Origem Da Contagem Do Tempo

A maioria das pessoas não consegue ficar longe de um relógio por muito tempo. Na verdade o relógio está presente em todos os momentos da vida de quase todo o mundo. Mas é antes de existir o relógio, como será que o tempo era medido? De onde apareceu essa necessidade de poder contar o tempo em uma espécie de quase um controle. Reparem que para quase todas as nossas atividades do dia a dia usamos o relógio contando o tempo, dividindo o tempo, controlando o tempo.

Origem Da Contagem Do Tempo

Origem Da Contagem Do Tempo

O estudo do tempo, A cronologia faz parte das invenções do homem que são fundamentais para a espécie humana. A civilização consegue baseada neste conjunto de conhecimentos até os dias de hoje, organizar suas atividades diárias, organizar sua vida, porque consegue controlar os seus horários.

Incrível é que nem se percebe o quanto o fato de controlar o tempo é importante. Acontece que isso faz parte da vida de todas as pessoas desde o nascimento e por isso, algo tão fenomenal se tornou uma coisa comum. A civilização só perceberia a importância desse controle sob o tempo, se todos de uma hora para outra ficassem sem ter como fazer isso.

Mas. Qual é a origem de tudo isso? Qual é a origem da contagem do tempo? Como é porquê o temo começou a ser controlado? Para descobrir as respostas para essas perguntas é necessário uma volta ao passado. É preciso voltar até chegar no tempo em que caçadores usavam a posição dos astros para descobrir  o que hoje nos basta olhar para o pulso.

Qual é a origem da contagem do tempo?

Qual é a origem da contagem do tempo?

Pois bem, no período Paleolítico saber controlar o tempo era muito importante para os caçadores. Eles usavam a posição dos astros no céu, para saber quando seria a mudança da Lua. Eles precisavam saber com muita precisão quando ocorreria essa mudança por causa dos animais que caçavam. De posse dessa informação ficavam sabendo  quando deveriam sair para caçar ou pescar.

No período Neolítico, as atividades eram outras, as necessidades eram outras mas os homens também tinham a necessidade de controlar o tempo. Como eles eram agricultores, era de muita importância saber o tempo certo para arar a terra, semeá-la e depois qual era o período correto para a colheita e para saber de todas essas informações necessitavam de algo com que pudessem medir o tempo de maneira precisa para que todos os passos no processo da agricultura fossem cumpridos exatamente como tinham que ser.

Eles dependiam que desse certo para a sobrevivência da espécie em um determinado local, se alguma coisa desse errado eles teriam que abandonar o lugar onde estavam e sair procurando outro local para começar tudo de novo. As medidas de tempo que eles usavam eram baseadas na repetição de fenômenos da natureza. Nessa época, antes da escrita não era ainda do conhecimento da humanidade nada que pudessem usar para construir qualquer instrumento por mais simples que fosse, que pudesse ser utilizado para medir o tempo e seus intervalos.

Por isso usavam a repetição de fenômenos da natureza como instrumento naquele exato momento mais favorável onde tinha início o despontar de nossa civilização. Os movimentos realizados pelos corpos celestes foram os fenômenos mais usados pelos homens daquela época. E foi a partir daí que teve origem as quatro estações do ano, os doze meses e os anos. Veja como foi acontecendo a evolução. Os caçadores mediam o tempo fazendo a contagem dos dias (há cerca de 20.000 anos atrás) entre as fases lunar usando para fazer marcações ossos e gravetos.

Desde os primeiros homens, a contar no início das antigas civilizações, já estavam interessados em descobrir uma forma para medir o tempo, esse fato é demonstrado pelas descobertas arqueológicas. Não se sabe ao certo os motivos  pelos quais eles buscavam com tanto interesse descobrir um meio, poderia ser por motivos agrícolas somente, por motivos religiosos ou até interesse em estudar os fenômenos celestes.

Havia um povo que habitava a mesopotâmia, os Sumérios, que depois de muita procura acabaram por conseguir elaborar um tipo de calendário, que fazia uma divisão do ano em doze meses, e cada um dos doze meses, na divisão, ficava com trinta dias. Na divisão dos dias, cada dia era dividido por período. Ou seja, cada doze períodos correspondiam a um dia.

Um detalhe pra lá de importante, cada período era equivalente a duas horas. E ainda dividiam em trinta partes, cada um dos doze períodos. E ao final de tanta divisão cada uma das trinta partes tinha cerca de quatro minutos. Se imaginarmos que esses cálculos foram feitos entre 5.300 e 2.000 anos antes do nascimento de Cristo, que foi o período que essa civilização ocupou, é surpreendente e fantástica a precisão com que foi feito o seu calendário.

Os Sumérios não foram os únicos povos que construíram um calendário com informações precisas tendo como base as fases da Lua.

Os Egípcios também construíram um calendário que usava as fases da Lua, mas propriamente, os ciclos. Porém, não o utilizaram por muito tempo.  Logo passaram a fazer uso do movimento que faz a estrela que tem o nome de Sirius. Essa estrela passa a cada 365 dias, próxima ao Sol. E os egípcios perceberam que nessa mesma época tem início a inundação do rio Nilo. Para a civilização egípcia essa informação foi muito importante para o seu crescimento.

Segundo uma frase atribuída ao historiador grego Heródoto, O Egito é um presente do Nilo.  Segundo estudos, o historiador fez essa afirmação, porque o Egito precisa do rio Nilo para existir, sem o qual ele seria somente um deserto.

Baseado em inúmeras informações que demonstram a origem da medição do tempo e os motivos pelo quais o tempo começou a ser medido. Pode-se afirmar que tudo começou a partir da necessidade que a civilização tinha de ter uma boa colheita já que se tratava de sua sobrevivência e por causa disso descobriram um meio de através dos fenômenos  celestes começaram a determinar quando a terra estava fértil e qual era o comportamento dos animais. Naquela época, essas informações eram fundamentais para o povo. Por isso eles tinham tanta preocupação em medir o tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Invenções

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário