Curiosidades Sobre o Comunismo

Podemos definir como comunismo uma ideologia ou doutrina (relacionada a propostas sociais, econômicas e políticas) que visa uma sociedade sem diferenças sociais. Os meios de produção se tornariam públicos, não existiriam empresas privadas, e no âmbito político não haveria Estado.

O comunismo poderia ser compreendido também como um tipo de ordenação envolvendo as áreas sociais, econômicas e políticas onde as desigualdades seriam extintas. Vendo por esse lado, a premissa comunista parte do ponto onde a desigualdade social é o maior causador de questões como a violência, guerras a miséria, entre outras. Essa ideologia de acabar com as diferenças acaba fazendo com que o comunismo fique parecendo uma utopia longe de ser alcançada.

Curiosidades Sobre o Comunismo

Curiosidades Sobre o Comunismo

História Do Comunismo

O mento do comunismo foi o filósofo e alemão Karl Marx. Ele considerava que o comunismo era um estado primitivo que a humanidade já havia vivenciado em seus primórdios. Mas segundo a história a primeira ideia de sociedade sem classes começou na Grécia Antiga, por outro filósofo chamado Platão.

Comunismo Moderno

De uma forma moderna o comunismo surgiu de outro movimento, o socialista. Com a Revolução Industrial, muitos críticos do socialismo colocavam a culpa no capitalismo pela miséria de algumas classes que estavam passando necessidades e vivendo em condições perigosas.

Então houve uma revolução em 1917, e foi quando um partido comunista conhecido como os Bolcheviques, tomaram o poder de um Estado. O que gerou grande discussão já que Marx alegava que o comunismo e o socialismo teriam que ter a mesma base e ser construídos junto com base nos avanços capitalistas. Algumas etapas poderiam ser puladas mas nunca o progresso. Uma das principais coisas que fez com que outros partidos surgissem para se opor aos Bolcheviques.

Comunismo Moderno

Comunismo Moderno

Conceitos Do Comunismo

Os Conceitos De Todo o Partido Podem Ser Divididos Em Três Guias:

Planejamento Geral: O comunismo contemporâneo preservaria e superaria o progresso tecnológico, sendo que as principais múltiplas decisões tomadas, estaria de acordo com o mecanismo de mercado capitalista através de um sistema de planejamento geral. E isso satisfazendo e permitindo todas as necessidades da sociedade.

Transformação pelo Poder: o comunismo foi instaurado em alguns países como a União Soviética e República Popular da China. Em outros países o comunismo foi imposto pela União Soviética. Durante o movimento, as tentativas de planejamento tiveram várias dificuldades, que já eram esperadas, mas que foram ficando piores com o passar do tempo, sendo assim as melhorias de bem estar estavam se elevando e diversificando vários setores.

Assim que esses problemas foram sendo reconhecidos, outros planejamentos foram sendo realizados para aumentar a produtividade. Enquanto alguns países recorreram ao sistema de mercado restringindo esse planejamento outros restringiam a ação desse sistema e davam cada vez mais ênfase em criar padrões de conduta mais revolucionária.

Teminologia: O comunismo também seria a forma como a sociedade se libertaria do trabalho no modo de produção. Por exemplo, no capitalismo o trabalho é como se fosse uma mercadoria, ele é comercializado, no comunismo se os meios de produção fossem socializados o trabalho passaria a ser prazeroso, devido a abundancia de produtos, o que significaria que seria preciso trabalhar cada vez menos. Isso tudo levando em consideração questões da natureza, mecanização e controle racional.

Não haveria governos, nem em países e nem estatais sendo assim, não haveria divisão de classe. A sociedade seria democraticamente auto-gerida através de algumas atividades conscientes. Mas claro que ninguém da classe dominante aceitaria essas condições. Portanto a emancipação humana ainda vai esperar mais um pouco.

Curiosidades

  • Você sabia que na Grécia Antiga, foi Platão a primeira pessoa a arquitetar toda essa ideia e imagem de governo perfeito? Só que a ideia dele era de também extinguir as famílias. Segundo ele o fim da família iria reforçar a ideia de comunidade, pois colocaria fim a união sexual, interesses individuais e os filhos seriam criados pelo Estado.
  • Durante a crise do sistema feudal, a abolição de desigualdades era considerada heresia já que a igreja era um dos membros mais ricos da época.
  • Durante o século XVI um filósofo britânico chamado Thomas Morus escreveu um livro chamado “Utopia”. A base do livro é relacionada à sociedade perfeita onde o individualismo seria subordinado para beneficiar o coletivo. O livro chocou na época.
  • Durante a Revolução Inglesa com as reivindicações algumas brechas foram abertas para que o sistema comunista fosse implantado. O que eles pediam era que as propriedades privadas tivessem fim, e as riquezas sofressem distribuídas de forma igualitária. Imagina o que a burguesia achou disso.
  • Existe uma obra escrita pro Karl Marx chamada de “O Capital” nela estão presentes toda a ideia do sistema comunista onde ele propõe tomada de poder pelo povo proletariado e o planejamento de adotar uma economia que acabe com as desigualdades sociais.
  • Outro livro com o mesmo propósito é “O Manifesto do Partido Comunista” de Marx e Friedrich Engels.
  • O Partido comunista só foi fundado no Brasil em março de 1922 na cidade do Rio de Janeiro.
  • Durante muitos anos o Partido Comunista não pode funcionar e por isso eles tiveram que funcionar de forma clandestina.
  • O comunismo moderno só foi para o nível de doutrina através do marxismo e depois do marxismo-leninismo.
  • A reanimação do sistema comunista e socialista só se deu no inicio do século XIX com a Revolução Industrial.

Partido Comunista

Os partidos políticas que erguem a bandeira do comunismo surgiram (pelo menos a maioria delas) no começo do século XX, em contrapartida a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa. Todas essas datas histórias marcaram e influenciaram a criação desse novo partido que nasceu para incentivar na Revolução Bolchevique.

Uma das características principais dos partidos comunista foi fundamentada por Lénine* que alegava que o partido deveria defender a classe operária, e tentar incorporar o socialismo cientifico agregando as camadas do proletariado. Esses ideais dirigiam uma luta anticapitalista por um período chamado de ditadura do proletariado.

Porém outro grupo pequeno de revolucionários  comandaram uma luta em oposição aos bolcheviques em um nível mais organizado. E isso obrigou todos os partidos a se organizarem por entre princípios democráticos centralizados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.