Idéias Equivocadas Sobre Transtornos Alimentares

Transtornos Alimentares

Os transtornos alimentares podem ser caracterizados com mudanças patológicas de comportamento relacionadas com os alimentos e com o oque é consumido. No entanto, existem muitas idéias errôneas sobre anorexia e bulimia, que são doenças decorrentes desse problema.

Estimativas da OMS

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o transtorno alimentar é mais frequente em indivíduos do sexo feminino, podendo afetar cerca de quatro por cento da população de mulheres em todo o mundo. Se forem somados a essa proporção  os casos menos graves da doença, como por exemplo,uso eventual de diuréticos ou laxantes e de inibidores de apetite, dietas sem prescrição médica, compulsão por atividades físicas, além de vômito induzido, o número aumenta para quinze por cento de pessoas afetadas.

Evolução de Casos Menos Intensos

Os casos menos intensos ou menos graves, se não detectados e tratados atempo, evoluem para algum distúrbio alimentar. Dentre os três mais frequentes estão: A bulimia, a compulsão por alimentos, e a anorexia. O sintoma em comum dos três transtornos é que seus portadores apresentam uma grande preocupação com o peso, e uma imagem desproporcional e distorcida do seu corpo. Porém ainda há alguns mitos que devem ser esclarecidos sobre esses transtornos:

Não Comer ou Provocar Vômitos são Opções das Pessoas

Segundo os especialistas, as pessoas não escolhem desenvolver transtornos alimentares, portanto tanto  a anorexia, quanto a compulsão alimentar e a bulimia, são enfermidades que evoluem em um determinado período da vida da pessoa, e devem ser  tratadas adequadamente.

Somente  Mulheres são Afetadas por  Distúrbios Alimentares

Esse é outro pensamento errôneo que a maioria das pessoas tem .Os homens também são afetados pelos transtornos alimentares, embora haja poucos dados coletados sobre o perfil do homem que é afetado pela doença. O que se sabe, atualmente  é que cerca de vinte e cinco por cento das pessoas identificadas com distúrbios alimentares são indivíduos do sexo masculino. Vale ressaltar, que existe um mito de que os homens com transtornos alimentares tem a tendência a homossexualidade. Os especialistas advertem que a opção sexual da pessoa, não tem nenhuma relação com o surgimento dessas doenças alimentares.

Anorexia é o Distúrbio mais Grave

Muitas pessoas acham que o desenvolvimento da anorexia é a forma mais grave das doenças originadas dos transtornos alimentares. Porém os especialistas orientam que todos os tipos de distúrbios de alimentação podem presentar consequências  tanto psicológicas, quanto físicas, muito prejudiciais às pessoas que são afetadas por eles. A anorexia fica mais evidente, em virtude da perda de peso excessiva, o que traz sérios danos à saúde da pessoa. No entanto, os efeitos prejudiciais dos outros transtornos, como compulsão alimentar ou bulimia, podem trazer sérias complicações ao organismo da pessoa. No caso da bulimia, por exemplo, pode haver em virtude dos vômitos provocados, uma desidratação muito intensa no corpo do indivíduo.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.