Curiosidades de Guerras

Numa época, nem sempre o melhor exército vence: sorte e estratégia podem virar o jogo. Durante uma guerra os países correm para juntar mais soldados e se armar até os dentes. Afinal, quanto mais armas e mais soldados melhor o exército é e mais facilmente o conflito será vencido. No entanto isso nem sempre corresponde à realidade: existem vários casos de guerras que foram vencidas pelos exércitos menos equipados ou com menos gente. Confira alguns episódios em que a estratégia e até a sorte foram decisivos:

Nomes

Guerra do Vietnã

A Guerra do Vietnã virou um clássico quando o assunto é estratégia. Isso porque o exército americano possuía uma impressionante superioridade de homens e armamentos, mas mesmo assim nunca conseguiu conquistar completamente o Vietnã. Durante o período de 20 anos que durou a ofensiva americana (de 1955 até 1975), o exército jogou bombas incendiárias e matou civis. No entanto, nem assim conseguiu penetrar nas vilas e nas florestas do país, o que possibilitou ao país resistir até que os americanos saíssem do Vietnã.

2ª Guerra Mundial

A 2ª Guerra possui inúmeros episódios onde a coragem individual e a estratégia venceram a superioridade bélica de outro exercito. Os ingleses, por exemplo, resistiram às ofensivas alemãs mesmo com menos armamentos (os ingleses possuíam pouco mais da metade dos caças alemães). Mesmo assim os ingleses conseguiram deter a ofensiva de Hitler utilizando radares e pilotos hábeis. O resultado foi que a Inglaterra não foi dominada pelos nazistas. Algo semelhante ocorreu durante as batalhas entre os alemães e os russos. Apesar da força nazista estar melhor preparada, os soldados não agüentaram o intenso inverno russo e se complicaram nas batalhas. O final da história é conhecido: os russos expulsaram os inimigos depois de várias baixas e foram decisivos para o fim da guerra na Europa.

Curiosidades de Guerras

Guerra Entre os Espanhóis e Astecas

Embora os astecas estivessem casa e contassem com mais de 100 mil homens para defender seu território, não conseguiram expulsar os espanhóis. Na verdade os espanhóis comandados por Hernán Cortés se aliaram a outros povos da região, como tlaxcala. Usando estratégias para reconstrução de pontes destruídas pelos astecas, a superioridade das armas e o treinamento dos soldados, os espanhóis logo conquistaram a capital dos astecas, Tenochtitlán.

História

Guerra Dos Seis Dias

Embora os israelenses contassem com praticamente metade dos soldados que os árabes tinham, eles conseguiram duplicar seu território em seis dias. Isso porque suspeitaram de uma possível ofensiva árabe e resolveram se adiantar. O conflito ocorreu em 1967 no mês de junho. Durante os ataques, os israelenses inutilizaram as armas dos inimigos (como os egípcios, que tiveram cerca de 80% da força área inutilizada antes de serem utilizadas a guerra) tornando seus exércitos mais frágeis.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.