Lugares Da Fantasia Que Existem No Mundo Real

Embarcamos nas histórias imaginadas por grandes escritores, grandes autores. Seja na tela do cinema ou nos livros e nos maravilhamos com tudo o que vemos ou imaginamos nas páginas de uma obra. Na tela do cinema são reproduzidos lugares que foram imaginados por esses artistas, cenários que foram montados a partir de ideias e criatividade de quem escreveu uma história. Já nos livros nos deparamos com descrições detalhadas de lugares que foram inventados por quem conta uma história.

Muitas vezes nos perguntamos, de onde sairão essas ideias? será mesmo que esses lugares não existem e são apenas fruto da imaginação de uma pessoa? Pode ser que sim, pode ser que não, porque com certeza, alguns desses lugares foram inspirados em locais que existem no mundo real. Não sabiam? Contamos para vocês alguns lugares da fantasia que existem de verdade!

Terra Média – Senhor Dos Anéis, Hobbit e Outros Livros

O que não falta nos livros da saga Senhor do Anéis são lugares incríveis, que depois foram reproduzidos em cenários para as telas de cinema. O criador da Terra Média, Tolkien, viajou por paisagens espetaculares, com uma natureza incrível e deslumbrante. Os lugares que aparecem na história para ter saído de um livro fantástico, mas na verdade, nem tudo o que se vê na saga é fruto da imaginação do autor.

Na verdade, boa parte daquele cenário particular, segundo Tolkien, foi inspirado em lugares da vida real, ambientes que ele passou ao longo da vida. Não se assuste, se um dia em uma viagem ou vendo uma revista, você se deparar com um lugar que tem a cara da paisagem dos livros da saga do Senhor dos Anéis.

Terra Média – Senhor Dos Anéis, Hobbit e Outros Livros

Terra Média – Senhor Dos Anéis, Hobbit e Outros Livros

Isengard

Você se lembra da  imagem de Isengard, lendo o livro ou assistindo o filme dá para recordar da torre cercada, local onde vive a personagem Saruman, o Branco. Se você tinha certeza que esse local era 100% fruto da imaginação do autor, está totalmente enganado. Isengard é “baseada”na versão da Universidade de Birmingham e fica bem pertinho de onde o autor Tolkien passou toda a infância. Como vocês podem perceber, nem tudo nasce do zero!

Isengard

Isengard

Mordor

Você lembra daquele lugar chamado Mordor? Desolado, cheio de fumaça, cinzas e onde o fogo jorra de grandes montanhas? É possível imaginar que aquele lugar descrito pelo autor exista no mundo real, não é mesmo? Porém, não é bem assim, ele assim como a torre, foi inspirado em um lugar que de fantasia não tem nada, fica próximo a Birmingham, uma localidade chamada Black Country. Neste lugar existiu uma mina de carvão, fundições de ferro, e outras indústrias pesadas. Se você olhar bem vai encontrar uma certa familiaridade entre Mordor e esse lugar do mundo real.

As Duas Torres

O escritor da saga Senhor dos Anéis, Tolkien,  passou uma grande parte da sua vida morando em uma região de Birmingham, uma localidade chamada Edgbaston. Ele viveu ali com uma tia, mas isso não nos interessa muito, o que é interessante saber sobre esse momento da vida do autor é este local era cercado por duas famosas torres. Digamos, que esse pode ser um sinal da ideia de Tolkien de colocar as torres nas histórias dos seus livros.

Condado

Além de ter vivido com a tia na região de Birmingham, Tolkien também viveu uma parte da infância em outro lugar, uma zona rural chamada Sarehole. Nesta localidade, existia vários túneis, e dá para imaginar que foram deles que nasceu a inspiração para as casas dos Hobbits. E tem mais, a fazenda da sua tia tem exatamente o nome igual do lugar onde vivia, Bilbo Bolseiro.

Conheça Agora Os Cenários Reais De Harry Potter

No filme Harry Potter e as Relíquias da Morte I, as cenas acontecem em um dos pontos turísticos mais importantes de Londres, Piccadily Circus. Quando Ali, Harry, Rony e Hermione escapam para um “café trouxa” minutos antes de serem atacados por Comensais da Morte.

A ponte do Milênio é desmoronada no filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Já no filme Harry Potter e a Ordem do Fênix, outro cartão-postal de Londres aparece, a roda gigante London Eye. E não é só em Londres que a autora da saga Harry Potter buscou inspiração, outros lugares da Inglaterra também foram fonte de inspiração. Veja!

Liverpool

Harry Potter em uma modo é perseguido por alguns Comensais da Morte nos túneis Mersey, o cenário era Liverpool.

Oxford

O cenário dessa vez foi a Faculdade de Christchurch, da Universidade de Oxford, ali foi montada a sala de jantar de Hogwarts e também foram rodadas as cenas das escadas rolantes da escola de Harry.

Gloucester

A magia de Harry Potter chegou até Gloucester, perto da fronteira com o País de Gales, lá estava o Nick Quase Sem Cabeça ou a Murta Que Geme. O cenário usado foi a catedral da cidade, que era a escola de Bruxaria e Magia de Hogwarts. Além disso, também foi usado como cenário o Centro Nacional de Aves de Rapina.

Alnwick, Northumberland

O Castelo de Alnwick, fica no norte da Inglaterra, foi um dos primeiros cenários dos filmes da saga de Harry Potter. Ali foram feitas as cenas internas e externas de Hogwarts.

Escócia

Cape Wrath, que fica na Escócia, apareceu no filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe. A localidade fica no noroeste do continente britânico. A cena é aquela quando Voldemort mostra toda a sua fúria por Harry Potter. É possível visitar a localidade, que é belíssima com paisagens silvestres.

Loch Arkaig

Os lagos que ficam a leste e a oeste da região ocidental da localidade de Loch Arkaig serviram de cenário para o filme Harry Potter. Eles são ligados pelo Canal da Caledônia e foram giradas cenas externas da aventura do bruxinho mais famoso do mundo.

Trem a Vapor Jacobite

Lembra aquela trem super legal que Harry Potter foi para a escola de bruxaria de Hogwarts, não se trata de um cenário, mas existe mesmo. O trem a vapor se chama Jacobite e é da companhia West Highland Railway, ele faz uma viagem de Fort William a Mallaig. Algumas das paisagens que você curtiu no filme podem ser vistas durante alguns trechos dessa viagem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.