Marte é considerado o Deus da Guerra na mitologia grega, tem duas luas: Phobos e Derimos. Phobos significa medo e Derimos significa terror. São nomes bem apropriados para acompanhar o planeta Marte.

Planeta
Phobos
Mais parece uma batata espacial, com aparência de solidez e firmeza estudos demonstraram que ela é densa o suficiente para ser sólida em sua essência, mas não como um todo, o que corresponde na verdade entre 25 a 35% de sua estrutura ser porosa. Os astrônomos pensam em Phobos como um aglomerado de pedregulhos espaciais juntos, formado por pedras dos mais diversos tamanhos que por muitas vezes não se encaixam direito, deixando grandes intervalos vazios entre uma rocha e outra, dando assim a formação de porosidade. Neste último dia três de março a sonda espacial Mars Express, da Agência Espacial Européia, deu o primeiro rasante sobre a superfície de Phobos para mapeá-lo em maior detalhamento possível.

Trazer Um Pedaço da Lua de Marte!
Reconhecendo o satélite
Nesse primeiro sobrevôo de uma série, a própria transmissão dos dados pelo rádio foi utilizada para haver uma noção mais precisa sobre a gravidade de Phobos. A exemplo da nossa lua, Phobos sempre mostra a mesma face para Marte, por isso a sonda precisa orbitar uma trajetória para que passe por trás, para conseguir obter acesso à parte externa não visível. Nos dias 7, 10 e 13 de março isso foi conseguido.. Nestes dias, a sonda conseguiu sobrevoar Phobos a uma altitude de apenas 67 km. Com uma distância tão reduzida, a resolução das fotos obtidas é de 4,5 metros. Os rasantes tem por objetivo identificar locais de pouso para uma missão que a Rússia deve levar em 2011, denominada A Missão de Phobos-Grunt é pousar, coletar informações e amostras do satélite e retornar à Terra em posse destas. Com as imagens realizadas pela Mars Express, já foram escolhidos dois locais para o pouso.

Fases
Surgimento do Phobos
Isso ainda é um mistério, mas existem três cenários possíveis. O primeiro seria a teoria de que Phobos foi um asteróide capturado pela órbita de Marte. A Segunda sugere que Phobos foi formado naquele local, oriundo de restos da formação de Marte, logo abaixo dele. A outra teoria é a de que Phobos foi formada por uma colisão violenta de um meteoro com a superfície de Marte, deslocando detritos e formando assim o corpo do satélite. Teremos um pouco mais de informação sobre o surgimento, o terreno e a consistência de Phobos quando da volta da missão russa, prevista para o segundo semestre do ano que vem, e com conclusão prevista para daqui a alguns anos.