Lendas Urbanas, Você já Caiu em Alguma?

Mitos

Contados em rodas de amigos a contos que atingem milhares de pessoas, imagine uma jovem na estrada que para num posto de gasolina para abastecer o carro e ao sair é assassinada, ao som de Bonnie Tyler, por alguém que estava no banco de trás de seu veículo. Essa cena lhe parece familiar? Pois assim começa o filme Lendas Urbanas (Jamie Blanks, EUA, 1998) o terror adolescente no mesmo estilo de Pânico. O filme de terror norte-americano foi sucesso no Brasil no fim da década de 90 e gira em torno de um serial killer à solta no campus de uma universidade, o qual mata as suas vítimas baseados em lendas urbanas.

Videos

Mas, os mitos contemporâneos vão além das telas dos cinemas, quando histórias irreais são contadas por mentes criativas e se transformam em lendas cultivadas pelo povo, e são expandidas de uma maneira incrível devido à era da tecnologia avançada. Com a disponibilidade da Internet, uma história com um simples clique do mouse atinge milhares de pessoas em pouco tempo. Nos anos 1970, as lendas urbanas de caráter fantasioso surgiam do velho boca-a-boca, sobre um conto regado a mistério e contendo um tipo de alerta ou lição de moral, mas na verdade, ninguém conhece alguma pessoa que já tenha sido vítima de lendas contemporâneas. As histórias são muitas, no entanto, não se sabe ao certo como mitos semelhantes aos da Loira do Banheiro se tornaram famosas na cidade de São Paulo. Existem várias versões sobre essa lenda famosa que surgiu nos anos 1980 em colégios da cidade, a versão mais conhecida é aquela em que se você dá descarga três vezes nos banheiros, a loira aparece como um fantasma que não se conformou com sua morte resultada de um escorregão no piso molhado do sanitário.

Lendas Urbanas, Você já Caiu em Alguma?

As Lendas Existem?

Há questionamentos sobre a veracidade de tais lendas, pois existem histórias que podem prejudicar grandes marcas no mercado como é o caso da rede de restaurantes McDonald´s. Há alguns anos, ele foi alvo de um boato que sustentava a idéia de que a carne de seus sanduíches era feita com minhoca. Muitas lendas fizeram pequenos tremerem de medo, devido à ingenuidade típica de uma criança, principalmente os fãs da Xuxa e do Fofão, os quais não escaparam dos mitos. Acreditava-se que a boneca da Rainha dos Baixinhos arranhava as crianças à noite e o boneco da turma do Balão Mágico, carregava dentro de si uma faca e uma vela, resultado de seu pacto com o diabo.

Terror

O Filme Polêmico

Em outro filme, Turistas (John Stockwell, EUA, 2006) a trama se desenvolve com uma turma de adolescentes que vem passar as suas férias no Brasil e além de serem assaltados e drogados, são vítimas de uma quadrilha de tráfico de órgãos humanos. Essa história se relaciona com outra lenda, em que a vítima acorda numa banheira de gelo com um de seus órgãos removidos. Mas algumas pessoas acrescentam um toque de humor negro a essas lendas envolvendo tráfico de órgãos humanos. Quem nunca escutou a tal história do Palhaço da Kombi? Ela surgiu nos anos 1990, devido ao lançamento de uma série especial no jornal NP (Notícias Populares) chamada “Os Crimes que abalaram o Mundo”.

A reportagem apresentava a história de um palhaço norte-americano, surgida nos anos 1960, que assassinava crianças. Dessa maneira, a lenda foi difundida a partir dessa reportagem e chegou às escolas da cidade de Osasco, onde um suposto palhaço da Kombi azul raptava crianças para vender os seus órgãos no mercado negro. Os boatos foram tão fortes, que a “Gangue do Palhaço” chegou a ganhar algumas capas do NP, devido a uma escola de Mauá ter sido atacada pelo tal palhaço. Algumas lendas até assustam aqueles que compravam um simples saquinho de pipoca dos carrinhos de rua, quando boatos diziam que a pipoca seria salgada com cocaína, na tentativa de atrair o cliente para aquele mesmo vendedor. Ou então a corrente que se espalhou na Rede em 2006, a qual alegava que se o indivíduo chupasse Mentos Ice e logo em seguida bebesse coca-cola light, simplesmente morreria.

No site que permite ao usuário publicar e compartilhar os seus vídeos, o youtube.com, é possível assistir a estes mesmos realizando essa experiência, devido à curiosidade que a história causou. Entretanto, uma coisa é certa: não importa de qual pipoqueiro você compre ou se a carne do seu sanduíche é feita de minhoca, todas as lendas que nos contam não passam de simples mitos urbanos com o único propósito de fantasiar histórias mirabolantes e alimentar a imaginação das pessoas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.