Ter um gato pode ser muito divertido para uma criança, pois se trata de um animal que gosta de carinho e de atenção. As crianças estão sempre dispostas a brincar com o amigo de quatro patas e lhes dedicar o que tem de melhor. Pode ser muito positivo que a criança tenha um animal de estimação e realize atividades relacionadas a ele.
Muitas crianças adoram brincar de colorir desenhos de animais, você pode aproveitar esse link para que os seus filhos brinquem de pintar os desenhos de gatos e tenham um peludo para brincar. Existem muitos benefícios de uma criança ter um animal de estimação para cuidar e brincar, vamos nos aprofundar nesse tema.
Atenção
Bebês não devem ser deixados sozinhos com gatos, pois qualquer movimento mais estabanado do pequeno o gato pode ficar assustado de maneira a machucar a criança. Lembramos que os gatos agem somente por instinto e se sentem ameaçados, dessa forma a grande dica é que você tenha atenção e não deixe um bebê sozinho com esse animal.
Como Agir Com o Gato
Para que você possa deixar os seus filhos sozinhos com o gato e ter tranquilidade é importante lhes ensinar a maneira correta de se relacionar com o bichano. Abaixo listamos algumas dicas que vão ser de grande ajuda.
Pegando o Gato
Toda vez que for pegar um gato no colo é importante deixar uma mão apoiada contra o seu peito e a outra mão apoiada nas patas traseiras dele. Outra coisa importante é pegar o gato colocando as suas patas da frente apoiadas no seu ombro, contudo, não esqueça que as patas traseiras devem ficar apoiadas no seu braço ou na sua mão. Quando o gato fica inquieto ou tenta escapar o melhor é soltá-lo.
Observe os Sinais
O gato é um animal que dá sinais que não está feliz, dentre esses sinais estão as suas orelhas abaixadas e o seu rabo balançando com rapidez. Nesse caso o melhor a fazer é deixar o bichano sossegado.
Não Toque na Barriga
Essa dica é imprescindível para evitar que o gato se assuste e queira te morder.
Brinquedos
Para que a brincadeira transcorra da melhor maneira com o seu gato a dica é usar brinquedos que sejam adequados. Nunca fique atiçando o gato a pegar nas suas mãos ou dedos, isso pode lhe dar uma ideia errada e provocar acidentes com mordias e arranhões.
Não Atrapalhe
Quando o gato está comendo, dormindo ou mesmo usando a sua caixa de areia não deve ser incomodado. Os gatos são animais que não gostam de ser contrariados e nem incomodados, então atenção para não bancar o chato.
Ensine a Medida do Carinho
As crianças costumam ser muito carinhosas com os animais de estimação, mas, devemos lembrar que diferente dos cães, os gatos, tem dificuldade com tanto amor. Então ensine o seu filho a ir com calma e não deixe que ele fique a todo momento abraçando o gato. Como se trata de um animal independente o gato pode acabar arranhando quem não o deixa ter um momento sozinho.
Questão de Idade
Para alguns pais dar um gato para os seus filhos pode ser uma maneira de ensinar as crianças a ter mais responsabilidade. Contudo, essa não é uma boa ideia quando se trata de crianças muito pequenas. Uma criança muito pequena pode acabar se frustrando por não conseguir realizar corretamente tarefas como dar comida ao gato ou limpar a sua caixa de areia (aliás, essa tarefa não deve ser feita por crianças).
A partir do momento que você decide que irá ter um gato em casa precisa estar ciente de tudo que isso implica e que terá tempo para fazer companhia para o bichano. O gato deve ser um elo entre os pais e os filhos e desenvolver o afeto da criança não pode se tornar um motivo de intensa responsabilidade e estresse.
Responsabilidade
Conforme a criança cresça é possível lhe atribuir mais responsabilidades, mas lembre-se de não sobrecarrega-la com inúmeras tarefas ligadas ao animal. Como mexer na caixa de areia não é muito indicado para crianças muito pequenas damos como dica atribuir para a criança a tarefa de dar comida para o gato e manter o seu bebedouro com água. Os adultos devem sempre ficar de olho para ter certeza de que a criança não esqueceu dessa tarefa para que o gato não acabe ficando sem água ou comida.
O Espaço dos Gatos
É importante que os gatos tenham um espaço para chamar de seu em casa, o espaço destinado a eles deve ser isolado. Se possível reserve um cômodo ou um espaço de um cômodo para ser propriedade do gato. Nesse espaço deve ficar a sua cama e a sua caixa de areia.
Uma forma de garantir mais tranquilidade para os gatos é oferecer a eles um móvel modulado em que eles possam ficar empoleirados. Saiba que os gatos adoram ter um local alto para que possam deitar. Além disso, o modulado pode servir também como arranhador para que o gato não fique arranhando os móveis ou mesmo ataque a criança.
Caminha
Na hora de escolher a caminha do gato observe questões como conforto e o tamanho da mesma. É importante que a cama do bichano seja colocada no lugar em que ele gosta de dormir na sua casa e para isso ela deve caber nesse espaço. Dedique algum tempo para fazer a escolha da cama e não observe o preço em primeiro lugar. O mais importante é que o animal se acostume e goste de dormir na sua caminha senão não irá se adaptar.
Atividades
A presença do animal em casa pode ajudar a estabelecer o interesse das crianças em atividades que sejam ligadas a ele. Sendo assim você por propor que as crianças pintem ilustrações de gatos, desenhem o novo amigo, escrevam redações sobre ele enfim realizem diversas tarefas que estejam ligadas ao bichano. A criatividade dos seus filhos com certeza irá fluir muito mais naturalmente com a ajuda dos gatos.