Medida da Anvisa
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)estabeleceu uma regra para estabelecimentos que servem alimentação, como lanchonetes, por exemplo,em que eles terão de informar, através dos rótulos,o valor nutricional de cada produto vendido. Essa norma é válida para todo o país, e as maiores redes de fast-food espalhadas pelo Brasil, terão um período de seis meses para providenciar os rótulos com as informações sobre a quantidade de gordura e calorias, proteínas, sódio e fibras das refeições servidas aos consumidores.
Como os Consumidores Serão Informados
A ideia da Anvisa é que as informações nutricionais estejam contidas em embalagens individuais dos produtos,e também em cartazes, cardápios tabelas ou folders que são exibidos com a propaganda desses alimentos nas lanchonetes. Para as empresas que possuem site na internet a regra também é válida, ou seja, elas terão de publicar as informações sobre os produtos na web.

Lanche, Batata e Suco
Acordos Firmados
Através do acordo feito pelo Ministério Público Federal do estado de Minas Gerais, apoiado pela Anvisa e por cerca de sessenta redes de fast food, é que essas mudanças foram realizadas, com abrangência em todo o território brasileiro, que terá a fiscalização da regra, feita pelas vigilâncias sanitárias municipais e estaduais. No caso dos restaurantes a quilo, muito comum em todo o país,os procuradores brasileiros informam que a informação nutricional do alimento, deverá ser de acordo com a porção alimentar definida pelo restaurante ou lanchonete.

Redes de Fast-Food
Informações Não Obrigatórias
No nosso país,até o momento, a informação nutricional dos alimentos, não era obrigatória, apesar de algumas empresas, já usarem essa prática junto aos seus consumidores. A razão da não obrigatoriedade das informações nos rótulos dos produtos, deve-se a uma falta de lei sobre esse assunto, pois somente ano de 2003, só os produtos que eram industrializados teriam de conter as informações nutricionais em seus rótulos. Essa medida facilitava saber a quantidade de calorias presentes em algum produto no supermercado,mas os alimentos vendidos nos fast-foods acabavam ficando sem esse controle.

Sanduíche Tradicional
Orientação da Anvisa
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Anvisa há a possibilidade de expandir esse importante trabalho para os pequeno, micro e médios empresários, que vendem comida, mas ainda não há um prazo estabelecido para que essa regra seja colocada em prática. Segundo especialistas em alimentação, as informações contidas nos rótulos das embalagens dos produtos podem ajudar às pessoas comerem melhor, com uma dieta alimentar mais saudável,pois a leitura dos valores nutricionais dos alimentos pode auxiliar na prevenção ou redução do excesso de sal e das gorduras que são ingeridas,às vezes sem conhecimento dos consumidores desavisados. Por isso, a Anvisa tornou essa medida obrigatória, que vai beneficiar todos os brasileiros, que poderão conhecer a quantidade de sódio, gorduras, fibras, proteínas, carboidratos e o valor energético de todos os alimentos.
Salete Dias