Fatos Curiosos Sobre a Segunda Guerra Mundial

Um dos fatos mais marcantes e tenebrosos da história do século XX remete ao período em que ocorreram a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Mortes, massacres, pânico, crises, sangue, enfim.  E, durante todo esse passado obscuro, aconteceram fatos e mais fatos que são curiosos ou revoltantes.

Esse passado obscuro e bastante desagradável de se lembrar do século passado ainda deixa marcas profundas na população. Podemos citar, por exemplo, as bombas atômicas em Nagasaki e em Hiroshima. Apesar de isto ter acontecido á quase 70 anos, os efeitos destrutivos ainda persistem.

no images were found

Muitas são os fatos que envolvem esse tristes eventos da história da humanidade. Mas, em torno a isso, várias curiosidades acerca dos atentados surgiram na internet. Venha conferir conosco algumas que selecionamos para esse artigo. Vamos lá?

Algumas Curiosidades Sobre a Segunda Guerra Mundial

Venha ver algumas das curiosidades sobre esse período triste que a humanidade passou.

*Um submarino, U-120 de origem alemã, naufragou por causa de um detalhe, digamos, pífio: Por um problema no banheiro dos tripulantes. Acredite se quiser.

no images were found

*O Pentágono, centro da inteligência dos Estados Unidos, possui um número de toaletes mais do que necessário para a sua operação. Isso tem uma explicação. Quando a sua construção foi iniciada, isso na década de 40, leis de segregação ainda persistia, o que fez criar banheiros especiais para brancos e outros banheiros de uso exclusivo dos negros.

*Cerca de 80% dos homens que nasceram na URSS (União Soviética) em 1923, não voltaram são e salvos da Segunda Guerra Mundial.

* Entre os anos de 1939 e 1945, que foi o período em que as guerras ocorreram, aproximadamente 3,4 milhões de toneladas de bombas foram despejadas nos territórios. Isso é revertido em uma média de mais ou menos 27.700 toneladas de bombas mensais.

*A maioria dos componentes da Waffen SS alemã nem eram naturais do país.

no images were found

*Na Segunda Guerra, 2 entre cada 3 mortos eram pessoas civis.

*Estima-se que mais de 40 mil homens teriam servido em submarinos da Alemanha. Dos que tripulavam unidades do U-Boat, aproximadamente 30 mil desses homens nunca mais foram vistos, e nem relatos sobre os mesmos apareceram.

* Dos generais que a Alemanha mantinha, cerca de 140 foram mortos. Era uma média de um general morto a cada uma semana. Desses, 85 morreu nas mãos do sanguinário ditador Adolf Hitler.

* Em quase um ano, os aliados na Segunda Guerra tinham quase meio milhão de pessoas feridas e cerca de 200 mil baixas.

no images were found

*As mortes de tripulantes dos aviões eram muitas, visto que, quando a aeronave subia para uma altura de 6 mil metros, e a mesma não possuía um sistema de pressurização, os gases contidos nos intestinos dos tripulantes eram expandidos em até (acreditem) 300%.

*Sobre a soma de pessoas mortas durante a segunda guerra, as estimativas são muitas. Alguns acreditam que o saldo foi mais de 60 milhões de pessoas, sendo 20 milhões dos soldados que serviram na guerra e os 40 milhões restantes eram de pessoas comuns. Desses 60 milhões, 29 milhões eram da União Soviética. Ou seja, quase a metade das mortes. 85% dessas mortes vieram de países que eram aliados, e 15% dos países do eixo.

*No caso dos pilotos de caça, essa coisa de ‘’ele é expert’’ ou ‘’ele ainda está em fase de treinamento’’ não tinha vez. Era uma escolha: Ou era um profissional ou um alvo fácil. Exemplo é Hiroyoshi Nishizawa, um piloto de caça japonês. Ele abateu nada mais nada menos do que 80 aviões. A sua morte aconteceu enquanto o mesmo era um passageiro num avião de cargas.

*Estima-se que a frota de aviões da Alemanha tenha perdido de 40 a 45% de seus aviões, por causa de acidentes.

* Quando na França, assim que alcançavam as margens do rio Reno, os soldados pertencentes aos aliados tinham como primeira ação abaixar as calças e urinar sobre os rios. Isso quase virou tradição entre os soldados e até pessoas de mais alto escalão.

*Entre os primeiros soldados ‘’alemães’’ caçados pela Normandia , havia muitos de origem coreana. Entenda: Os japoneses os obrigaram a lutar pelo exercito do Japão. Quando foram capturados pela Rússia, foram obrigados a defender o Exército Russo e, por fim, nas mãos dos alemães não foi diferente, até que eles foram pegos pelo Exército dos EUA.

no images were found

* A Alemanha só declarou guerra contra os EUA, mais nenhuma outra nação.

*Quando da instalação das tropas americanas na porção norte da África, dos equipamentos trazidos, 3 eram usinas completamente voltadas ao envasamento da bebida mais conhecida dos EUA e do mundo: a Coca Cola.

*O número de aviões derrubados na segunda guerra crava na faixa dos 12 mil. Estima-se que mais de 100 mil tripulantes desses aviões bombardeios tenham perdido a vida.

*Ser oficial alemão era uma coisa tão perigosa que, logo ficava sem empregado, e era reposto por uma média de 9,2 vezes.

* Quando a Segunda Guerra teve um fim, em 1945, foi sucedida por outra: A Guerra Fria. Ao contrário das anteriores, ela não envolvia sangue nem conflitos físicos: apenas ameaças de uma sucumbência ás armas nucleares das superpotências da época (EUA e União Soviética). Felizmente, nada ocorreu e o que foi visto não é nada comparado ao que foi visto nas 1º 2 º guerras.

*Os aviões bombardeios que a Alemanha possuía em seu portfólio, do modelo Me-264, possuíam poder suficiente para acabar com a cidade americana de Nova Iorque. Porém, os alemães não achavam isso interessante e que não valia a pena.

* Calvin Graham, um estadunidense, foi a pessoa mais jovial a participar da Guerra. Ele tinha apenas 12 anos. Acabou sendo ferido e recebeu baixa, por ter omitido a sua real idade.

no images were found

*Entre os grupos que agiam por terra, 3 ou 4 eram dizimados por cada um ferido.

*Em 6 de junho de 1944, aconteceu o Dia –D. Entre os soldados alemães que serviram na guerra, cerca de 35%  foram machucados pelo menos uma vez. Já 11%, foram machucados por duas vezes. 6% foram feridos por três vezes e, por fim, 2% foram feridos por quatro ou mais vezes.

Por Francisco Prado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>