Cuba

Cuba é uma República Socialista da América Central, localizada ao Norte do Mar Caribe. Cuba primitiva, foi povoada por etnias e culturas diferentes, principalmente pelos índios Siboneyes e os Taínos que se dedicavam a agricultura além de oleiros. Conquistados pelos espanhóis, foram dizimados, sendo que somente algumas famílias isoladas se encontram mantendo seus costumes, tradições e cultura Cuba. Cuba esteve sob o domínio espanhol por quatro séculos. Quando em novembro de l898 os Estados Unidos procura expandir o poder, invadem Cuba, expulsam os espanhóis e instalam um Governo Militar que teve a duração de aproximadamente quatro anos.

Cuba

Cuba

Quando em 22 de Maio de l902 foi proclamada a República de Cuba, fato que não lhe deu a independência total, em virtude de uma Emenda Constitucional, a Emenda Platt, que concedia aos EUA o direito de interferir nos assuntos internos da Ilha, o mesmo que aconteceu com Porto Rico. Finalmente em l959, o Homem de Ferro cubano, Fidel Castro, no comando de suas tropas, expulsa do território cubano os soldados americanos, estabelecendo finalmente a independência de seu país. Fidel Castro organizou o governo de Cuba em um Sistema Socialista baseado no modelo Marxista-Leninista, na forma de um partido único, sem eleições diretas e sem liberdade de imprensa. O mesmo que Hugo Chaves está fazendo aqui na nossa vizinha Venezuela, onde a liberdade de imprensa está sendo suprimida, embora não de maneira oficial.

História

Havana

Fidel Castro exerceu o poder em Cuba, como chefe do governo e chefe do estado. É duro ser irmão mais novo, deve ser o que pensou Raul Castro, ao assumir, interinamente o governo, em novembro de 2006, devido ao estado de saúde de seu irmão Fidel Castro que renunciou. Raul Castro assumiu o governo e desde então vem dando sinais de uma leve mudança em seu regime, que é único na América Latina, ainda sob a égide do Regime Socialista. No Período de Fidel Castro, Cuba viveu momentos incríveis de grandes dificuldades econômicas socorrendo-se seguidamente da Rússia, que tinha em Cuba, uma aliada no costado dos EUA, o que estrategicamente é muito importante.

Mapa

Mapa

A economia cubana, baseada na agricultura, mais especificamente no açúcar, não era o suficiente para sustentar as contas do governo, tendo em vista as pesadas sanções econômicas impostas a Cuba. A União Soviética foi a principal compradora dos produtos cubanos, onde o açúcar sempre foi o principal produto de exportação. Hoje, o governo de Raul Castro promete dizimar as proibições em Cuba, inclusive já liberou a venda de computadores, celulares e aparelhos de televisão em seu país. Esporte é saúde, e Fidel Castro merece o registro sobre o que fez em seu país, em relação aos esportes, principalmente os Olímpicos, onde os cubanos se tornaram verdadeiros campões e são hoje, uma das maiores forças olímpicas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.