Para fazer parte do MMA, o lutador tem que saber os golpes de muitas artes marciais, tais como o Judô, o caratê, o kinkibox, o jiu-jitsu e outras mais. E todo lutador que mostra que tem potencial para se tornar um novo campeão do MMA, passa a treinar em uma das academias MMA, onde aprenderão o maior número possível de golpes e técnicas.
Alguns dos golpes ensinados nessas academias e que são indispensáveis para qualquer lutador são: leg-lock mais conhecido como chave de joelho; double-leg que é quando o lutador derruba o adversário agarrando suas pernas; knockdown que se dá quando o lutador derruba o adversário com golpes; raspagem que acontece quando o lutador sai de baixo do adversário e passa a lutar sobre o mesmo; groud and poud que acontece quando o adversário é colocado para baixo e começa a ser socado.
Portanto o MMA aposta em futuros lutadores que se dediquem ao máximo em aperfeiçoar sua maneira de lutar, que saiba o momento certo para realizar os golpes, e que tenha também agilidade, que é uma característica indispensável para os lutadores dessa modalidade.