Os Games mais Marcantes de Todos os Tempos

Ao longo de mais de quatro décadas de videogame, vários jogos e personagens marcaram época de alguma forma. Definir quais são os mais influentes não é fácil e é meramente interpretativo. Por isso, levando em conta fatores como popularidade, longevidade do game como franquia e qualidade, segue uma lista com alguns games das franquias mais influentes na história das plataformas de jogos.

Os Games mais Marcantes de Todos os Tempos

Os Games mais Marcantes de Todos os Tempos.  Fonte: Pxhere

Pac-Man — Lançado em 1980, é difícil não conhecer alguém com menos de 45 anos de idade que nunca ouviu falar desse game. Pac-Man não foi apenas um game de muito sucesso, ele inspirou quase que uma geração inteira e foi um dos principais responsáveis por popularizar o mundo dos games. Para se ter uma ideia, só na primeira década de existência do jogo, nos Estados Unidos, foram arrecadados cerca de US$ 1 bilhão somente através de fliperamas.

Fonte: YouTube

Super Mario Bros. — Criado por Shigeru Miyamoto, na década de 1980, o game vendeu mais de 40 milhões de cópias em todo o planeta. Super Mario Bros. revolucionou o conceito de jogo com sua tela de rolagem contínua, caminhos secretos e física ambiental diferenciada — que, mais tarde, influenciaria inúmeros games.

Além do mais, não foi só um game em si, mas a franquia inteira, que envolve Mario Kart, Mario Tennis e tantos outros games com o personagem bigodudo. Não é a toa que muitos classificam a série de jogos como “Mundo Mario”. A franquia Mario Kart, por exemplo, até hoje rende risadas e momentos hilários com seus power-ups lendários, como o casco azul, o vermelho e o raio encolhedor.

Fonte: YouTube

Street Fighter II — Esta franquia não foi pioneira no modo de lutas em 2D nos arcades, mas seus controles diferenciados, cenários inovadores e personagens marcantes como Ryu e Ken serviram para consolidar Street Fighter II como uma espécie de hors concours do gênero na década de 1990.

Fonte: YouTube

Doom — É sabido que Wolfenstein 3D foi vanguardista nos games de tiro em primeira pessoa, mas foi justamente Doom que popularizou muito o gênero em 1993 (ano do seu lançamento). Além do seu melhor design de nível, que possibilitou que os jogadores discernissem uma sala de outra e os efeitos e texturas de iluminação aprimorados, o motor gráfico de Doom proporcionou aos players personalizar os níveis e também alterar partes dos jogos — conhecido como modding.

Final Fantasy VII — O game de RPG, lançado em 1997, é célebre pelo seu universo expansivo e história imersiva. Além das narrativas impressionantes, algo muito marcante da série, é preciso destacar sua parte gráfica. Ele se separou dos gráficos computacionais 2D em comparação a série anterior de Final Fantasy para gráficos 3D poligonais desta vez.

Fonte: YouTube

The Sims — Abrindo a década de 2000, The Sims foi o primeiro jogo que permitiu que personagens criados por nós pudessem ter uma vida simulada, na qual, eles pudessem dormir, comer, trabalhar, fazer novas amizades e muitas outras coisas. A jogabilidade aberta facilitou que várias expansões fossem criadas no futuro e aumentassem a popularidade do game.

Fonte: YouTube

Grand Theft Auto III — Com base no sucesso nas duas primeiras versões da franquia, GTA III, lançado em 2001, levou pela primeira vez a série em 3D, ocupando as ruas de Liberty City com vilões e personagens de variadas personalidades e características, deixando assim o italiano Toni Cipriani, personagem principal do game, seguir seu próprio caminho ao longo da trama.

Fonte: YouTube

É claro que outros jogos teriam (e mereciam) espaço na lista, como por exemplo: Legend of Zelda, Metal Gear Solid, Tom Raider, Half-Life, Gran Turismo, Wii Sports e outros mais. Apesar de não ter entrado na lista, são games que marcaram suas respectivas gerações com muita popularidade e inovação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.