Embora um espanhol de nome Alejandro Campos Ramirez diga que inventou o pebolim durante sua estadia em um hospital após ser ferido em 1936 durante a Guerra Civil Espanhola, foi um alemão que começou a comercializar a mesa do jogo na década de 30.
O alemão é Broto Wachter, e a mesa criada naquela época possui medidas praticamente iguais às das mesas atuais. No entanto, a mesa criada por Wachter era de madeira, incluindo os bonequinhos, as barras, o gol e até a bola.
Jogadores

Pebolim: Um Jogo que Agrada Crianças e Adultos
Os jogadores não possuíam a forma de homenzinhos, mas sim se triângulos. O gol possuía um caso para que as bolas ficassem presas e não caíssem. Hoje em dia as mesas possuem jogadores feitos de plástico. As mesas mais modernas possuem placares eletrônicos, e algumas possuem as barras feitas de titânio.
O Jogo ao Redor do Mundo

Sobre
O Brasil recebeu o pebolim na década de 50, quase 20 anos depois de o jogo ter sido criado. O jogo recebeu vários nomes em nosso vasto território: os paulistas o chamam de pebolim, já os gaúchos o batizaram de fla-flu. Nos outros estados o jogo foi batizado de totó.
Nos outros países o jogo também não tem um único nome: os espanhóis o chamam de futbolín. Nos Estados Unidos o jogo foi denominado foosball. Os argentinos o chamam de metegol e os portugueses de matraquilhos.
O pebolim não possui um campeonato mundial, mas nos Estados Unidos são realizados alguns torneios dos quais participam jogadores do mundo inteiro, concorrendo a prêmios de até 130 mil dólares. Os países que mais ganharam títulos nesses campeonatos são Estados Unidos, França, Japão e Alemanha.
Regras do Jogo

Times
Para decidir a posse de bola no início do jogo, é simples: é só fazer um cara e coroa e o vencedor fica com a bola. Depois que um dos times marca um gol, a posse de bola é justamente para o time que marcou o gol. Algumas pessoas ficam confusas quanto às regras do gol. No Brasil quando uma bola entra mas sai do gol o gol é válido. Em outros países o formato da mesa é diferente, e é raro uma boa que entrou sair do gol.
Uma prática bastante comum de quem joga apenas para se divertir é girar a barra que controla os jogadores. Em campeonatos oficiais é proibido, e se um dos jogadores praticar a irregularidade a bola passa para os jogadores adversários.
O pebolim virou um jogo popular em bares e locais de entretenimento como playgrounds, chácaras e festas, ao lado da mesa de bilhar e do carteado. Com regras simples e simulando um jogo que é paixão mundial, o pebolim definitivamente entrou no ranking dos jogos mais queridos dos brasileiros.
Neto