As Maiores Invenções Da Humanidade

A Humanidade evoluiu de tal forma que foi possível inventar coisas que eram inimagináveis nos primórdios da existência dos seres humanos. Hoje, com a tecnologia disponível, podemos voar, podemos visitar planetas distantes utilizando sondas e robôs, e por aí vai, um infinito leque de possibilidades.

Mas há invenções que, de uma maneira, fizeram com que a humanidade crescesse e, ainda, possibilitasse descobrir coisas importantes e a fazer novas criações. Muitos objetos que você utiliza hoje em dia pode ter vindo dessas primeiras invenções.

E é isso que você vai ver no nosso artigo de hoje. Aqui, você vai ficar por dentro das invenções que mais beneficiaram os seres humanos, e a sua aplicação no nosso dia a dia. Ou seja, as maiores invenções da humanidade reunidas em um só texto. Vamos lá?

As Invenções Que Mudaram o Mundo

As invenções que, de algum modo, contribuíram para que o mundo chegasse ao que é hoje sempre foram aperfeiçoadas, obviamente, já que com o tempo, foram sendo descobertos novos meios de se produzir a invenção. Confira algumas delas

A Roda

É impossível não citar nesse artigo a invenção da roda, um artefato que está no nosso dia a dia e que é muito útil. Você já imaginou um carro sem rodas? Ou uma bicicleta? Por enquanto, isso é impossível.

Há indícios que a roda surgiu na Mesopotâmia, no quarto milênio. E uma das representações mais antigas do uso do artefato está cravada em um pote denominado “Pote de Bronocice” que foi feito há pelo menos 3500 anos antes de Cristo, encontrado na Polônia.

A roda tem muitas aplicações em nosso cotidiano: com ela, é possível que nossos carros, caminhões e bicicletas, por exemplo, andem e nos transportem até o local desejado. Além disso, o seu formato circular pode ajudar a movimentar uma turbina que fornece energia para um sítio, por exemplo.

Ou seja, a roda é uma invenção bastante antiga, de fato, mas que até hoje é utilizada por muitos.

A Roda

A Roda

Televisão

Não tem como negar que a televisão contribuiu e muito para que nós pudéssemos saber informações de qualquer lugar do país e também do mundo em poucos minutos. Com ela, conseguimos ver torneios de futebol, apresentações artísticas, jornais, enfim. Muitas coisas.

A televisão foi inventada, se compararmos a outras invenções, recentemente: No século XX, depois da ascensão do rádio, considerado o maior meio de comunicação. Os primeiros programas eram bastante improvisados, e, os comerciais e propagandas, feitos ao vivo, por não existir naquela época tapes exclusivos para tal função. Só mais tarde, é que a televisão, de fato, começou a despontar e a tomar o lugar do rádio e de outras mídias de divulgação. Embora hoje ela esteja perdendo espaço para a internet, que também iremos falar nesse artigo, a televisão é o mais presente nos lares.

Telefone

O telefone também não pode ser desprezado, já que ele foi à primeira maneira de se comunicar em tempo real com pessoas de outros bairros, cidades, estados, países, e por aí vai. O responsável pela sua criação é atribuído, apesar de muitos questionamentos e controvérsias, a Graham Bell.

Os primeiros telefones no Brasil chegaram por volta do ano de 1883, na cidade do Rio de Janeiro. Entretanto, poucas pessoas tinham acesso ao dispositivo.

Atualmente, o telefone fixo, como é chamado aquele conectado por fios, está cada vez mais obsoleto. Isso por causa dos celulares, que nada mais são do que telefones sem fio. Um dos motivos é a praticidade que o celular oferece, coisa que não acontece com o telefone, por ser grande demais.

Plástico

Pare um pouco e reflita: o que seria da nossa vida se não tivéssemos sacolinhas para carregar as compras que fizemos em um supermercado? Como iríamos guardar alimentos na geladeira ou em algum outro lugar sem colocarmos dentro de potes? Enfim. O plástico é mais uma invenção que veio com o intuito de deixar a nossa vida muito mais simples e prática. Com ele, é possível fazer carcaças para celulares, brinquedos, jogos, utensílios domésticos, entre muitas outras coisas.

Derivado do petróleo (atualmente), o plástico foi descoberto por Alexander Parkes, em 1856, utilizando celulose e ácido nítrico.

O plástico vem sendo bastante criticado nos dias de hoje, pela sua contribuição para a poluição do meio ambiente, cuja decomposição no mesmo é bastante demorada e causa danos incalculáveis para a fauna e também para a flora. E, para cessar a poluição por causa do plástico, novas alternativas são propostas, desde objetos feitos de plástico biodegradável a até outras coisas feitas com material que não agrida o meio ambiente.

Plástico

Plástico

Lâmpada

Imagine como seria difícil para nós lermos ou fazermos alguma coisa depois que o Sol desaparecesse por completo do horizonte. Nós iríamos enlouquecer, claro! E é pra isso que a lâmpada foi criada. Criado por James Bowman Lindsay, mas levado a sério e lançado por Thomas Edison, à lâmpada teve sua criação em meados do século XIX.

Hoje, o mundo sem luz artificial seria um caos, já que muitas pessoas trabalham, estudam, saem para se divertir ou precisam fazer algo em sua casa no período noturno. Depender de velas não seria nada agradável, não é mesmo?

Fotografia

Se não houvesse a fotografia, hoje seria muito difícil guardar aquele momento único e agradável de uma reunião de amigos ou de uma festa de aniversário. A fotografia foi inventada por Joseph Nicéphore Niépce, sendo ele pioneiro nas gravações de imagens permanentes.

Por ora, a fotografia também foi responsável pela cinegrafia, onde os filmes tinham imagens em movimento.

E foi com a Kodak, criada por George Eastman, que a fotografia se popularizou a níveis mundiais.

A fotografia analógica já está quase abolida com as novas tecnologias, já que as câmeras digitais tem a promessa de fazer a melhor imagem sem gastar muito.

Relógios

Medir o tempo olhando para o Sol ou a Lua seria, atualmente, muito chato e seria uma perda de tempo muito grande. Felizmente, o relógio veio para simplificar ainda mais a medição do tempo, com a divisão da hora em minutos e segundos. Foi criado em meados do século XIII.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Invenções

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário