Ataque de Urso Polar

O urso-polar, chamado no  meio científico como Ursus maritimus, ainda carrega o nome de urso-branco e pertence à família Ursidae. Ele é um animal carnívoro e mamífero tendo como habitat natural o círculo polar Ártico.

Esse é considerado como o mais conhecido carnívoro terrestre e também o maior dentre a espécie, em conjunto ao urso-de-kodiak, que possui a mesma altura. Ainda que esteja ligado ao urso-pardo, esses foram obrigados a evoluir para fazer parte de um pequeno espaço ecológico, com adaptadas propriedades morfológicas: temperaturas baixas, se locomoverem sobre a água, o gelo e a neve, e ainda para caçar animais marinhos como as focas, que fazem parte integrante de sua dieta.

Assim como muitos outros animais, essa espécie recebeu a classificação de “vulnerável”, dada pela IUCN, juntamente com 08 das 19 subpopulações que estão entrando em estado de extinção. Dentre as principais ameaças capazes de atingirem o urso-polar estão o pleno desenvolvimento econômico ocorrido na região em razão da exploração desenfreada de gás natural e petróleo, caça predatória, contaminação por substâncias poluentes, como também efeitos da alteração climática de seu ambiente natural.

Durante centenas de anos, essa espécie de animal vem sendo uma importante figura na vida espiritual e cultural local, servindo de material para o folclore dos povos indígenas, integrando diversos contos e lendas dos povos.

A História

O apontamento fóssil do urso-polar é bastante raro, e sua evolução através dos tempos não tem muito respaldo científico. O mais antigo registro da espécie é somente uma mandíbula que é datada entre 130.000 a 110.000 mil anos, tendo sido descoberta em Svalbard, Prince Charles Foreland, em 2004.

Outros subfósseis achados são conhecidos da Noruega, Groenlândia, Dinamarca, Suécia e Canadá. Daqueles oriundos da Escandinávia, 06 deles foram datados entre 12.500 a 10.500, apontando com veemência que o urso-polar tivesse tido sua distribuição influenciada pelo clima e sua alteração durante o  Holoceno Inferior e o Pleistoceno Superior.

Quando analisada a mandíbula encontrada em Svalbard, e comparada aos fosseis de ursos-polares e ursos-pardos atuais e ainda de demais restos encontrados, restou demonstrado que o animal possui as mesmas propriedades que os atuais e que era fóssil de uma espécie adulta. Isso mostrou que o urso-polar era um animal distinto ao menos a 110 000 mil anos.

Ataques de Urso Polar

Os ataques de ursos polares têm sido muito mais frequentes do que se pensa, isso em razão de os mesmos não terem mais a disposição todo o alimento de que necessitam. Então, tudo o que passa por eles passa a ser uma presa em potencial, seja ela um ser humano ou não.

O problema é que um ataque desses é quase sempre mortal, ou no mínimo decepador, retirando do corpo seus membros, como braços ou pernas. O melhor é procurar ficar o mais distante possível desses animais, e, caso seja vítima de um ataque, saiba como conseguir sobreviver a partir dos passos abaixo.

Sobrevivendo a um Ataque de Urso Polar

Ursos polares: os indivíduos machos pesam aproximadamente entre 350 a 680 quilos, e as fêmeas possuem até metade do tamanho de um macho. Seu habitat é o Círculo Polar Ártico, estando plenamente adaptado às extremas condições climáticas.

Como Se Defender Num Ataque de Urso Polar

Procure ter rapidez de percepção quando o urso estiver a sua frente, observe se o mesmo está lhe atacando ou tendo um comportamento de defesa. Ele pode estar apenas à procura de alimento, e você pode ser a refeição. Isso pode ser fundamental para buscar convencer o animal de que você não oferece risco, na tentativa de que ele se afaste.

Em contrapartida, se o urso de observar como sendo uma vítima e não uma ameaça vai te atacar, ainda que você se finja de morto ou grite.

Razões mais comuns que levam um urso a atacar o ser humano:

  • Proteção do território
  • Proteção dos filhotes
  • Proteção dos alimentos
  • Confusão mental por ser pego de surpresa na situação, assim como você
  • Ter bloqueada a sua movimentação

O instinto de predador é quase sempre causado pela enorme fome ou ainda em razão da apatia do ser humano. Esses ursos estão sempre com fome, e são extremamente perigosos. Há séculos que é sabido que os mesmos atacam aos homens e têm a capacidade de passar anos e anos em perseguição de alguém. O primeiro ato deles é procurar morder a cabeça, e, depois que começa o ataque, dificilmente é capaz de parar.

Mais Dicas

  • Procure ter um tamanho maior que o real, para isso, erga os pés e levante os braços em posição de garra;
  • Caso esteja de mochila, não pense em tirá-la, já que servirá de uma proteção extra;
  • Jamais olhe nos olhos do animal, contato visual gera embate;
  • O barulho pode ser usado como elemento a favor ou contra, dependendo da situação;
  • Caso o ataque seja noturno, faça uso da lanterna na luz mais forte ou ainda utilize os faróis diretamente nos olhos dos animais, isso poderá ofuscar sua visão e lhe dará tempo para escapar. Esse comportamento é importante caso esteja numa barraca ou num acampamento e for surpreendido. Se tiver uma câmera fotográfica em mãos, use o flash da mesma para deixar o animal zonzo, cegando-o momentaneamente, melhor ainda se estiver no escuro.
  • Jamais corra e não faça movimentos rápidos. Além disso, não procure se esconder em lugares frágeis, como uma barraca ou tenda.
  • Se pensar em subir numa árvore, não suba! Muitos ursos são capazes de escalar árvores.
  • Busque deixar uma distancia segura entre o urso e você.  Essa extensão é uma grande aliada no momento da defesa.
  • Tudo que tiver em mãos serve como arma na hora da defesa e da luta.
  • Se conseguir, dê um forte chute bem na frente do estômago do animal.
  • Caso tenha acertado o animal ou lhe causado determinado ferimento, ele pode vir a lhe observar como uma contínua ameaça. O comportamento do urso pode seguir por duas vertentes, fugir para longe de você ou ainda aprimorar seu ataque até que tenha oportunidade de lhe eliminar.

O melhor em qualquer caso é não procurar regiões em que esses animais estejam atacando.

 

Ataque de Urso Polar

Ataque de Urso Polar

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.