Maiores Partes Do Corpo Humano

Existem quase 78 órgãos no corpo humano que variam de acordo com tamanho, funções ou ações. Coleções de milhões de células se agrupam para executar funções simples no organismo. Unidades celulares são formadas por ações necessárias durante tempo específico. A pele representa maior órgão do corpo humano, seja por tamanho ou peso. O principal está na figura do cérebro, responsável por realizar funções e ações.

Maiores Partes Do Corpo Humano

Maiores Partes Do Corpo Humano

01-Pele: Maior Parte Do Corpo

Revestimento externo que protege todas as partes delicadas do corpo estabelecido debaixo dela. Consiste de vários tecidos, incluindo as glândulas sudoríparas, folículos pilosos e corpúsculos de Meissner (tipo de mecanorreceptor). Ela fornece proteção às partes internas do corpo, também oferece ao ser-humano a sensação de toque.

A camada externa é denominada “epiderme”, constituída de variadas células denominadas queratinócitos. Funciona como barreira entre as partes internas do corpo e ao ambiente externo. Responsável por impedir a entrada de agentes nocivos estranhos, tais como bactérias, no interior do corpo.

Também contém camada de células melanóticas  que determina a cor da pele. Melanócitos têm pigmento conhecido como melanina, que dá cor à pele. As pessoas com maior índice de melanina na pele têm tons de pele escuros, enquanto aqueles com menor quantidade possuem cor de pele clara.

Pele: Maior Parte Do Corpo

Pele: Maior Parte Do Corpo

Deitada por baixo da epiderme está à derme, que contém os folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas. Composta de proteínas importantes (elastina e colágeno). Além disso, pequenos capilares sanguíneos também são encontrados na camada que proporciona fornecimento constante de oxigênio e nutrientes às células da pele.

A pele não é apenas o maior, mas também um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, uma vez que realiza conjunto de várias funções significativas. Possui o poder de proteger as partes internas de doenças, que regula a temperatura corporal, retenção de umidade, a remoção de toxinas e produção da vitamina D como funções importantes realizadas através da pele.

Não se pode ignorar o fato de que a pele ajuda ao corpo em manter temperatura interna constante. Quando a temperatura do ambiente sobe os vasos sanguíneos presentes se dilatam. Desta forma, mais calor é perdido a partir do corpo. Por outro lado, em resposta ao ambiente frio, vasos sanguíneos se contraem e reduzem a perda de calor do corpo.

02-Figado: Maior Órgão Da Parte Interna Do Corpo Humano

Embora a pele seja considerada maior órgão do corpo humano, o fígado é conhecido pelo título de principal órgão interno e glândula em matéria de tamanho no organismo.

A glândula consiste em grupo organizado de células ou tecidos especializados para secretar ou excretar determinadas substâncias a serem usadas em outras partes do corpo. Classificados em dois grandes grupos, ou seja, endócrinas e exócrinas. Um fígado normal pesa entre 1,2 a 1,5 kg e realiza tanto funções no campo endócrino e exócrino.

O fígado está localizado no quadrante superior direito do abdômen, por baixo do lado direito do diafragma e abaixo da caixa torácica inferior direta. Possui dois lóbulos principais, maior e menor lobo, subdivididos em oito segmentos funcionais. Dentro de um minuto, aproximados 1500 ml de sangue flui através do fígado para garantir a eficiência.

A maioria das células do fígado são hepatócitos. Quando removido de maneira cirúrgica ou danificado devido a qualquer outra lesão, os hepatócitos restantes podem ser submetidos à regeneração, gerando recuperação total.

Imagem de Amostra do You Tube

Icterícia representa principal sinal de doença hepática e pode ser marcador fiável da gravidade da doença. Os sintomas típicos incluem:

  • Fadiga
  • Náusea
  • Falta de apetite
  • Desconforto ou dor no abdômen superior direito
  • Sangramento intestinal
  • Distensão abdominal

Muitos pacientes não podem ter os sintomas acima referidos, mas testes bioquímicos testes ajudam a confirmar.

O consumo de álcool consiste na principal causa de doença hepática em muitas partes do mundo, seguido por vírus da hepatite C. Mais de dois drinques às mulheres e três drinques por dia em homens são pensados a ser associados com o aumento da taxa de doença hepática alcoólica. Outros comportamentos podem gerar problemas no fígado, tais como:

  • Uso recreativo de drogas (maconha e cocaína);
  • História familiar de cirrose, doença de Wilson, diabetes ou falha endócrina;
  • Contato íntimo ou ocupacional com indivíduos que possuem hepatite viral
  • Exposição acidental a sangue ou picada de agulha
  • Recente cirurgia
  • Transfusão com sangue e hemoderivados
  • Exposição sexual a pacientes com hepatite viral

03-Cérebro: Dois Milhões De Corpos Celulares

A superfície do cérebro é conhecida como o córtex e cobre áreas principais do órgão. Está composto de matéria cinzenta formada por cerca de 2.000.000.000 corpos celulares. Cérebro é dividido em dois hemisférios cerebrais por ranhura longitudinal.

Abaixo do córtex área com matéria branca formada de vias nervosas que o ligam com a medula espinhal. Cérebro é centro de controle de área sensorial, tais como a visão, audição, olfato e áreas motoras que controlam a maior parte da contração muscular voluntária. Também realizar funções avançadas: Julgamento de memória, raciocínio, inteligência, entre outros.

O tálamo (estação de retransmissão) forma a parede dorsal do terceiro ventrículo (cavidade do cérebro). Ele recebe quase todos os impulsos que chegam de área sensorial antes da informação chegar ao cérebro.

Hipotálamo está no ventral do terceiro ventrículo. Área importante por possuir centros reflexos para controlar e integrar metabolismo geral, regulando a temperatura corporal, equilíbrio de água, apetite, sono, etc. Meio do cérebro também é conhecido como mesencéfalo.

Imagem de Amostra do You Tube

O tipo médio é apenas a massa de panfletos feitos de matéria branca em torno da cavidade central. A porção ventral consiste de massas com matéria branca que se conectam ao órgão. Cérebro posterior consiste em ponte, cerebelo e medula oblongada. A ponte é lobo pequeno com estrutura deitada logo acima da medula.

O cerebelo é a segunda parte grande do cérebro e constitui cerca de 10 por cento do peso do cerebral. A proteína cortical demostra inundações enquanto a proteína medular está composta de corpos celulares de neurônios.

A principal função do cerebelo é coordenar os órgãos de equilíbrio ao fazer o movimento preciso e exato. Sem eles a movimentação do animal se torna irregular e instável.

Bulbo consiste na parte inferior do cérebro. Forma o piso do cerebral posterior. A porção cortical de medula é composta em principal de matéria branca e porção medular cinzenta. Ele controla várias atividades reflexivas como batidas do coração e contração dos vasos sanguíneos, por exemplo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>