Itália
A Itália é um país localizado na região centro-sul da Europa que conta com o nome oficial de “República Italiana”, mesmo sendo chamado pouquíssimas vezes por esse nome. A parte sul do território italiano é constituído pelas penínsulas Itálica, Sardenha e Sicília e o restante do território italiano faz fronteira com diversos países, sendo eles: Suíça, Áustria, Eslovênia e França.
A capital do país é Roma, cidade que por muitos anos foi considerada o centro religioso e político do ocidente, e ainda exercendo muita influencia até os dias atuais. Hoje em dia a Itália adota um regime de uma república democrática, o que representa que nesse sistema todos os cidadãos tem direito de participar diretamente e de modo igualitário da vida política do país. Todos esses motivos contribuem para que a Itália seja considerada um país muito desenvolvido, ocupando até mesmo o vigésimo quarto lugar no ranking desse tema. Além disso, a Itália também está entre os dez países com maior qualidade de vida de todo o mundo.
Um reflexo dessa tamanha qualidade de vida pode ser observado no fato de a Itália ser considerada cada vez mais um país idoso, ou seja, oferece ótimas condições para que os moradores vivam confortavelmente. Essa ideia de país idoso também é consequência do cuidado que o país tem com uma favorável situação de saúde e bem estar da população.
Existem pesquisas e estudos que apontam dados que mostram informações curiosas estatisticamente como por exemplo o fato de que para cada cem jovens existem cerca de cento e sessenta pessoas idosas (acima de sessenta e cinco anos). Essa é uma alta muito relevante para manter a Itália no topo do ranking do processo de envelhecimento da população de toda a união europeia, ocupando esse lugar juntamente com a Alemanha.
Na Itália a expectativa de vida também é surpreendente, sendo que em média as mulheres vivem oitenta e cinco anos e os homens aproximadamente oitenta. A população italiana afirma se sentir bem no que diz respeito a saúde, mesmo que muitas das pessoas também possuam alguma doença crônica. Eles também são cientes de que a saúde que é oferecida na Itália é um grande privilégio, porém ainda assim uma grande parcela da população mantêm hábitos ruins, como o de fumar, por exemplo. A criminalidade registrada no país cai ano após ano, mas muitos cidadãos dizem não ter percepção disso, se sentindo um pouco inseguro.
Trabalhar na Itália
Com tantos pontos positivos, fica evidente que morar na Itália pode ser uma coisa incrível, e isso pode ser de grande interesse para muitos brasileiros. O país conta com outras várias qualidades, como boa gastronomia, cultura e artes. Porém, para se conseguir viver bem e tranquilamente no país, dois pontos devem ser respeitados: tornar-se um imigrante legal e conquistar um emprego estável.
Para se tornar um imigrante legal é necessário que se faça a solicitação de uma permissão de estadia, e juntamente apresentar documentos como comprovante de residência, comprovante de renda e passaporte. Essa permissão é necessária para estrangeiros que desejam ficar no país por mais de noventa dias. Após esse prazo é necessário que se de entrada na autorização de residência e também na permissão de estadia.
Quem é ilegal na Itália muito dificilmente é capaz de encontrar um bom emprego, pois isso gera prejuízos tanto para o empregador quanto para o próprio empregado. O visto de trabalho na Itália só é autorizado caso o empregador faça um pedido específico, mas essa é uma alternativa difícil, já que a empresa precisa gastar muito nessa situação, fazendo com que o mais fácil seja conseguir uma cidadania italiana, que é um direito dos tetranetos, trinetos, bisnetos, netos e filhos de imigrantes italianos.
Outro fator que aumenta a possibilidade de se achar um bom emprego é a realização de cursos, mesmo que sejam via internet, pois até mesmos cargos mais simples, como ajudante de cozinha, garçom, padeiro, etc.. costumam exigir alguma formação dos estrangeiros, principalmente se ele for sem experiência.
Ainda sobre internet, esse é um ótimo meio para buscar vagas de emprego, principalmente se o imigrante ainda está no Brasil, esperando uma oportunidade. Na Itália existem alguns sites especializados nisso, como o Neuvoo, o Monster, o Clicca Lavoro, o Indeed, Cerco Laboro, entre muitos outros, basta realizar uma pesquisa. Já os imigrantes que buscam emprego já estando na Itália, as agências de emprego podem auxiliar bastante, já que elas são responsáveis por fazer a mediação entre divulgação de vagas e contratação de profissionais.
Um ponto importante de ser ressaltado, é que na Itália existe um certificado chamado HACCP, que é obrigatório para quem deseja trabalhar em áreas que lidam com comidas e bebidas – como cozinheiros, garçons, etc. – Para conseguir esse certificado é necessário fazer um curso pago. Esse documento é indispensável, pois caso os funcionários não o possuam, o empregador pode levar multa da vigilância sanitária.
Esses são os principais detalhes a respeito dos empregos na Itália, mas existem coisas que variam de cidade para cidade. Inclusive isso envolve o foco do artigo, que é falar sobre as melhores cidades da Itália para trabalhar.
Melhores Cidades da Itália Para Trabalhar
A escolha de uma cidade para viver e trabalhar é algo bastante pessoal, mas existem algumas italianas que além de ter uma ótima qualidade de vida, oferecem também mais oportunidades de emprego. Elas serão apresentadas abaixo e vale a pena a pesquisa:
-
Aosta;
-
Bolzano;
-
Trento;
-
Milão;
-
Florença;
-
Bolonha;
-
Turim;
-
Roma;
-
Verona;
-
Gênova.