História da Marinha do Brasil

Protegendo Nossas Águas, É O Lema da Marinha Brasileira

O território brasileiro possui para a sua defesa três forças armadas: O Exército Brasileiro, A Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira. A cada uma delas cabe um tipo de defesa específica (o território brasileiro, a parte marítima que pertence ao Brasil e o espaço aéreo brasileiro). Porém isso não significa que o exército, por exemplo, não possa atuar auxiliando a marinha (ou vice versa) se houver necessidade.

Marinha, A Primeira das Três Forças Armadas

As três forças juntas formam as forças armadas do Brasil. E, a prioridade das forças armadas é defender a qualquer preço a soberania do país.

Dentre as três forças armadas a marinha é a mais antiga. Aparecem duas datas como sendo de sua criação. A primeira estaria ligada ao seu surgimento pouco depois que a família real portuguesa se transferiu para o Brasil. Porque, o rei ordenou que fosse feita a transferência de uma parte da Marinha Portuguesa. E, foi a partir desse núcleo saído da Marinha Portuguesa, que se originou alguns anos mais tarde a Marinha do Brasil.

História da Marinha

História da Marinha

Durante todo o período em que o Brasil estava sob o regime de monarquia, A Marinha de Guerra Brasileira era chamada de Armada Nacional. A Marinha do Brasil verdadeiramente teve início quando o Brasil conseguiu a sua independência em 1822. No início, na marinha brasileira, o que menos tinha era brasileiro nato. A marinha de guerra brasileira era formada basicamente por: pessoas, embarcações, doutrinas e tudo o mais que é fundamental em uma força armada, só que tudo chegava ao país vindo de Portugal ou já estava no aqui,  porque tinha vindo na época da mudança da família real para o Brasil.

Primeiro Ministro da Marinha do Brasil

O fato de haver poucos brasileiros natos entre os membros da marinha é porque eles eram proibidos de servir. Contudo, o primeiro homem a ocupar o cargo de Ministro da Marinha foi o brasileiro Luís da Cunha Moreira (mais tarde, Visconde de Cabo Frio). O Primeiro Ministro Luís da Cunha Moreira, era na época capitão de Mar-e-Guerra.

Em uma marinha de guerra há vários órgãos: a secretaria da marinha, o hospital, o Conselho Supremo Militar, o Quartel-General, a fábrica de pólvoras, a Intendência e contadoria, a auditoria, a Academia Real dos Guardas-Marinhas e outros órgãos. Alguns desses que foram citados, foram criados pelo rei de Portugal, João VI.

A Marinha do Brasil é a maior da América Latina e está entre as dez do mundo que possuem capacidade  para operar um porta-aviões.

Treinamento Militar da Armada Imperial do Brasil

A carência de militares com experiência, que fossem brasileiros natos fez com que o então ministro da marinha, Luís Cunha Moreira, formasse uma comissão com vários oficiais (além dele mesmo), com a finalidade de recrutar entre os militares portugueses, que estavam prestando serviço no Brasil para que se aliassem ao império brasileiro (que havia sido recém criado. Dentre os que foram solicitados, centenas aceitaram a proposta. Os militares que recusaram, receberam transporte para que pudessem juntamente com suas respectivas famílias regressar a Portugal. A comissão recrutou também escravos, mercenários e indígenas para que juntos com os militares que aceitaram, compor a Armada Imperial do Brasil.

Sob o comando do britânico (de nascimento) Lorde Thomas Alexander Cochrane, a Armada iniciou seu treinamento na década de 1870, apesar de a Armada ter uma frota pequena. Apenas 38 navios de guerra. Composição da frota: seis escunas, quatro fragatas, cinco brigues, uma nau, vinte embarcações pequenas e duas corvetas. Lorde Cochrane, como comandante recebeu de acordo com o cargo, a denominação de Primeiro Almirante.

Para tornar a frota maior e melhor equipada, Martim Francisco Ribeiro de Andrada,  Ministro da Fazenda, criou uma forma para conseguir reunir fundos. De várias partes de Brasil chegaram contribuições. O próprio Imperador Dom Pedro I adquiriu e doou uma embarcação (brigue mercante) para a frota.

A Marinha do Brasil Depois da Independência

A Armada Nacional começou logo a ter a sua frota aumentada, vencendo batalhas e incorporando a ela as embarcações aprisionadas. A primeira batalha de porte, foi travada na Bahia contra uma esquadra de Portugal que se dirigia ao Maranhão e, era composta por cerca de setenta navios. A atuação da Armada Nacional no conflito entre Brasil e Portugal foi fundamental. Foi devida a sua atuação perseguindo a esquadra portuguesa, que o Brasil não se transformou em série de repúblicas.

Após a independência do Brasil, a marinha se tornou mais forte e muito mais importante. A marinha fraca e pequena que era a Armada Nacional nem de longe se parece com a atual Marinha do Brasil.

Além do Mar, Ar e Terra!

Atualmente, ela conta com apoio aéreo denominado Força Aeronaval. Trata-se de uma organização militar destinada a garantir apoio aéreo durante operações, sempre que for necessário, partindo das embarcações da marinha. Esquadrões da Força Aeronaval encontram-se espalhados por todo o Brasil.

Há também a famosa unidade de elite da Marinha, o Corpo de Fuzileiros Navais. São homens treinados para agir em terra. É o maior grupamento de fuzileiros da América Latina. E, ainda um grupo de forças especiais denominado Grupamento de Mergulhadores de Combate.

Em funções administrativas, desde 1980 que a Marinha do Brasil aceita o ingresso de mulheres.

Veja como está equipada atualmente a esquadra brasileira:

Saiba Mais

Saiba Mais

No mar: navio de transporte de tropas, submarinos, navio aeródromo com fragatas modernizadas, corvetas, navios de desembarque de carros de combate, navio de socorro submarino, navios tanque, navio-veleiro, navios de desembarque-doca, navio escola.

No ar: esquadrão de aviões AF-1, 1 esquadrão de helicópteros anti-submarinos, esquadrão de helicópteros de esclarecimento e ataque, helicópteros de instrução, helicóptero de emprego geral.

Na terra: vários carros blindados para operações especiais.

A marinha brasileira para garantir a soberania do país está sempre renovando e ampliando seus equipamentos.

Dados sobre a Marinha do Brasil:

  • -A marinha brasileira foi criada em 1822;
  • -Sua data de aniversário é 11 de junho;
  • -Joaquim Marques Lisboa é o seu Patrono;
  • -O hino da Marinha do Brasil é a marcha Cisne Branco;
  • -Azul e branco são as cores que a representam.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.