Aviação Comercial Russa

Ao final da guerra civil do país, em 1923, o governo decidiu pela criação da Dobrolyot, a companhia de aviação do país inicia suas operações apenas dentro do território russo. Em 1932, o governo decidiu trocar o nome para Aeroflot. Ao final dessa década ela se tornou a maior companhia de aviação do mundo, com mais de 60 mil funcionários e quase três mil aeronaves. Como quantidade não significa o mesmo que qualidade, a maioria das aeronaves russas estavam em perfeitas condições, embora obsoletas. Mas o porque dessa força toda? Era porque o governo russo não criou a Aeroflot para apenas ser uma companhia de aviação comercial civil: ela serviu como transporte oficial do governo soviético, tinha papel estratégico na Força Aérea Soviética, além de servir como parceiro no suporte da exploração petrolífera e ainda como auxiliar da Agência Aerospacial Soviética.

Aviação Comercial Russa

As Marcas da Maior Companhia de Aviação do Mundo

Dentre as “proezas” que a Aeroflot protagonizou, ela foi a primeira a operar um vôo comercial com um avião a jato: foi em 1956 com o modelo russo Tupolev TU-104, que por sinal foi o segundo modelo de avião a jato do mundo. Vinte anos depois, em 1976, a companhia transportava mais de 100 milhões de passageiros e voava para todos as partes do mundo, exceto à Oceania. No final da década seguinte, possuía mais de 11 mil aeronaves, pois todas as aeronaves do país eram da Aeroflot.

Aeronave

Guerra Fria

Devido ao período da Guerra Fria, na década de oitenta a Aeroflot foi proibida de voar para os Estados Unidos. Com o final da União Soviética e a dissolução do governo e de suas propriedades, a Aeroflot, sendo parte disso foi dividida em mais de 300 empresas e uma boa parte ainda continuou com o nome antigo, sendo propriedade do governo da Rússia agora. Em 1994 recebe as primeiras aeronaves que não eram de fabricação russa: os Airbus chegavam na Aeroflot, e a Aeroflot chegava ao Brasil um ano antes, através do Ilushyn IL62, fazendo escalas para São Paulo e Salvador.

Guerra

Missão Cumprida: O Fim Para os Tupolevs

Uma história no mínimo curiosa cerca a modernização e mudança de identidade que a Aeroflot está passando ao mundo: a retirada de circulação de um outrora símbolo histórico da aviação russa: os jatos Tupolevs TU-154M, ao final do último ano. Os históricos aviões realizaram suas primeiras operações em 1970, totalizando 40 anos de trabalho por toda a Rússia e mundo. Agora, a frota será renovada com modelos A-320 da Airbus. No começo de suas operações, o TU-154 foi utilizado como cargueiro de serviço postal, entre 1970 e 1972. Depois disso, o vôo comercial inaugural foi feito entre Moscou e Mineralnye Vody, no dia do 49º aniversário da Aeroflot.

Um dos melhores companheiros do ar, o Tupolev é um avião projetado para transporte de até 133 passageiros, com asa baixa e cauda em forma de T, possui 47,9 metros de comprimento e pode voar até os 950 km/h num limite de 10000 quilos de carga.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.