O País Itália
A Itália é um país que se localiza no na área centro sul do continente Europeu, e ainda que usado pouquíssimas vezes, tem como nome oficial “República Italiana”. A parte sul do país é composta pelas penínsulas Sicília, Sardenha e Itálica, e o restante do território faz divisa com vários países, sendo eles a Suíça, a Áustria, a Eslovênia e a França.
Itália tem como capital a cidade de Roma, local que foi durante muitos e muitos anos considerado o centro político e religioso de todo o ocidente e que por esse motivo acaba exercendo fortes influências até os dias atuais. O regime político adotado pela Itália nos dias de hoje é o de república democrática, ou seja, um regime que determina que todos os cidadãos possuem o mesmo direito de participar igual e diretamente da vida política do país.
Esses e vários outros motivos fazem com que a Itália seja considerada um país extremamente desenvolvido, ocupando o vigésimo quarto lugar no ranking que diz respeito a esse tema. Além disso, a Itália também se encontra entre os dez países com maior qualidade de vida do mundo todo.
Tamanha qualidade de vida pode ser observada em alguns reflexos, como por exemplo, no fato de a Itália ser considerada ano a ano um país idoso, ou seja, país que oferece excelentes meios para que seus moradores vivam de forma digna e confortável. Além disso, o país também carrega esse título devido o cuidado que tem para dar uma situação favorável de saúde para toda a população.
Os estudos e pesquisas estatísticas também são muito curiosas, mostrando informações muito relevantes, como por exemplo o fato de que na Itália existem cento e sessenta idosos (pessoas com mais de sessenta e cinco anos) para cada cem jovens. Essa é uma alta muito considerável, que faz inclusive que o país ocupe o topo do ranking da união europeia do processo de envelhecimento da população, dividindo esse lugar juntamente com a Alemanha, que também é um exemplo nesse sentido.
Outro fator surpreendente na Itália é a expectativa de vida. No país, as mulheres vivem em média oitenta e cinco anos e os homens vivem aproximadamente oitenta. Assim, a população italiana sempre afirma que sente bem no aspecto relacionado a saúde, ainda que muitas delas sejam portadoras de alguma doença crônica. Os italianos também são conscientes de que a saúde que lhes é oferecida é um enorme privilégio, mas ainda assim muitas dessas pessoas carregam consigo hábitos muito maléficos, como o de fumar, por exemplo. A criminalidade no país é um item que diminui cada vez mais, porém, muitos moradores da Itália afirmam não sentir isso, mas pelo contrário, muitas vezes se sentem bastante inseguros.
Trabalho na Itália
Tendo em vista tantos pontos positivos sobre esse país, fica muito evidente que morar na Itália é o sonho de muitas pessoas, e isso pode ser muito incrível, principalmente para os brasileiros. Além do que foi citado, a Itália também conta com outras inúmeras qualidades, como por exemplo a ótima gastronomia, a cultura e as artes. Porém, para que uma pessoa viva de forma confortável e tranquila no país, dois pontos devem ser conquistados: a imigração legal e a iniciação em um emprego estável.
Para cumprir o primeiro ponto, ou seja, se tornar um imigrante legal, é necessário que se solicite uma permissão de estadia, e junto com ela, se apresente documentos que comprovem a residência, a renda e o passaporte. Essa permissão é necessária somente para os estrangeiros que desejam permanecer na Itália por mais de noventa dias. Após esse prazo se cumprir, deve se dar entrada nos papéis para a autorização de residência e de estadia.
Para as pessoas que são ilegais na Itália é bastante complicado se encontrar um bom emprego, já que isso gera muitos prejuízos tanto para o empregador, quanto para o próprio empregado. O visto para trabalho na Itália só é concedido caso o empregado faça um pedido especial, mas esse é o caminho mais complicado, pois acaba que nessa circunstância a empresa acaba gastando bastante. Assim, o mais fácil é conseguir uma cidadania italiana, que é um direito de tetranetos, trinetos, bisnetos, netos e filhos de imigrantes italianos, ou seja, é bastante abrangente.
Outro ponto que faz com que a possibilidade de se encontrar um bom emprego aumente, é a realização de cursos. Mesmo que eles sejam feitos pela internet (local que é possível encontrar até mesmo cursos gratuitos), pois a´te mesmo em cargos mais simples, como ajudante de cozinha, padeiros, garçons – que são o foco desse artigo – costumam exigir alguma mínima formação dos estrangeiros, ainda mais se eles não possuírem experiência.
Ainda falando sobre internet, além de proporcionar a realização de cursos gratuitos, ela também facilita a busca de vagas de emprego, principalmente para aqueles imigrantes que ainda se encontram no país de origem, esperando apenas uma oportunidade para se mudar. Na Itália existem alguns sites que são específicos para a busca de empregos, como por exemplo Neuvoo, o Monster, o Clicca Lavoro, o Indeed, Cerco Laboro, entre muitos outros, bastando apenas a realização de uma pesquisa. Já os imigrantes que buscam emprego já estando na Itália, as agências especializadas pode ajudar bastante, já que elas são as responsáveis por manter a relação entre a divulgação das vagas abertas e a contratação de profissionais.
Outro item bastante importante e que deve ser salientado, é que na Itália existe um certificado chamado HACCP, que é obrigatório para as pessoas que irão trabalhar em serviços que lidam com comidas e bebidas, como é o caso dos garçons e cozinheiros por exemplo. Para se adquirir esse certificado é preciso realizar um curso pago. Esse documento é indispensável, pois caso os funcionários não o possuam, a empresa pode levar uma multa da vigilância sanitária.
Esses são os pontos mais relevantes sobre os empregos na Itália, mas com certeza existem fatores que variam de cidade para cidade, então é muito importante que se pesquise bastante antes de tomar uma decisão. As melhores cidades para se encontrar emprego e que também contam com ótima qualidade de vida são: Aosta, Bolzano, Trento, Milão, Florença, Bolonha, Turimn, Roma, Verona e Genova.
Quanto Ganha um Garçom na Itália?
Uma profissão que foi bastante citada nesse artigo foi a de garçons, já que o país é bastante turístico e conta com uma ótima gastronomia, fazendo assim com que existam muitos restaurantes e consequentemente muitas vagas para garçons.
É necessário que as pessoas que irão trabalhar nessa área tomem as devidas providências que já foram citadas acima, e com certeza irão encontrar um om emprego com rapidez.
O salário médio de um garçom que trabalha em um restaurante italiano é de cerca de novecentos e oitenta dólares. Porém, algum outros fatores também influenciam no salário, funcionando com adicionais. Por exemplo, pessoas com experiências tendem a ganhar oito por cento a mais, já as no meio de carreira, quatro por cento a mais. As pessoas que estão entrando no mercado de trabalho geralmente ganham cinco por centro a menos.
De modo geral as vagas de garçom na Itália não oferecem plano de pensão, plano de saúde, cursos internos e nem plano de carreira. E essas vagas geralmente tem como pré requisitos ensino médio completo, conhecimento de língua estrangeira, mas não necessitam de alfabetização digital e nem de carteira de motorista.