Brincando com Ovelhas

As Ovelhas – Visão Geral

As ovelhas são animais da classe dos mamíferos e da subordem ruminante bovídeo e que seus machos são os cordeiros (mas que também podem ser chamados de anhos ou de borregos). Nos dias de hoje as ovelhas tem uma importância bastante significativa para a economia, já que elas são animais fonte de leite, carne, couro e também de lã – sendo esse último provavelmente o produto mais conhecido, consumido e utilizado. Devido a essa importância, esses animais são criados em cativeiros ao redor de todo o mundo, para que a utilização de seus derivados seja conseguida da forma mais otimizada possível. As ovelhas inicialmente não eram animais domésticos, mas a partir da Idade do Bronze que aconteceu aproximadamente nos anos 3300 a.C. isso foi se alterando, e eles foram domesticados assim como outras espécies similares de animais.

O nome científico das ovelhas é Ovis aries, e eles são animais que na maioria das vezes são criados em rebanhos, ou seja, junto uma das outras em uma grande quantidade e esse é um dos motivos pelo qual é necessário sempre ter cuidado e atenção no manejo, mas mais do que isso, eles também são animais bastante sensíveis. Quando eles são criados em ambientes com temperaturas mais amenas, como é comum no sul do Brasil, por exemplo, é de extrema importância que se tenha atenção e cuidado com as crias recém nascidas, principalmente pelo fato de a época geral dos nascimentos é coincidente com o inverno, e isso acontece com animais cuja as raças contam com sazonalidade reprodutiva. Mas não é só o frio que deve chamar atenção das pessoas responsáveis por cuidar de ovelhas, mas também outros perigos que possam vir a por em risco a vida desses animaizinhos, como é o caso de outros animais como as raposas e os lobos, que são predadores desses animais e frequentemente eles cercam as ovelhas para roubar os filhotes.

Como já foi dito acima, a lã é um dos produtos que mais os criadores de ovelhas visam a exploração, e para que isso não prejudique nem maltrate muito os animais, é interessante que essa retirada da lã aconteça durante a época em que se inicia o verão, para que dessa forma, os criadores consigam obter sua renda, mas também para que dê tempo de a pelagem crescer e no momento certo proteger o animal do frio, já que na realidade essa é a função original e principal.

As ovelhas são animais extremamente dóceis, não contando basicamente com nenhum mecanismo de defesa natural e é exatamente por isso que na cultura popular, as ovelhas são animais associados com a ideia de calma e inocência. Vale ressaltar que tudo o que foi e será dito aqui diz respeito as ovelhas, que são as fêmeas, os carneiros, que são os machos, são um pouco mais ariscos e por isso é importante ter um pouco de precaução nesse sentido, cuidando para não despertar a agressividade dos mesmos, que podem acabar atacando utilizando chifres.

A criação das ovelhas, chamada de ovinocultura, é uma atividade muito importante economicamente, como já foi falado acima, pelo fado desses animais fornecer carne, leite, couro e a famosa lã. Ainda que esse não seja o ponto mais forte no Brasil, existem países onde esses animais representam a maior parte da economia, sendo assim extremamente vitais. A carne de ovelha é consumida ao redor de todo o mundo, e seu leite é usado principalmente na produção de diferentes queijos, sendo o mais famoso deles o queijo roquefort. O investimento na ovinocultura pode chegar a dar um retorno de 400% em relação ao investimento, por isso as pessoas se interessam tanto. Os quinze países com maior quantidade desses animais são, em ordem crescente: Espanha Nigéria, Paquistão, Turquia, África do Sul, Reino Unido, Brasil, Nova Zelândia, Sudão, Irã, Rússia, Índia, Austrália e China.

Curiosidades Sobre as Ovelhas

Como é possível perceber, as ovelhas são muito dóceis e amáveis, o que faz com que elas aceitem facilmente brincadeiras tanto de adultos, quanto das crianças, e gostem muito desse contato próximo com os seres humanos. Agora serão presentados alguns fatos curiosos a respeito das ovelhas, evidenciando ainda mais a sua doçura e inteligência.

Primeiramente, uma das curiosidades mais importantes é que ovelha é o nome que se dá somente a mãe, ou seja, ao animal do sexo feminino que já chegou a vida adulta. Os machos adultos são os carneiros e os filhotes são chamados de cordeiros, então isso já esclarece muita coisa. Porém, todos eles são igualmente fofos, ainda que os carneiros tenham a tendência de ser um pouco mais bravos. Além disso, a quantidade de raças de ovelhas é imensa, chegando próximo a mil e quatrocentas raças diferentes, mas dessas, somente treze são adaptadas adequadamente em nosso país, seno elas a Merino Australiano, Corriedale, Border Leicester, Hampshire Down, Texel, Santa Inês, Bergamácia, Morada Nova, Poll Dorset, Ile de France, Suffolk, Romney Marsh e Ideal.

Filhote de Ovelha

Filhote de Ovelha

Outro fator interessante é que as ovelhas são bastante famosas no mundo científico, principalmente porque foi com uma ovelha que aconteceu uma coisa revolucionária e inovadora nesse ramo, que foi a primeira clonagem de um mamífero a partir de uma célula adulta, com a ovelha Dolly. Tudo isso fomentou e deixou a comunidade cientifica muito empolgada, já que foi algo extremamente revolucionário. As ovelhas também são animais muito inteligentes, o que também faz os olhos dos cientistas brilharem, já que elas tem a capacidade de distinguir quais as plantas e ervas que devem consumir quando estão se sentindo mal ou doentes, ou seja, elas sabem se automedicar adequadamente.

Já a respeito da anatomia das ovelhas, que talvez seja o ponto mais curioso, é que elas possuem quatro estômagos e os dentes bastante fortes e resistentes, assim como os outros ruminantes, que é a família na qual elas fazem parte. O processo de mastigação e digestão de uma ovelha pode durar mais de oito horas e por isso elas acabam conseguindo digerir coisas difíceis, que não seriam possíveis por outros animais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.