Muitas pessoas têm curiosidade em saber o que e como é um jogo de RPG (Role Playing Game ou Jogo de Interpretação de Papéis), que se tornou famoso com a franquia Dungeons & Dragons (o desenho Caverna do Dragão foi baseado nos temas deste jogo). Embora o termo RPG também sirva para identificar um gênero similar de jogos eletrônicos e de tabuleiro, o RPG de mesa é o gênero mais curioso e muitas vezes até polêmico.

Jogo
O que é o jogo
O RPG é um jogo extremamente simples em seus conceitos mais básicos, mas cujas regras podem parecer complexas e cheias de terminologias estranhas a princípio. De uma forma resumida, o RPG é uma história narrada por um dos participantes (denominado Mestre ou Dungeon Master) na qual os demais jogadores interpretam personagens principais, decidindo quais ações eles tomarão. O Mestre então responde às ações escolhidas de acordo com a natureza de sua história e algumas regras pré-estabelecidas. O propósito do jogo é entretenimento, sendo que os jogadores não disputam para saber qual o vencedor, geralmente tendo de agir em conjunto para ultrapassar uma série de desafios existentes na história proposta.
Como é o jogo
Uma história que ambienta uma partida de RPG pode variar bastante, desde uma épica jornada de fantasia medieval no estilo de “O Senhor dos Anéis” até uma séria interpretação de investigação policial envolvendo crimes misteriosos. Isto é determinado a princípio pelo Mestre com a concordância dos jogadores. Cada jogador então encarnará na história um personagem, sendo responsável pela criação do mesmo e pela interpretação dele durante o desenrolar da trama.
O Mestre narra não só a história como também é responsável pela interpretação de quaisquer personagens coadjuvantes, além de determinar os resultados das ações dos jogadores (preferencialmente de maneira em acordo com o personagem do jogador). Para auxiliar nesse “julgamento” de ações, entram em cena os dados, que dão ao jogo um caráter mais imparcial e aleatório. Os dados usados podem possuir mais de seis faces e tornaram-se um dos ícones do jogo de RPG.

Jogar
Jogos de RPG famosos
Dungeons & Dragons – Visto as vezes como a série mãe do RPG, é um sistema de regras para jogos de fantasia medieval extremamente popular. Utiliza-se amplamente de conceitos e mitos descritos nas obras de J.R.R. Tolkien.
Vampiro, a máscara – Ambientado em um mundo sombrio aonde as noites são dominadas por vampiros e outros seres fantásticos, possuindo temática mais densa do que a maioria dos outros jogos, é extremamente popular entre o público adolescente ou adulto.
Tagmar e Desafio dos Bandeirantes – Foram os primeiros sistemas de RPG nacionais publicado e teve um certo êxito a princípio, publicando uma série de livros suplementares e aventuras, porém sofreu com a concorrência das grandes editoras de RPG internacionais, contando com muito poucos jogadores hoje em dia.

Famoso
A polêmica do RPG
O RPG por sua característica de interpretação (existem modalidades aonde os jogadores vestem-se e agem de acordo com seus personagens, como em uma peça de teatro) e os temas fantásticos freqüentemente abordados (magia, vampiros, seres fantásticos, batalhas com espadas, etc.) gerou uma espécie de associação com ocultismo para a mídia e conhecimento popular, que por vezes associam o jogo erroneamente à prática de crimes e rituais.