Visão Geral da Noruega
A Noruega é um país de nome oficial “Reino da Noruega” que se localiza em uma área mais ao norte do continente europeu, em uma região que é conhecida como Europa Setentrional. Essa região é constituída por outros países Nórdicos, como por exemplo a Suécia, a Dinamarca, as Ilhas Feroé, a Finlândia, entre outros.
O país ocupa o arquipélago ártico de Svalbard e a Península Escandinava na região do ocidente, e isso tudo é garantido através do Tratado de Svalbard. Já a região que compreende a parte do continente do país, divide fronteira com a Suécia, com a Rússia e com a Finlândia. Ainda possuindo todo esse território que foi apresentado, a Noruega ainda faz a reivindicação de um outro território, que se localiza na Antártica, que é chamada Terra da Rainha Maud.
A religião que conta com mais seguidores fiéis na Noruega é a protestante luterana e a maioria da população faz parte da Igreja da Noruega, porém, existe o fato de que as pessoas não são muito assíduas em atividades religiosas, ou seja, a incidência é bem baixa. Os sacramentos que mais despertam o interesse dos fiéis são aqueles mais clássicos e tradicionais, como o casamento, o funeral, a crisma e o batismo. Isso acontece porque esse tipo de sacramento é muito valorizado e legitimado, tanto considerando o aspecto cultural, quando o aspecto social.
As maiores cidades norueguesas, em relação ao número de habitantes – em ordem da mais numerosa para a menos numerosa – são: Oslo, Bergen, Trontêmio, Stavanger, Fredrikstad-Sarosborg, Drammen, Porsgrunn-Skien, Kristiansand, Tromso e Tonsberg. A língua oficial do país é o norueguês, que é uma língua bem próxima e semelhante ao dinamarquês e ao sueco. O idioma conta ainda com duas principais formas, sendo que uma delas é o nynorsk, e o outro o bokmal, que é a mais falada.
A respeito de sua estrutura social, a Noruega ainda mantem um modelo de Estado de Bem Estar Social, que também é conhecido como modelo escandinavo. Esse modelo visa seguir uma linha de organização política e social, onde o Estado funciona como um promotor de ações sociais, além de organizador da economia. Seu principal embasamento foi através de um modelo nórdico, que tinha ainda outras responsabilidades, como por exemplo o ensino superior com direito a subsidio, o direito a saúde universal e um regime considerável e digno de uma previdência social.
Considerando todos esses pontos, fica fácil entender como a Noruega já ganhou tantos títulos e foi eleita várias vezes em rankings muito bons, como por exemplo o fato de vir sendo eleita há mais de dezoito anos como o país mais desenvolvido do mundo, segundo os variados relatórios de desenvolvimento humano. Outro título foi recebido no ano de 2009, quando a Noruega foi nomeada pela ONU – Organização das Nações Unidas, como o melhor local do mundo para se viver. Além desses que já foram citados, a Noruega também já recebeu, em 2007, o título de país mais pacífico do mundo, conforme apontou o Índice Global da Paz, e no ano de 2017, quando a Noruega foi considerada a nação mais feliz do mundo, passando até mesmo a Noruega, que era que se encontrava no topo desse ranking no ano de 2016.
Por mais que a Noruega tenha escolhido não fazer a adesão com a União Europeia, o país é capaz de manter ótimos e positivos laços com todos os países que compõe essa união, e também com outros, como por exemplo os Estados Unidos. Observando isso, o país é considerado um país que é um exemplo de cooperação e diplomacia, já que ele já ajudou em muitos processos delicados, como nas negociações de trégua com o Sri Lanka dos Tigres Tamil. A respeito da Organização das Nações Unidas, é membro e um das maiores contribuintes financeiras da mesma.
A Noruega é um Estado unitário, que é constituído por várias subdivisões administrativas, que são os condados, também conhecidos como fylker e as comunas, que também são chamadas de kommuner. O regime político que lá é adotado, é o de Monarquia Constitucional Hereditária, mas ainda assim, também é uma democracia parlamentar, onde quem está ne chefia nos dias de hoje é o Rei Haroldo V.
O país, sendo exemplo de diplomacia, ajudou muito na fundação de muitas organizações importantes, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN; O Conselho da Europa – COE e o Conselho Nórdico. Além desses citados, a Noruega é ainda membro de organizações como o Espaço Econômico Europeu, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE e a Organização Mundial do Comércio – OMC.
Empregos na Noruega
A Noruega é um dos países que os brasileiros mais consideram morar e se estabelecer, principalmente em questões de carreira, por todos os pontos que já foram apresentados acima a respeito de qualidade de vida. Além disso, lá é possível encontrar muitas vagas para estrangeiros, e elas são possíveis de serem encontradas em sites específicos, por exemplo.
No país, o custo de uma vida de qualidade é bem elevado, porém, os empregos também são muito bem pagos, principalmente para quem deseja ir morar em Oslo, que é a capital do País. A moeda norueguesa é chamada de Coroa Norueguesa, ou apenas NOK, e com apenas um real, é possível obter três NOKS.
Até mesmo as pessoas que não fizeram faculdade conseguem bons salários na Noruega, mas o que mais se indica é que assim que se decida mudar pra lá, se aposte fortemente na realização de um curso superior, pois aí sim os salários se tornam bem altos.
Os dois principais e mais efetivos sites de emprego da Noruega são o Nav e o Finn, e os dois contam com traduções para o inglês, o que já facilita bastante na busca de um emprego. Falar norueguês também pode ser um ponto muito interessante, e um diferencial significativo. O salário médio norueguês gira em torno de vinte e dois mil a vinte e nove mil NOKS, que convertido para o real, fica entre aproximadamente nove mil e doze mil reais.
Empresas que Contratam Estrangeiros
Na Noruega algumas empresas tem maior tendência a contratar estrangeiros, e são elas:
- Norsonic AS;
- International Law and Policy Institute;
- Moravia;
Entre outras. Elas presam muito para que a pessoa saiba o inglês pelo menos, e que tenha alguma graduação específica.