Funcionamento de uma Caneta Esferográfica

A caneca faz parte de nosso dia a dia. Descubra como ela funciona

Quem nunca usou uma caneta esferográfica dessas que possuem um tubo transparente e um furinho na lateral? O modelo mais comum e o mais famoso de caneta é a Bic, que se tornou um padrão para as canetas.

Famoso

Elas possuem um furo para evitar que a tinta vaze pelo tubo da caneta. Como a caneta passa por um processo de retirada do ar para que a tinta desça para o bico que escreve, se não existir furo a tinta vai sair pelo dois únicos buracos na caneta – a extremidade superior e a ponta dela. Isso tudo é devido à ausência de pressão do ar no interior do tubo.

Como Funciona uma Caneta Comum

A caneta comum possui um tubo plástico ou acrílico e dentro dele um tubo para armazenar o reservatório de tinta. Para que a tinta chegue até o bico, a caneta passa por um processo onde o ar é retirado. No entanto, como a tinta é líquida se não existir nenhum mecanismo para barrar a passagem dela, ela pode sair pela outra extremidade do tubo.

Se é assim, porque não tampam também a parte de cima do reservatório? Pois se fizessem isso, o ar não entraria e o líquido não seria “empurrado” pelo ar até a ponta que escreve, ou seja, um vácuo seria formado no reservatório de tinta, fazendo a maior bagunça dentro da caneta.

Ou seja, o furinho serve para deixar entrar o ar que vai empurrar o líquido para baixo, deixanda as moléculas da tinta agrupadas e evitando que elas vazem por onde não devem.

Pode parecer um mecanismo bobo, mas esse minúsculo furinho no corpo da caneta consegue igualar a pressão atmosférica dentro e fora da caneta, deixando que o ar preencha o espaço vazio antes ocupado pela tinta.

Na ponta da caneta, uma bolinha de tungstênio (um tipo de metal) de meio milímetro é responsável pela escrita da caneta: enquanto a bolinha gira, ela se molha na tinta e passa essa tinta no papel que está sendo escrito.

Ponta

O método do furinho é tão eficiente que especialistas calculam que cerca de 90% de todas as canetas utilizam este truque do furinho.

Canetas sem Furo

Mesmo com todos os benefícios do furinho na caneta, existem modelos que não tem furo. Geralmente isso acontece em modelos de luxo, que tem outro tipo de acabamento.

Modelo

Essas canetas utilizam um outro método de fabricação, que sela e pressuriza a tinta dentro do reservatório, fazendo com que conforme a tinta é utilizada, o ar comprimido vá se expandindo e ocupando o lugar dela, mantendo a tinta em seu devido lugar.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.