O Grande Canal Da China

O Grande Canal da China ou Canal Jing Han é considerado o rio artificial mais antigo do planeta. A sua construção foi por ordem do Imperador Yang Guang, no ano 605, além de ordenar também a transferência da capital da China para outra cidade, Luoyang.

O Grande Canal Da China - P/B

O Grande Canal Da China – P/B

Demorou cerca de seis anos para que toda a obra ficasse completa porque juntaram os canais que estavam em seu caminho. Conectaram o Rio Amarelo com o Haihe, Yangzi, ao Huai, entre outros. A sua extensão total é de 1.794 km, que vai da capital Pequim e encerra ao sul de Hancheu.

O Caminho do Grande Canal da China

O canal passa por outros municípios após deixar Pequim como Hebei, Jiangsu, Tianjin, Zhejiang e Shandong. Passando por Hancheu o canal cerca o lago Tai para então desembocar na cidade de Sucheu. Um dos trechos mais marcantes do canal é aquele que fica entre Sucheu e Jingjiang (parte sul) que possui cinco pontes feitas pedra cujas margens possuem arcos distribuídos como pagodas.

A área central do Grande Canal tem correnteza forte que torna o caminho até o norte mais complicado. Nessa região o canal conta com as águas de diferentes lagos além das águas do rio Yangzi. A porção de terras da região oeste (chamada de Shanghe que significa “em cima do rio”) é mais elevada do que as terras que ficam a leste (chamada de Xiahe que significa “debaixo do rio”).

A área mais extensa em largura do Grande Canal da China é a norte que tem seu trecho desde o leito antigo do Rio Amarelo até Tianjin. O caminho do canal continua até a região de Shandong em que várias lagoas dão origem a um lago que recebe o nome de Zhouyang. A cidade de Ziningzhou fica ao norte do lago, uma área que de acordo com alguns mapas antigos era um tipo de canal seco que teve essa função até meados de 1853.

O Trecho Mais Antigo do Grande Canal da China

O trecho reconhecido como o mais antigo do Grande Canal da China é aquele entre o Yangzi e o Rio Amarelo. A base para essa afirmação é o fato de que o trecho é citado nos livros do pensador e filósofo chinês Confúcio num período de cerca de 486 a.C. Acredita-se que o trecho passou por obras de reparo no século III a.C.

A segunda parte mais antiga do Grande Canal é o trecho entre Yangzi e Hancheu (parte sul) que tem sua construção datada de meados do século VII a.C. A parte norte do canal deve ter sido construída entre os anos de 1280 e 1283 e embora não seja muito usada atualmente tem grande relevância por representar uma prática ligação entre o norte e o sul.

O principal problema da parte norte é receber toda a bacia do Rio Amarelo sendo difícil de navegar. Sua estrutura não está bem preservada também. O canal tem como áreas mais utilizadas as zonas central e sul que possuem a função de unificar os povos do entorno do canal.

Grande Canal da China – Construção Grandiosa

Essa construção impressionante entrou para a lista de patrimônios mundiais da humanidade da UNESCO pelo fato de ser a mais extensa construção feita pelo homem antes da Revolução Industrial. Mesmo sem tecnologia moderna os chineses conseguiram erguer um canal grandioso que liga nada menos que três rios e cinco lagos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.