Erupção do Vesúvio

População Dizimada

Pesquisadores de Nàpoles, na Itália, divulgaram um estudo que atesta que a erupção do vulcão Vesúvio, na cidade de Pompéia no ano de 79, foi provocada por um calor de cerca de 600º C , matando instantaneamente todos os moradores da cidade romana, e não por sufocamento pelos gases emitidos, como todos pensavam.

Erupção

Conclusão dos Cientistas

Segundo especialistas em vulcanologia, que examinaram restos de cinzas do solo da cidade, moldes dos corpos das pessoas que ficam guardados em um museu e pedaços de ossos humanos,relataram que esses últimos, apresentavam pequenas fraturas,com alteração da cor e desenvolvimento do processo de cristalização, que são efeitos próprios de exposição a altas temperaturas. Na primeira fase da erupção, deve ter havido uma intensa chuva de cinzas e pedras que formaram um estrato de cerca de 3 metros de altura, fazendo com que várias pessoas morressem soterradas, e as que sobreviveram chegaram a óbito devido a onda de calor intensa de 600ºC, cuja sensação é como a explosão de uma bomba atômica.

Como Ocorreram as Mortes

De acordo com o pesquisador, a posição dos restos mortais das vítimas comprovam a tese de que suas mortes foram instantâneas, pela posição dos moldes, que demonstravam que houve um enrijecimento muscular, no instante em que as pessoas morreram. Se a morte fosse por sufocamento, o sofrimentos das pessoas seria maior e haveria indícios de que elas haviam se movimentado. Anteriormente, a tese sustentada era de que o óbito dos habitantes de Pompéia, seria consequência dos indivíduos serem sufocados pelos gases da erupção vulcânica, no entanto, essa hipótese nunca foi comprovada.

Área de Risco

A pesquisa também indicou que a área de risco ao redor do vulcão, é maior do que se pensava anteriormente. Pelo cálculo feito pelos cientistas sobre a quantidade de cinzas depositadas, observando-se que o gás pode conservar uma temperatura alta em cerca de 20 Km de distância. Mesmo havendo pouca cinza, o risco não é menor, ao contrário, a temperatura muito alta é uma das principais causas de óbitos nessas situações de risco. Esses dados estatísticos são necessários para que seja revisto o plano de emergência atual em Nápoles, onde o Vesúvio fica situado a 10Km dessa cidade, e em torno dela também já se formaram outros pequenos lugarejos que podem ser atingidos, em caso de nova erupção vulcânica.

Segundo especialistas, o risco vulcânico é calculado baseado em diversos fatores, como por exemplo: A possibilidade de haver uma erupção, as habitações e os números de pessoas, além das indústrias próximas à área. Grande parte das catástrofes que aconteceram ultimamente, foram causadas por um cálculo de risco errado da defesa civil, apesar de não ser possível fazer uma previsão exata sobre quando o Vesúvio entrará em erupção de novo, sendo que a última vez foi no ano de 1994. Por isso, os especialistas em vulcanologia devem sempre trazer a público suas descobertas importantes para prevenir possíveis riscos às cidades em torno dos vulcões ainda ativos.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ciência

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.