A Mesa Das Refeições de Antigamente

Os hábitos alimentares evoluíram e desenvolveram-se junto a humanidade. Quando surgiram as primeiras civilizações, cerca de cinco mil anos atrás, a agricultura e a criação de animais já estavam desenvolvidas.  Tais hábitos dependiam da característica geográfica de cada local e do tipo de cultivo mais adaptável a ela.

Servir Feijoada

Antiguidade

O antigo Egito, por exemplo, por causa do rio Nilo e suas cheias era rico em cereais como trigo e cevada; hortaliças como cebola, alho, fava e alface; frutas como tâmara, maçã, romã e figo além de azeitonas, mel, carnes variadas. Lá foram feitos os primeiros fornos para assar Paes e biscoitos quando os egípcios descobriram que, com trigo e fermento, poderiam ter uma massa saborosa depois de assada. Além das condições climáticas, as religiões também criaram regras e restrições na alimentação das antigas civilizações. Havia comida somente oferecida ‘as divindades e as que eram consideradas impuras como carnes de algumas aves e porco. Outras carnes só poderiam ser comidas se tirassem todo o sangue dela. Na época do império Greco romano a alimentação era à base de cereais e o consumo de carnes era também bastante orientado pelos costumes religiosos.

Lanches

Particularidades Gregas

Os gregos em particular possuíam vários hábitos e ritos relativos a alimentação e hospitalidade. Um hóspede ou viajante que chegasse a uma morada pedindo abrigo, deveria receber além do direito de permanecer por uma noite, alimento e tratamento digno. Outro hábito grego era a realização de “simpósios” (sympósion que significa simplesmente banquete)  aonde homens abastados se reuniam para banquetear e beber, entretidos por dançarinas e escravos. Na China antiga, a gastronomia era muito desenvolvida. Na dinastia Han (202 a.C. a 220 d.C.) os alimentos de colheita mais consumidos eram trigo, cevada, milhete, arroz e feijões. Frutas e vegetais diversos também estavam presentes na dieta, além de animais domésticos como galinhas, patos, gansos, vacas, ovelhas, porcos, camelos e cães.  Peixes e tartarugas eram pescados de rios e lagos. Animais caçados para alimentação incluíam até mesmo corujas. Entre os temperos  estavam açúcar, mel, sal e molho de soja. Cerveja e vinho também eram comumente consumidos.  Possuíam restaurantes com garçons de maneira semelhante ao que temos hoje.

A Mesa Das Refeições de Antigamente

Idade Média

As melhores partes do boi e do carneiro eram consumidas pelas pessoas mais importantes da sociedade. Na idade média havia senhores e servos. No castelo, havia de tudo na mesa: muita carne, de criação ou de caça, temperada com molhos fortes e carregada de especiarias. Verduras e legumes: fava, feijão, lentilha, grão de bico, frutas, azeitonas, salames e pão feito com farinha integral. Enquanto os senhores já regulavam o uso de certos alimentos e temperos que podiam fazer mal a saúde, os camponeses comiam pobremente verdura, legumes, pão e pouco mais.  E ainda passavam fome e desnutrição quando as colheitas não eram boas. Muitas vezes eram ainda proibidos de caçar, sob penas severas caso fossem pegos caçando nas terras reservadas para o esporte de seus senhores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.