Como Prender a Respiração Para Nadar?

Para nadar, é necessário que o corpo esteja bem oxigenado, para que o mesmo possa se manter em alerta e ágil, da mesma forma que acontece com outros exercícios. A respiração não deve ser totalmente presa quando a pessoa estiver na água, pois tal prática pode resultar em afogamentos e desmaios.

Ao contrário disto, procure aprender a respirar de uma maneira correta, para que o exercício seja feito de uma forma eficiente e segura. Há também exercícios para aumentar a sua capacidade respiratória. Após algum período de treinamento, a pessoa pode experimentar mergulhar em uma piscina e fazer o movimento de expirar submerso na água, para testar se o treino está realmente surtindo algum efeito.

  • Primeiro passo: no momento em que for entrar na piscina, relaxe bem antes e depois de entrar. Com os músculos do rosto e os do corpo relaxados, o indivíduo terá mais facilidade na hora de prender a respiração e, com isso, irá respirar com mais eficiência.

Um pouco antes de começar a nadar, é bom a pessoa sacudir os braços e também as pernas. Nunca faça hiper ventilação, que é a prática da respiração rápida e curta, onde a pessoa puxa e solta o oxigênio de uma maneira muito rápida. Isso pode acarretar na perda rápida do oxigênio, causando um desmaio.

  • Segundo passo: antes de iniciar o exercício de natação inspire fundo. Faça a respiração profunda e bem devagar, enchendo bem os pulmões. A pessoa deve expandir a barriga com a respiração, e não os ombros e o peito. No momento em que os pulmões estiverem totalmente cheios de oxigênio, a pessoa pode começar a nadar.
  • Terceiro passo: de acordo com a submersão do rosto, a pessoa deve expirar lentamente. Deve expirar usando o nariz mas, se achar melhor, pode usar a boca. Neste momento, vão aparecer várias bolhas na superfície da água, a pessoa deve ficar atenta ao tempo da expiração, pois elas têm que durar o dobro do tempo em relação a inspiração.
  • Quando for necessário respirar de novo, a pessoa deve retornar à superfície. Tire a cabeça de dentro da água e faça a inspiração novamente, usando a boca. Lembrando sempre que a inspiração não deve durar mais que a metade de uma expiração.

Há alguns casos como, por exemplo, o do nado livre, que é necessário o nadador virar o rosto de um lado para o outro, para que possa puxar o oxigênio.

Já nas modalidades de nado borboleta e peito, é preciso que a pessoa levante a cabeça até que o nariz e também a boca saiam da água.

Prender a Respiração – Como Praticar

  • Primeiro passo: pessoa deve fazer exercícios para expandir a sua capacidade respiratória. É aconselhável procurar um local seguro e confortável para praticar, pois se a pessoa não for acostumada, pode vir a sentir um pouco de tontura. Tente encontrar um lugar como um tatame, um colchão ou até mesmo um sofá.

Sempre que for praticar, faça isso acompanhado de outra pessoa para que, no caso de acontecer um desmaio, a outra pessoa possa ajudar.

  • Segundo passo: deixe o ar dos pulmões sair para que haja aumento na capacidade respiratória. Em pé, com os braços e a cabeça abaixados, curve a coluna. Inspire profundamente e segure a respiração, no mínimo, até 20 segundos, com o ar preso, fique com os braços levantados acima da altura da cabeça. No momento em que não estiver mais conseguindo prender a respiração, é só expirar e abaixar os braços. Faça esse exercício por, pelo menos, 4 vezes durante o dia.
  • Terceiro passo: fortalecimento do diafragma, com a prática da respiração do freno-labial.

    Prender a Respiração

    Prender a Respiração

Encha a os pulmões de oxigênio, inspirando bem fundo pela parte nasal. Expire bem devagar, apertando os dois lábios. Sabendo que a expiração tem que ter o dobro de duração que tem uma inspiração. Este exercício deve ser feito por, mais ou menos, um tempo de 5 minutos, diariamente.

  • Cantando para aumentar a sua capacidade respiratória. Cantar está entre as melhores formas de fortalecimento do diafragma. Dê sempre preferência às canções que possuem notas longas, ou que tenham notas altas. Esta estratégia, com certeza, vai colaborar com o aumento da quantidade de oxigênio que a pessoa poderá armazenar de uma única vez nos pulmões.

Como Prender a Respiração Embaixo da Água

  • Primeiro passo: encha bem os pulmões, inspirando bem fundo. Enquanto o ar está sendo puxado, comece a contar de 1 a 10, ou de 1 a 20. Lembrando sempre que deve-se expandir a barriga. Dessa forma, os pulmões estarão sendo preenchidos mais profundamente.

Se os ombros e o peito se mexerem, é devido à respiração que está acontecendo na parte de cima dos pulmões, e o ideal é que isto não aconteça. Antes do mergulho, é bom evitar a hiper ventilação. Pois esta prática pode fazer a pessoa desmaiar.

No caso de a pessoa não conseguir inspirar pelo tempo de 10 segundos, ela pode iniciar com um tempo menor, mas tentar o máximo que conseguir. Ir aumentando gradativamente o tempo, conforme for praticando.

  • Segundo passo: ao término da inspiração, colocar o rosto dentro da água. No momento em que já tiver puxado todo o ar que conseguir, é hora de mergulhar.
  • Terceiro passo: estando debaixo d’água, expire. Há ocasiões em que a pessoa pode vir a desmaiar caso ela prenda a respiração sob a água. Portanto, o recomendável é que, a pessoa que estiver praticando a natação, expire devagar pelo nariz ou pela boca.

Um fluxo constante de bolhas se formará de acordo com a saída do oxigênio, seja pela boca ou pelo nariz.

Prender a Respiração Embaixo da Água

Prender a Respiração Embaixo da Água

  • Quarto passo: para certificar-se de que está liberando corretamente o ar, faça um mergulho chegando ao fundo do local em que estiver nadando. Se a pessoa estiver expirando de maneira certa, o corpo afundará, chegando ao fundo do local. Do contrário, o corpo boiará na superfície.

Depois de algum tempo praticando, a pessoa pode fazer a experiência de sentar no fundo do local com água até que necessite de oxigênio.

  • Quinto passo: ao sentir necessidade de respirar retorne a superfície. Só os mergulhadores com muita experiência ficam em baixo d’água por muito tempo. Pois há a possibilidade de a pessoa sofrer um desmaio e até mesmo afogar-se ultrapassar o seu limite. O mais prudente é que, ao sentir que precisa respirar, a pessoa retorne imediatamente à superfície.

Algumas Dicas Importantes

1 – Quando for nadar ou mergulhar, vá sempre acompanhado de alguém. Caso surja algum problema, o seu acompanhante poderá ajudá-lo.

2 – Jamais prenda totalmente a respiração quando for nadar, isso pode acarretar em desmaios, tonturas e até mesmo afogamentos.

3 – Nunca hiper ventile, pois isso não vai ajudá-lo em nada. Ao contrário, isso poderá causar um afogamento ou um desmaio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.