 24 de maio de 2012 11:23
  • parabéns’ adorei o site .. Muito Bom achei oque procurava *–*

    Maria 10 de junho de 2012 19:59
  • Céus que preguisa de escrever tudo isso , mas preciso dos meus 3 pontos em historia para nao ficar com vermelho ! =/
    Muito bom o site

    Lukas 21 de junho de 2012 17:04
  • eu adorei encontrei o que eu estava procurando…..

    bruno oliveira toledo 21 de junho de 2012 18:56
  • este saite e muito bom por que tem varias coisas interesantes!!!!!!!! (´.´)!!!!!

    katia da silva santos 20 de agosto de 2012 10:28
  • muito bom

    rayssa 25 de setembro de 2012 9:13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *