Rubem Alves

Rubem Alves é um escritor brasileiro reconhecido, sendo também psicanalista, educador e teólogo, mas não podemos deixar de dizer que Rubem Alves é um poeta, que brinca com as palavras, trazendo emoção e verdade nos seus escritos. Quando Rubem Alves fala de educação ele mexe nas estruturas de todos aqueles que o leem, ninguem passa pelas paginas dos seus livros sem sair levando uma pequena mensagem de vida que se fixe no seu incosciente, pois ele trata de verdades de uma forma ao mesmo tempo dura e doce. Muitos dos seus livros são leituras obrigatórias para os alunos de cursos de pedagogia, onde fala sobretudo da alegria e da responsabilidade de compartilhar esse momento tão importante na vida das crianças e jovens, que é a vida escolar, onde eles abrem seu coração para nós.

Frases

Frases

Rubem Alves é mineiro, nasceu em Boa Esperança em 15 de setembro de 1933, o lugar que depois foi imortalizado na musica de lamartine Barros e Francisco Alves – na Serra da Boa Esperança. Mas Rubem Alves e sua família se mudavam constantemente, e do sul de Minas Gerais ele só conservou o sotaque mineiro, que foi motivo de desconforto por muito tempo. Isolado dos jovens que riam de seu sotaque, cresceu sem amigos e se refugiou na religião, estudou teologia na Igreja plesbiteriana e também toca piano, começou sua vida como pastor numa cidade do interior mineiro, sendo depois transferido para São Paulo. Em 1959 se casa e tem 3 filhos, dois meninos e uma menina, Raquel, que o inspira a escrever os mais belos livros de histórias infantis.

Cronicas

Cronicas

No ano de 1963 vai terminar seus estudos de teologia nos Estados Unidos e volta doutor em teologia no ano de 1964. mas o coração já era inquieto, e em 1968 é acusado pela sua igreja de subversivo e é obrigado a fugir com a família para os Estados Unidos, pois recebia fortes ameaças durante o regime militar. Nos Estados Unidos continua seus estudos e lá faz doutorado em filosofia. Sua tese de doutorado é publicada pela Igreja católica, e de volta ao Brasil vai dar aulas de filosofia numa universidade em São Paulo. Desde então Rubem Alves vem se dedicando a educação, tanto como professor universitário em diversas universidades, como também através de seus livros.

Rubem Alves

Rubem Alves

Segundo ele próprio, foi na literatura e na poesia que encontrou força e paz para enfrentar as horas de sofrimento e angustia em sua vida.  Hoje é um homem público de sucesso, uma celibridade literária, sua inteligencia e capacidade de se comunicar através da palavra escrita fazem dele um ser unico. Na internet o autor tem um site onde são publicadas diversas de suas cronicas que tratam de diversos assuntos, vale a pena ler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>