Como É Uma Tourada?

Um tourada ou se preferir uma corrida de touros, como dizem os português, é um evento tradicional que pode acontecer com touros bravos, sempre, a cavalo ou a pé. O espetáculo que ainda acontece tradicionalmente em algumas cidades existe há muitos anos, com raízes no século XII. Porém, não se trata de um evento a nível mundial, os países onde a tradição é bem forte, ainda nos dias atuais, primeira Espanha, seguida de Portugal.

Mas, também foi e eventualmente é praticada em outras nações, como França e até mesmo em países da América Latina, como Venezuela, México, Equador, Costa Rica, Peru e Colômbia. E mais, nas Filipinas, na China e nos Estados Unidos. Porém, sem dúvidas, o grande espetáculo fica por conta dos eventos tradicionais promovidos pela Espanha, que atraem espectadores do mundo inteiro, mesmo sendo muito criticado.

Tauromaquia é o termo usado para falar de tudo o que envolve uma tourado, da criação do touro até a escolha das roupas que os participantes do espetáculo irão usar, além de tudo o que envolve a parte publicitária.

A História das Touradas

A origem das touradas pode ser observada dentro da cultura da Península Ibérica. Os celtiberos faziam o uso de touros em rituais de sacrifício no chamado Circo de Termes. E o que representa essa antiga tradição é a estela de Clunia, que mostra exatamente o confronto entre touro e guerreiro.

Se observa em fontes arqueológicas que foram encontradas e estudadas na Península Ibérica imagens que fariam referência aos touros, como a bicha de Balazote, as esculturas dos Berrões e o touro de Mourão. Figuras que aparecem em vários desses registros históricos e demonstra a bravura, o poder, a vida e principalmente o ritual que era considerado sagrado com o touro ibérico.

no images were found

Já a palavra tauromaquia tem a sua origem no grego que significa “combate com touros”. E o registro mais antigo que se tem conhecimento desse “confronto” teria acontecido na ilha de Creta. Porém, são evidentes os vestígios desse “espetáculo” na antiguidade clássica.

Um exemplo, é a “tourada” introduzida por Júlio César durante uma apresentação do venatio. Os cavaleiros de Tessália tinha que seguir touros dentro da arena e tinham que fazer isso até que o animal se cansasse e fosse possível executá-los pegando-os pelos cornos. Já a famosa capa vista nas touradas que ainda existem, teria aparecido pela primeira vez na época do imperador Cláudio.

no images were found

Mesmo com muita tradição em touradas, a maior praça de touros do mundo fica no México, a “Plaza de Toros México”, mas a segunda maior e maior no continente europeu fica em Madri, a “Plaza de Toros de las Ventas”.

Em um país ou outro, nas touradas, os animais devem ter no mínimo 4 anos de idade.

O modo como funciona a tourada varia de acordo com cada país em que ela acontece, por exemplo, em Portugal é dividida em duas etapas: a cavalo ou a pé, com a sequência do pega. No caso da primeira, o cavaleiro lida com o touro e já no segundo caso, se usam ditas farpas, bandarilhas, que possuem tamanhos diversificados.

no images were found

As Touradas em Portugal

Na ocasião do reinado de D. Maria II, em 1836, as touradas foram proibidas. Proibição essa que não superou 9 meses, uma vez que a população era contra a atitude do governo de não permitir o espetáculo. As touradas foram então permitidas novamente, mas sem que os touros fossem levados a morte, como eram originalmente, porém, a proibição não foi suficiente para que isso realmente não acontecesse.

Foi feita uma nova tentativa mais severa para acabar com a morte dos touros durante a tourada, em 1928. A lei foi respeitada durante anos até ser modificada novamente em 2002, voltando a ser permitido que o fim do espetáculo terminasse com a morte do touro. A justificativa usada foi que isso fazia parte da tradição.

no images were found

As Touradas Como são Atualmente e os Grupos que são Contra o Evento

As touradas têm origem há muito tempo atrás, como se vê, porém, como é conduzida nos dias de hoje teve início durante os séculos XVII e XVIII, durante o Iluminismo. E elas aconteciam nas praças públicas da cidade. Em cidades como Lisboa, em Portugal, os lugares usados para as touradas eram as Praças do Rossio e do Comércio. Foi somente a partir do século XVIII que as touradas deixaram as praças para lugares fechados.

Dá para imaginar que os grupos que defendem os direitos dos animais fazem duras críticas as touradas, consideradas cruéis e injustificáveis. Em Portugal, existem 4 grupos fortes que fazem oposição ao espetáculo, em Cascais, Braga, Sintra e Viana do Castelo. O evento já chegou a ser cancelado em algumas cidades por decisão exclusiva dos governantes da mesma.

Apesar de muito tradicional na Espanha, a tourada já foi proibida em alguns lugares, como por exemplo, na Ilha Canárias, primeira zona espanhola a cancelar o espetáculo, em 1991.

Se por um lado as touradas são combatidas pelos grupos que fazem a defesa dos animais, por outro, segundo pesquisada realizada na Espanha, a maior parte da população não quer que o evento seja proibido.

no images were found

Em 2011, o resultado dizia que 86,1% da população da Espanha não gostaria que as touradas se tornassem proibidas. Já no caso dos portugueses, 59,3% consideram que as touradas fazem parte da cultura daquele país e dão uma imagem positiva a Portugal diante dos olhos dos estrangeiros. Uma grande parte, 75% , acredita que as touradas têm impacto positivo no turismo e na cultura de Portugal e 65,3% considera que acabar com as touradas é tirar parte importante da tradição dos portugueses. Os dados da pesquisa foram contestados pelos institutos de defesa dos animais, que garantem que, no caso de Portugal, 56,1% da população é a favor de que as touradas sejam definitivamente proibidas através de uma lei.

Apesar dos números de um lado e de outro, é verdade que a quantidade de espectadores nas touradas, seja na Espanha ou seja em Portugal tem um número crescente nos últimos anos e atraem muitos turistas.

Em fevereiro de 2014, a ONU, solicitou que menores sejam proibidos de participar das touradas como espectadores, foi um recomendação do Comitê dos Direitos das Crianças.

no images were found

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.