Biografia de Barack Obama

Nascido em 4 de Agosto de 1961, em Honolulu, no Havaí, Barack Obama é o 44º presidente dos Estados Unidos. Ele se formou em Direito e era professor antes de entrar na política. Foi eleito para o Senado do Estado de Illinois em 1996 e para o Senado dos Estados Unidos em 2004. Em 2008 se tornou presidente do país e, em 2012, ganhou a reeleição novamente, vencendo o republicano Mitt Romney.

Infância de Barack Obama

Ann Dunham, a mãe de Barack Hussein Obama II, nasceu em uma base do Exército em Wichita, no Kansas, durante a Segunda Guerra Mundial. Após o ataque japonês a Pearl Harbor, o avô de Obama, Stanley, se alistou no exército e foi para a guerra, já sua avó, foi trabalhar em uma fábrica de bombas. Com o fim da guerra, o casal comprou uma casa através do Programa Federal de Habitação e, depois de muitas mudanças, foram morar no Havaí.

O pai de Obama, que tem o mesmo nome, nasceu na província de Nyanza, no Quênia. Ele cresceu cuidando de cabras na África, até que ganhou uma bolsa de estudos e foi fazer faculdade no Havaí. Durante os estudos na Universidade do Havaí, em Manoa, ele conheceu Ann Dunham e os dois se casaram em 2 de fevereiro de 1961. Barack nasceu seis meses depois.

Na infância, Obama não tinha muito contato com seu pai, porque ele se mudou para Massachusetts para fazer pós doutorado na Universidade de Harvard. Os pais de Obama se divorciaram em março de 1964, quando ele tinha dois anos. Obama passou boa parte da sua infância morando com os seus avós maternos no Havaí.

Os Estudos de Barack Obama

Enquanto vivia com seus avós, Obama foi estudar em uma escola local. Ele se destacou no time de basquete e se graduou com honras em 1979. Como era um dos únicos três estudantes negros na escola, ele tomou consciência da existência do racismo e do que significava ser afro-americano.

Anos depois, ele contou como lutou para conciliar as percepções sociais de sua herança multirracial. Ele passou a perceber o quanto os negros eram discriminados em situações que costumam passar despercebidas, como o fato de que o Papai Noel, um grande ícone para as crianças era um homem branco.

Obama também sofreu com a ausência de seu pai, que ele só viu uma vez mais depois que seus pais se divorciaram, em 1971. Dez anos depois, em 1981, seu pai perdeu as duas pernas em um grave acidente de carro. Preso a uma cadeira de rodas, ele perdeu o emprego. Em 1982, o Sr. Obama se envolveu em mais um acidente de carro, desta vez, no entanto, o acidente foi fatal. Seu pai morreu em 24 de novembro de 1982, quando Obama tinha 21 anos.

Após o colegial, Obama estudou em uma universidade em Los Angeles por dois anos. Em seguida, foi transferido para a Universidade de Columbia, em Nova York, graduando-se em 1983 com uma licenciatura em ciência política. Depois de trabalhar no setor empresarial durante dois anos, ele se mudou para Chicago. Lá, ele trabalhou como organizador comunitário para auxiliar moradores de baixa renda.

A Carreira de Obama Como Advogado

Obama, que disse que não foi criado em um lar religioso, passou a frequentar a Trinity United Church of Christ. Ele também foi visitar parentes no Quênia, e foi até as sepulturas de seu pai e de seu avô paterno.

Ele voltou do Quênia renovado, e, então, decidiu estudar na Faculdade de Direito de Harvard, em 1988. No ano seguinte, ele foi fazer uma espécie de estágio em um escritório e Michelle Robinson, uma jovem advogada, foi designado para ser a conselheira de Obama. Não muito tempo depois, o casal começou a namorar. Ele se formou em 1991.

Após a faculdade de direito, Obama retornou a Chicago para trabalhar como um advogado de direitos civis. Ele também deu aulas de direito constitucional na Universidade de Chicago entre 1992 e 2004. Em 3 de outubro de 1992, ele e Michelle se casaram. Eles se mudaram para Kenwood, no lado sul de Chicago, e tiveram duas filhas: Malia (nascida em 1998) e Sasha (nascida em 2001).

A Carreira Política de Obama

Em 1996, Obama candidatou ao senado no estado de Illinois e foi eleito. Durante seus anos como senador, Obama trabalhou com democratas e republicanos para elaborar legislação sobre a ética, bem como expandir os serviços de saúde e programas de educação infantil para os pobres, entre outros programas sociais.

Em 2002, ele criou um comitê de campanha e começou a levantar fundos para concorrer a uma vaga no Senado dos Estados Unidos, em 2004. Após os ataques de 11 de setembro, em 2001, Obama era contra a vontade do presidente George W. Bush de entrar em guerra contra o Iraque.

Ele ainda era senador de Illinois, quando disse: “Eu não me oponho a todas as guerras. Sou contra as guerras estúpidas”. Apesar de seus protestos, a guerra do Iraque começou em 2003. Incentivado pelos resultados das pesquisas, Obama decidiu concorrer ao senado dos Estados Unidos e foi eleito.

A Eleição Presidencial de Obama

Em fevereiro de 2007, Obama foi parar em todas as manchetes quando anunciou sua candidatura para a presidência de 2008. Ele travou uma batalha apertada com a ex-primeira-dama e senadora de Nova York, Hillary Rodham Clinton, pela candidatura pelo Partido Democrata. Em 3 de junho de 2008, Obama tornou-se o candidato do partido, depois de receber apoio inclusive de Bill Clinton.

Em 4 de novembro de 2008, Barack Obama derrotou o candidato republicano John McCain, com 52,9 por cento contra 45,7 por cento dos votos, e se tornou o 44º presidente dos Estados Unidos, e o primeiro Afro-Americano a ocupar este cargo. Sua posse aconteceu no dia 20 de janeiro de 2009.

Entre o dia da posse e 29 de abril de 2009, o governo Obama tomou medidas em vários segmentos. Obama convenceu o Congresso a expandir o seguro saúde para crianças e oferecer proteção legal para as mulheres que procuram a igualdade de remuneração. 787 milhões dólares foram usados para promover o crescimento econômico a curto prazo.

Muitas pessoas chegam ao poder sem ter uma história de pais representantes anteriores ou sem terem lutado em uma guerra, apenas buscaram seu espaço em meio aos poderosos e venceram suas próprias lutas no cotidiano até chegarem ao seu objetivo.

Muitos tiveram que passar por muitos obstáculos e ignorar muitos pessimistas que diziam que não teriam a menor chance de chegar ao seu sonho. Nos Estados Unidos, ainda existe uma grande discriminação aos negros, não que aqui não exista, mas lá muitas regiões são habitadas apenas por negros, e existe uma grande resistência de ambas as partes de aceitar a situação do outro grupo. Apesar disso, em 2009, o candidato Barack Hussein Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos.

Obama nasceu no estado do Havaí e, durante sua vida, na infância e adolescência sofreu com a separação dos pais e com a morte do pai quando tinha 21 anos. Usou cocaína, álcool e maconha no ensino médio e, mesmo assim, conseguiu superar todas as expectativas e se tornou um dos homens mais poderosos do mundo.

Por M. Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.