Angola

Angola é um país africano que conquistou sua independência em 1975, sendo até então uma colônia de Portugal. Banhada pelo Oceano Atlântico, Angola é privilegiada por praias de rara beleza, e mesmo com as guerras que assolam o país há décadas, recebem turistas de todos os lugares do mundo. A língua oficial do país é o português, porem sua população se comunica também através de diversos dialetos. Assim como os outros países da África, o continente das diversidades, Angola é um grande produtor de riquezas naturais como o diamante e o petróleo que são extraídas de seu território gerando muito dinheiro para alguns, enquanto a maior parte da população de 16 milhões de habitantes vive em grande pobreza, chegando a miséria absoluta.

Luanda - Angola

Luanda - Angola

A guerra civil que já dura mais de duas décadas torna mais difícil a situação econômica de Angola, que é considerado um dos países mais pobres do mundo. Durante muitos anos o país lutou pela autonomia política que foi conseguida em 1975, porém ao invés de cessarem os conflitos o país entrou numa guerra civil ocasionada por divergências políticas, perfazendo 27 anos de luta armada.  Como conseqüência desse longo período de conflitos, o país enfrenta sérios problemas sociais e econômicos e quem sofre mais diretamente as conseqüências é a maioria da população pobre do país. Hospitais sem vacinas e remédios para as doenças mais simples assim como para as mais graves. A ajuda internacional não é suficiente para sanar o grave quadro existente na área da saúde do país, com milhares de pessoas morrendo de doenças respiratórias como tuberculose, mesmo com o novo remédio para tuberculose, e outras causadas por vírus como a AIDS.

África

África

A educação também é precária, com poucas escolas, muitos professores dão aulas na rua, e os alunos não tem classes, o que faz com que a maioria das crianças não aprenda a ler nem escrever. Entretanto nos últimos 3 anos o governo vem investindo na formação dos professores e procurando melhorar paulatinamente as condições de acesso a escola das crianças angolanas. Com o fim da guerra civil em 2002 e as eleições presidenciais em 2008, Angola demonstra sinais de estar se recuperando lentamente dos desgastes causados por tantos anos de luta. Apesar de muito pobre e sem contar com grandes investimentos avanços da tecnologia, o país tem potencial para se desenvolver, pois além das jazidas de diamante e petróleo o país tem cobre, fosfato, manganês, ouro, chumbo e outros minerais, produz café, arroz, banana, batata, algodão, tabaco, milho e cana-de-açucar.

Beleza Angolana

Beleza Angolana

E também além do setor primário, Angola possui industrias de processamento e beneficiamento da produção agrícola, e industrias de cimento, pneus, celulose, aço, vidro e fertilizantes. Angola possui ainda cinco usinas hidroelétricas que produzem uma quantidade de energia bastante superior ao consumo atual, possibilitando o crescimento industrial no país, já que energia é um dos quesitos de infra-estrutura necessária para a expansão industrial no mundo moderno. Enfim, depois de tantos anos de lutas, Angola está pronta para começar seu desenvolvimento como país independente.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>