Lendas Folclóricas

As lendas folclóricas são histórias fantasiosas que são contadas oralmente, e acabam se tornando parte da tradição de um povo. Normalmente, as lendas são formadas através de uma mistura de realidade com ficção, ou seja, um acontecimento provocado por alguma ação do homem ou da natureza é contada com detalhes imaginários.

Sereia

Muitas vezes a humanidade se depara com acontecimentos inexplicáveis, que nem a ciência tem resposta, e é aí que surgem as lendas, que narram acontecimentos sobrenaturais e cheios de mistério. E como são passadas através das gerações, cada um que conta aumenta algum detalhe, tornando-a ainda mais irreal. Entre as lendas folclóricas brasileiras mais conhecidas, estão: Boitatá, Saci Pererê, Mula-Sem-Cabeça, a sereia Iara, Negrinho do Pastoreio, Curupira, Cuca, Caipora, entre outros. Praticamente todas as lendas brasileiras envolvem a natureza, e os protagonistas muitas vezes são animais, no caso da Mula-Sem-Cabeça, por exemplo, ou seres imaginários, como a Cuca, o Saci, entre outros. Conheça a seguir um pouco sobre as lendas mais famosas do Brasil.

A Sereia Iara

Conta a lenda, que Iara era uma linda índia que era muito elogiada por todos, seus irmãos com inveja delas resolveram matá-la, mas ela conseguiu fugir, quando seu pai a encontrou mandou que a jogassem no encontro dos rios Solimões e Negro. Os peixes a salvaram e ela foi transformada em uma linda sereia, que seduz os homens e os leva para o fundo do lago. A lenda conta também que a voz de Iara é tão bonita que enfeitiça os homens que a ouvem cantar. É considerada como a Deusa dos Peixes.

Mula Sem Cabeça

A Mula-Sem-Cabeça

A lenda da Mula-Sem-Cabeça teve origem em Portugal na Era Medieval, e foi trazida ao Brasil durante o período colonial. Dizem que uma mulher foi amaldiçoada por ter tido relações sexuais com um padre dentro da Igreja, e por esse motivo Deus a transformou em uma criatura medonha, sem cabeça que solta fogo e assusta a todos. A história é contada de diversas formas, que variam de região para região, mas sempre o foco principal é o pecado cometido pela mulher e o castigo que lhe foi aplicado.

Lendas Folclóricas

Negrinho do Pastoreio

Essa é uma lenda de origem Africana, mas tem fortes influências do cristianismo. Conta a história que havia um negrinho escravo que vivia em uma fazenda, a dona mandou que o menino levasse seus cavalos para o pasto, na volta ela reparou que estava faltando um cavalo, e por isso colocou o menino no tronco e lhe deu várias chibatadas. O menino, com medo de apanhar ainda mais foi procurar o cavalo, ele o encontrou, mas acabou perdendo-o mais uma vez no caminho.  A dona da fazenda lhe deu mais uma surra e mandou que o amarrassem pelos pés em cima de um formigueiro, no dia seguinte ela encontrou o menino sem nenhuma marca de machucado ou picada de formigas e com a Nossa Senhora ao lado. A mulher ficou tão espantada, que se ajoelhou diante do menino e lhe pediu perdão.

Por Heloisa Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.