Está contado o tempo para o lançamento da versão final do Internet Explorer 9. O navegador que promete por um freio na queda vertical de uso que o software da Microsoft vem sofrendo entrou em versão Release Candidate (RC) após cerca de cinco meses de testes. A versão definitiva do navegador deve sair até abril desse ano.
Novo e Melhor
Dessa vez o pessoal da Microsoft não brincou em serviço. A nova versão do navegador da companhia de Redmond ganhou visual totalmente reformulado —mais simples e descarregado — além de um motor rápido e eficiente.
As mudanças no navegador acompanham diretamente as principais críticas contra o software. Sendo a alta demanda de recursos computacionais, a principal queixa dos usuários. A diferença da nova versão em relação às anteriores é visível. O programa leva pouquíssimo tempo para ser aberto e estar pronto para receber um endereço. No Internet Explorer 8, por exemplo, — apontada por muitos como o mais lento dentre todas as versões — era preciso esperar vários segundos até que a interface do navegador fosse toda carregada.
A navegação também foi aprimorada. O navegador que antes se comportava anomalamente em conexões de menor velocidade — deixando de responder de tempos em tempos ou travando ocasionalmente — passou a exibir as informações das páginas tão rapidamente quanto elas chegam ao computador. O suporte a aceleração de vídeo por hardware também contribuiu enormemente para o desempenho aprimorado do navegador da Microsoft.
Versão Release Candidate
As nomenclaturas usadas para denominar softwares nos diversos momentos de seu desenvolvimento às vezes causam confusão nos usuários de internet. É comum se perder entre diferentes versões de testes de programas ou versões de “quase-testes”, ou até mesmo versões inteiramente experimentais — como algumas ideias disponibilizadas no Google Labs —.
Quando um programa é dito em versão Release Candidate significa que essa é a última edição do software antes da versão final. Isso não quer dizer, no entanto, que o software RC não receberá atualizações. Somente que não serão acrescentadas novas funções ou que não haverá mais nenhuma alteração na interface de usuário do programa.
A versão beta, por outro lado, é como um rascunho. O programa já acompanha boa parte de suas funções finais, porém, pode ganhar ou perder recursos durante seus testes. Programas em fase beta não garantem total estabilidade e estão altamente sujeitos a falhas e travamentos. No caso do Internet Explorer 9, a versão beta vigorava até o lançamento da atualização para RC.
Atualização para a Versão RC
Os usuários interessados em instalar o Internet Explorer 9 em suas máquinas deverão seguir o endereço http://windows.microsoft.com/pt-br/internet-explorer/products/ie-9/home. O download é grátis e rápido. Quem já possui a versão beta do navegador também pode instalar a nova versão — a atualização não é automática —. Vale lembrar que o novo Internet Explorer não está disponível para usuários do Windows XP.
Por Thiago Resende