Benefícios de Bocejar

Muitas pessoas acharão estranho, mas bocejar ajuda a melhorar a atenção e a resfriar o cérebro. É inevitável você soltar um bocejo em uma reunião longa, após um dia difícil de trabalho, ou até mesmo vendo alguém abrir a boca de sono.

“Segundo um grupo de psicólogos americanos, a exata função do bocejo pode ser resfriar o cérebro para que você melhore a concentração”. Sendo assim, ao bocejar, ao invés de você estar preparando o corpo para dormi, na verdade você esta evitando o sono. Essa atitude do nosso corpo, natural, pode não ser vontade de dormi, e sim o contrário. Pode parecer confuso, porém alguns estudos confirmam que o bocejo possui la os seus benefícios, já que melhora a nossa concentração, nossa atenção, e ajuda a resfriar o cérebro.

Contagioso

Você já deve ter percebido que o bocejo é um ato contagioso né? Mas, talvez você não sabia é que foi descoberto pelos cientistas que pessoas gentis são mais suscetíveis à transmissão. O psicólogo da Universidade Drexel na Filadélfia (EUA), Steven Platek, e colegas da Universidade do Estados de Nova York, mostraram um vídeo onde uma pessoa estava bocejando a um grupo com 65 estudantes. Em um teste psicológico, onde era medido a empatia, os estudantes que abriram a boca diante do ato da pessoa apresentou maior pontuação. Os que não bocejaram, sendo assim imunes, eram menos predispostos a reconhecer que um insulto qualquer, pode ofender outra pessoa.

O que é Bocejar?

Bocejar, trata-se de uma ação involuntária a qual nos faz abrir nossas bocas e respirar bem fundo. É um ato involuntário pelo fato de fazermos isso bem antes de nascermos. Pois há pesquisas que comprovam que feto de 11 semanas já boceja.

Existe muita parte do nosso corpo que participa do bocejo. Começando pela boca, que abre e depois o queixo que cai, permitindo assim que você inale a maior quantidade de ar possível. “Ao inspirar, o ar enche seus pulmões, seus músculos abdominais flexionam e seu diafragma é empurrado para baixo. O ar que respira faz seus pulmões se expandirem ao máximo, e depois uma parte deste ar é expelida para fora do corpo”.

O Que Faz Qualquer Pessoa Bocejar?

O dicionário diz que o bocejo é causado pela fadiga, tédio ou sonolência, porém os cientistas estão descobrindo que existe muito mais por trás do bocejo do que possamos imaginar. Não se sabe ao certo o verdadeiro motivo que nos leva a bocejar, o que sabemos são teorias que existem como as três mais comuns que são:

Teoria Física  onde o ato de bocejar é explicado pelas seguintes palavras “nossos corpos induzem o bocejo para obter mais oxigênio e retirar um acúmulo de dióxido de carbono”. Essa teoria é a que explica melhor o ato de bocejarmos quando estamos com outras pessoas. Pois um grupo de pessoa produz mais dióxido de carbono, o que significa que nosso corpo boceja para conseguir mais oxigênio e automaticamente se livrar do excesso de dióxido de carbono. Mas se o nosso corpo faz com que bocejamos, por que não bocejamos durante exercícios físicos? Um psicólogo da Universidade de Maryland, no Condado de Baltimore, Robert Provine, um dos maiores especialistas em bocejo, testou essa teoria. “Dar oxigênio a pessoas e diminuir a quantidade de dióxido de carbono no ambiente onde elas estavam não diminuiu a quantidade ou impediu que os bocejos acontecessem”.

Teoria do Tédio – no dicionário a descrição para o bocejo é que esse ato é causado pela fadiga, por tédio ou sonolência. Embora todos tenha a tendência de bocejar quanto estão entediados ou cansados, essa teoria não explica o fato dos atletas bocejarem antes de uma competição. Isso não explica, pelo fato de não fazer sentido que os atletas fiquem entediados, ou cansados, o que for, quando estão preste a competir onde o mundo inteiro esteja assistindo-o.

Teoria da Evolução – Existe pessoas que acredite que o bocejo começou com os nossos ancestrais, que bocejavam para mostrar os dentes e intimidas os outros. “Um desdobramento dessa teoria é o fato de que o ato de bocejar surgiu com os primeiros homens como um sinal para que mudassem o que estavam fazendo”.

A verdade é que, embora, provavelmente os seres humanos bocejem desde que foram criados, não temos ainda a mínima ideia do real motivo que nos conduz a esse ato. Não é desconsiderado a ideia de que esse ato, seja por algum propósito saudável, como já dito, pois p fato de noz fazer obter mais ar e nossos corações batem mais rápido do que o normal, é verdade. Há muito ainda que não entendemos sobre nosso próprio cérebro, o que sendo assim, torna possível que o ato de bocejar seja disparado por alguma área do cérebro da qual ainda não descobrimos.

Mas de uma coisa sabemos, que o ato de bocejar não é uma coisa limitado ao homem. Gatos, cachorros e até mesmo os peixes debaixo da água, bocejam, o que nos leva a pensar que o ato de bocejar é uma forma de comunicação.

Saiba Mais! Curiosidades…

– O bocejo dura 6 segundos, em média;

– 55% das pessoas acabam bocejando até 5 minutos após ter visto alguém bocejar;

– Os batimentos do coração podem chegar a elevar até 30% durante um bocejo;

– Le sobre bocejo, faz com quem você acabe bocejando;

– Cegos bocejam mais, depois de ouvir alguém bocejando;

– Normalmente, atletas olímpicos bocejam antes de uma competição.

E aí, já Bocejou?

Aposto que você deve ter bocejado ao ler essa matéria, nem que seja apenas uma vez. Eu mesmo ao escrever bocejei várias vezes. Como há ainda muitos mistérios que a medicina, a ciência ainda não desvendou em relação ao corpo humano, não é?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.