Moda Anos 20

Década de 1920

Ah! O que falar dos “loucos anos”? Anos de moda, anos de arte moderna e anos de crises. Década de crescimento cultural, de crescimento econômico contrastando com a crise mundial de 1929. Tempos de uma nova mulher, que começa a emancipar-se trabalhando fora visto que a guerra oportuniza mudanças de conceitos e novas oportunidades de emprego. Uma nova mulher começa a surgir ostentando um novo estilo de vestir bem.

Moda Anos 20

Moda Anos 20

A moda dos anos 20

Sobem as saias. Cortam os cabelos. Usam brilhantina e livram-se dos apertados espartilhos. As bijuterias assim como a maquiagem nos olhos e rosto enfeitam com certo exagero a nova mulher. A mulher que anda de bicicleta, dirige automóveis e aprende a dançar tango tem como aliada neste tempo a tecnologia. Os eletrodomésticos facilitam sua vida dando a ela mais tempo para investir em si mesma e ascender socialmente. Uma mulher liberta, aventureira e independente contrasta com o que aprenderam de suas mães e suas avós. Trabalhadora das fábricas reivindica salários, educação e igualdade no trabalho. Tempo de copiar artistas famosos. Moda que inova com a revolucionária e eterna Coco Chanel.

Coco Chanel

Coco Chanel

Conseqüência do estilo Coco Chanel

Uma revolução que liberta a mulher engessada dos trajes do século 19 para a história da moda do século XX. Chanel esboça o mito que virá a se tornar no mundo da moda quando começa a reproduzir a sua imagem de mulher  independente bem sucedida, com estilo próprio e personalidade à sua moda e a moda dos anos 20. Colares, bolsas com muito dourado contrastando com a sobriedade do tailleur e o vestido preto fazem do estilo Chanel uma marca de status e elegância. Gabrielle Coco Chanel incorporou a mulher dos anos 20 e revolucionou a moda. A nova mulher enfrenta preconceitos, paga multas por subir as saias e usar biquíni, mas não deixa de freqüentar teatros e tomar banho em piscinas mistas. Assiste filme de Valentino e ouve óperas e é animada por bandas de jazz e a irreverência das melindrosas. Escandaliza quando imita Marlene Dietrich vestindo roupa tipicamente masculina.

Moda Feminina Anos 20

Moda Feminina Anos 20

Anos 20 e o Brasil

O Brasil cresce social e culturalmente. Acontece a Semana da Arte. Muitos artistas, arquitetos e escritores despontam e marcam um tempo com nomes que ficariam na história como os grandes da década de 20. Os anos 20 alavancam a economia e consolida a economia industrial e urbana que marcam o novo tempo, o novo Brasil. Os tubinhos mais leves e curtos facilitam os movimentos das mulheres brasileiras e as meias em tons mais claros destacam a silhueta feminina que nesta época chama a atenção para os tornozelos, por isto os escândalos quando “as saias começam a subir”. A moda dos anos 20 começa a ter características brasileiras. A Semana da Arte Moderna é este marco que valoriza as nossas potencialidades e desperta o Brasil para a busca de sua própria identidade também na moda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>