Como Programar Viagens de Férias?

Programar uma viagem de férias ajuda a minimizar os contratempos, riscos de você esquecer alguma coisa e permite que você gaste menos e aproveite mais sem aborrecimento.

Para ter uma boa viagem de férias inesquecível, uma coisa não pode faltar: o planejamento. Com ele, você irá aproveitar bem mais, gastar menos e se livrar de possíveis aborrecimentos. Confira essas dicas e comece a planejar a sua próxima viagem.

Defina o Destino

O primeiro passo é o que você quer da viagem. Você quer curtir ou descansar? Irá com sua família, amigos ou a dois? Prefere montanha ou praia? Esse é o primeiro ponto a ser decidido no planejamento da viagem e evita levar pessoas que querem agito para uma praia tranquila, ou em uma cidade sem vida noturna, por exemplo.

Programe-se Financeiramente

Decidir viajar da noite para o dia pode até legal, mas do que adianta aproveitar e voltar da viagem com o peso das dívidas? Se você se programar e guardar um pouco de dinheiro por mês, ainda que seja pouco, quando chegar época de viajar poderá contar com essea pequena quantia que você guardava por mês para negociar valores de pacotes, conseguir pagar a vista sua viagem para ter descontos, ou até para gastar à vontade com passeios, compras e presentes.

Defina a Data

Escolher uma boa data para fazer a viagem é essencial. Se você quiser encontrar temperaturas mais agradáveis em viagens ao exterior, por exemplo, umas das melhores épocas são o outono e a primavera. As viagens de férias costumam acontecer em períodos de alta temporada, época em que os preços sempre aumentam, das passagens, das viagens, hospedagens e pacotes turísticos.
Na baixa temporada muitas pessoas não costumam viajar por causa do frio e os preços podem cair em até 50% em alguns lugares, o que pode ser bastante vantajoso, caso você queira viajar com toda a família.

Dependendo do local escolhido, até as filas das atrações são mais curtas, permitindo que toda a família aproveite mais da viagem. A antecedência também é um fator importante, pois pode ajudar você a encontrar preços mais em conta e também você pode parcelar a viagem em mais vezes, para que quando chegue a data, você já tenha quitado uma pouco das despesas.

Escolha do Meio de Transporte

De ônibus, avião ou carro? Tudo depende de onde quer ir, do perfil e de quantas pessoas você vai levar. Para destinos distantes o avião é a melhor opção. O valor da passagem depende do lugar para onde você vai e também se prefere primeira classe ou econômica. Comprando as passagens antecipadas você pode conseguir ótimos descontos, e também existem as promoções quase todos final de semana com preços bem abaixo do normal.

Outra opção para economizar com a passagem são as milhas acumuladas em programas de fidelidade para pagar menos e até viajar de graça. Já para quem gosta de viagens demoradas de aproveitar as paisagens ao longo da estrada, e escolheram lugares mais perto, viajar de avião ou carro é uma das melhores opções. Para viajar de carro você deve estar com a documentação em dia do veículo, é imprescindível fazer uma boa revisão para garantir que o carro esteja em condições de viajar, evitando dores de cabeça durante as férias. Se for de ônibus é bom você sempre ficar ligado na quantidade de horas de viagem, pois ao contrário de viajar de carro que você pode para em qual quer hora, no ônibus as paradas são limitadas. Nos dois casos, leve alimentos, como frutas, biscoitos e água, para o caso de dar fome antes de locais de parada, essa pode ser uma opção econômica.

Quem estiver pensando em alugar um carro durante as férias, deve ficar atento às leis do país, no caso de viagens ao exterior, e ao contrato de locação, o que também deve ser verificado no caso de viagens nacionais também. Programe a viagem verificando todos os documentos necessários, validade dos passaportes, necessidade de vistos e de vacinas específicas exigidas em alguns destinos. Antes de sair de casa, faça um check list de todos os documentos dos viajantes.

Defina o Roteiro

Conhecendo o lugar que você vai, a companhia da viagem e o transporte utilizado, você já pode começar a planejar o roteiro. Para isso, tenha em mente quantos dias você irá viajar. Não adianta criar um grande roteiro com visitas a 10 cidades sendo que vai ficar pouco tempo, por exemplo. Isso fará com que, no final, você não aproveite como esperava. Considere o tempo que você irá gasta nas estradas, aeroportos, rodoviárias, traslados e, é claro, quando você for dormir, pois o descanso também é necessário para aproveitar.

Para destinos com muitas opções de locais a serem visitados, defina períodos maiores. Consulte também os principais pontos turísticos de cada local para não perder nada de importante. Pesquise e peça opinião de amigos que já viajaram para o lugar que está querendo ir, para escolher as melhores atrações, hotéis e restaurantes.

Cuidado Com os Exageros

Todo excesso é prejudicial, e quando se trata de viagem, exagerar adquire um sentido ainda mais grave. Na hora de escolher o que vai comer, principalmente se for entrar em contato com uma culinária local, a qual você não está acostumado, vá com cuidado. Alguns pratos, como os feitos com frutos do mar, podem provocar infecções e alergias em pessoas mais sensíveis. O tempero diferente também pode gerar mal estar em algumas pessoas.

Evite exagerar na exposição ao sol, sobretudo nos horários de maior incidência de raios solares e, em hipótese alguma, descuide do protetor solar, tanto em você quanto nas crianças. Fazer compras durante as viagens pode ser uma delícia, mas procure não se exceder, para quando voltar à rotina normal poder lembrar da viagem com alegria e não com tristeza e arrependimento ao conferir a fatura do cartão de crédito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.