Tudo Sobre Clonagem

O mundo da ciência sempre encantou muitas pessoas, que sempre ficam maravilhadas a cada anúncio feito por algum cientista ou pesquisador. Também, não é para menos. Além de anunciarem várias descobertas, em planetas, por exemplo, eles também podem dar alguma esperança á certas pessoas. Mas como assim?

Simples. Ultimamente, o que vem tomando conta das discussões no mundo científico de hoje tem tudo a ver com as células tronco, que podem fazer uma pessoa tetraplégica, por exemplo, a recuperar parte ou todos os movimentos perdidos. Mas isso ainda tem muitos obstáculos, como a Igreja Católica, que já se declarou contra as pesquisas de células tronco.

Clonagem

Clonagem

Outro assunto que também gera muita polêmica nas reuniões científicas é o caso da clonagem. Muitos defendem que a clonagem é muito benéfica, tanto para o ser humano quanto para o meio ambiente em geral. Outros são totalmente contra a essa ideia, por acreditar que essa ação infringe alguns valores humanos.

Neste artigo, iremos dar a você tudo sobre a clonagem. Vamos lá?

Definição de Clonagem

A clonagem nada mais é do que produção de algum ser vivo que são iguais, geneticamente falando. O processo utilizado é a de reprodução assexuada, que garante a similaridade genética em algum ser, seja ele vegetal, micro-organismo ou animal.

Devemos enfatizar que há dois tipos de clonagem: a clonagem natural e a clonagem induzida. Veja a definição de ambas a seguir.

*Clonagem Natural

Como o próprio nome já diz, a clonagem natural não é induzida por um meio externo, Exclusivo de seres com reprodução assexuada (isso porque a participação de células sexuais não existe)como as bactérias, a clonagem natural pode ainda ocorrer em mamíferos, cujo exemplo mais conhecido é o tatu, e também nos gêmeos univitelinos, que são aqueles irmãos gêmeos, muitas vezes semelhantes fisicamente.

*Clonagem Induzida

A clonagem induzida é aquela feita artificialmente, quando se retira o núcleo de uma célula, sendo o mesmo aplicado em uma membrana que foi retirada de um óvulo. Depois de juntados, são colocados em uma barriga de aluguel, ou até mesmo mantidos em laboratório, chamada de clonagem terapêutica.

A Engenharia Genética é a responsável pela clonagem induzida, sendo realizada em vegetais e animais, com fins apenas científicos.

O Clone

O termo acima começou a ser induzido quando o século XX iniciou-se. De origem grega, a palavra clone significa broto de algum vegetal. Hoje, clone é definido como o conjunto de células semelhantes que são provenientes de alguma célula ancestral. Pode gerar muitos descendentes com as mesmas características das células-mães entre si.

Os Benefícios da Clonagem

A clonagem humana acarreta várias vantagens, pois muitas delas irão ser benéfico ás pessoas, como por exemplo:

  • *O não envelhecimento, já que, com a evolução dos estudos da clonagem, será possível a reversão do quadro do envelhecimento natural que ocorre nas pessoas;
  • *Os casos de infertilidade também seriam sanados, já que os métodos atuais não surtem muito sucesso, sendo apenas 10% de chance de o procedimento dar certo;
  • * Problemas nos rins e fígado, já que, com a clonagem, seria permitida a criação de outros órgãos e, consequentemente o transplante;
  • *A leucemia, sendo essa, inclusive, um dos alvos principais com o desenvolvimento dessa tecnologia.
  • *As chamadas ‘’doenças genéticas’’ também poderiam ser testadas com a clonagem, e assim, encontrar uma cura para tais doenças.
Entenda Melhor

Entenda Melhor

  • * A Síndrome de Down também pode entrar na lista de cura pela clonagem. Aquelas mulheres que tenham um alto risco dessa síndrome poderiam evita-lo passando pelo processo da clonagem;
  • *Os vários tipos de cancro também podem ser curados através da clonagem, usando a troca de células.
  • *A volta dos movimentos aquelas pessoas com traumas na coluna. A clonagem poderia curar os ferimentos, fazendo crescer ou a parte ferida da coluna ou mesmo os nervos, possibilitando que pessoas tetraplégicas deixassem de usar a cadeira de rodas para voltar a utilizar as pernas para se locomover;
  • *Poderia também ocorrer a troca ou eliminação dos genes defeituosos, que, em média, existem 8 de tais genes em uma pessoa.
  • *A clonagem também poderia ser utilizada a favor das espécies em extinção, visto que, com a extração do DNA de um exemplar morto, já seria possível a recriação da espécie extinta em laboratório. Alguns discutem se devem ou não ressuscitar os mamutes, desde que um exemplar foi encontrado congelado, em perfeito estado de conservação, pelo tempo que ficou na geleira.

A Ovelha Dolly

No ano de 1997, um grande salto para o estudo da clonagem foi dado. Neste ano, foi clonada uma ovelha, que tinha cerca de seis anos. Foram utilizadas três ovelhas para que Dolly pudesse ser gerada.

Havia o medo de Dolly herdar as doenças da idade de sua espécie clonada. El a deu origem a 3 filhotes, provando que as espécies clonadas não eram estéril, como se supunha, e podiam se reproduzir normalmente.

Outros fatos desmentidos era que, a morte prematura de Dolly tinha a ver com o caso de sua clonagem. Ela morreu aos completar o 6º aniversário e, apesar de estar abaixo da idade de morte das outras ovelhas, os cientistas dizem que a idade de Dolly estava coerente, já que estava na média.

Locais Onde a Clonagem Humana Não É Permitida

Apesar dos benefícios que a clonagem pode apresentar aos seres humanos, há países que não permitem quaisquer pesquisas relacionadas á clonagem (humana), como é o caso da Grécia, Espanha e Itália.

Uma curiosidade é que, em Portugal, não havia qualquer lei regulamentando as atividades de clonagem, deixando claro que os experimentos poderiam ser realizados em território português.

Implicações Religiosas

A Clonagem não é somente um empecilho político e ético, por exemplo, mas também religioso. A Igreja Católica, por exemplo, não é a favor da clonagem. Eles dizem que um ‘’comércio de óvulos e embriões’’ poderia colocar um valor na vida, o que é inaceitável. Afinal, a vida tem um valor econômico?

E, sempre vemos pela mídia discussões sobre o assunto, entre a ciência, que argumenta que a clonagem pode proporcionar uma vida melhor ás pessoas, e entre a religião, que preserva valores morais e éticos.

E você? Qual é a sua opinião sobre o assunto? comente!

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.