Cartola

Cartola foi um grande compositor, cantor e também um maravilhoso violinista brasileiro. Nasceu no dia onze de outubro do ano de 1908 na cidade do Rio de Janeiro e se chamava Angenor de Oliveira. Entre as músicas que fazem sucesso ele esta incluído, sendo considerado por muitos músicos e também por inúmeros críticos o maior sambista de todos os tempos.

Cartola

Cartola

Quando ainda era uma criança começou a gostar de música e com isso seu pai lhe ensinou a tocar violão e também cavaquinho. Era apaixonado pelo samba. Cartola e sua família precisaram se mudar para a Mangueira por causa de umas dificuldades financeiras. Muitas vezes a falta de dinheiro em casa faz com que as pessoas precisem tomar decisões urgentes. Cartola encontrou logo um amigo que se chamava Carlos Cachaça e juntos começaram a curtir o samba e a boemia.

Músicas Cartola

Músicas Cartola

Cartola precisou passar por momentos bem difíceis quando tinha quinze anos de idade, pois sua mãe faleceu e com isso ele acabou parando de estudar deixando os estudos de lado. Foi trabalhar como servente em uma obra deixando as escolas fora de seus planos, fazendo um trabalho duro. Foi desse trabalho que surgiu seu apelido Cartola, pois ele usava um chapéu para proteger a cabeça de resíduos de massa que caiam do teto.

Mangueira

Mangueira

Cartola que nunca escondeu sua adoração pelo samba acabou criando um bloco com uns amigos que se chamava “Bloco dos Arengueiros” e dele surgiu a escola de samba “Mangueira” mais tarde. Cartola escolheu as cores da escola e também escreveu seu primeiro samba enredo que se chamou “Chega de Demanda”. No ano de 1930 seus sambas começaram a fazer sucesso em vozes de pessoas como Carmen Miranda, Mário Reis, Araci de Almeida e muitos outros cantores de sucesso. O sumiço de Cartola fez com que seus sambas parassem de tocar e não se sabe nada sobre esse sumiço. Ele foi encontrado no ano de 1956 por um jornalista e depois disso voltou a cantar participando de programas de TV e também de rádio compondo novos sambas que ficaram na historia. No ano de 1974 gravou um disco solo e fez um grande sucesso. Fez participações em filmes como “Orfeu Negro” no ano de 1958, “Ganga Zumba” no ano de 1963, “Os Marginais” no ano de 1968. No ano de 2006 fizeram uma cine-biografia chamada “Cartola – Música para os Olhos”.

Cartola morreu de câncer no dia trinta de novembro do ano de 1980 quando tinha setenta e dois anos de idade. Seu velório foi na quadra da Mangueira e ele foi enterrado no Cemitério do Caju. Depois de sua morte ele foi muito homenageado e com certeza o Brasil chorou sua morte. Ele foi uma pessoa maravilhosa e de muito talento conseguindo conquistar seu espaço na mídia e fazendo sua historia de vida um sucesso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.