Helicópteros Gigantes

Um dos grandes helicópteros conhecidos é chamado popularmente de Nato Homer, mas originalmente é o soviético Mil Mi-12 ou W-12, sendo tido como o maior helicóptero da história, descrito no Guinness Book.

Características do MI-12

O MI-12 é o único helicóptero que usa dois rotores na transversal que remove a utilização do rotor traseiro. Cada um dos rotores possuía um tamanho de aproximadamente 35 metros. O mesmo era tão enorme que a extensão entre um rotor ao outro chegava quase 67 metros, maior que a envergadura alcançada pelo Boeing 747.

Sua fabricação teve início em 1965 tendo no primeiro teste erguer aproximadamente 35.000 kg. No mês de agosto de 69, o Mi-12 foi capaz de levantar a uma altura aproximada de 2.255 metros, 54.205 kg, alcançando um Record.

Houve ainda um Mi-12 registrado sob número CCCP-21142 / H-833 que teve sua construção feita na Europa, com apresentação em Paris, no Le Bourget, Paris, já no começo da década de 70. Embora tenha obtido sucesso, o helicóptero não obteve as especificações pretendidas, e, por isso, o programa acabou sendo cancelado contando com a produção de apenas 03 aeronaves. Há quem especule que aconteceu a construção de um quarto protótipo, que sofrera uma queda ainda nos testes, porem ninguém teve a confirmação oficial do fato.

Um modelo de Mi-12 pode ser visto no Museu Monino, que pertence à Força Área Russa, nos arredores de Moscou. O deles se encontra em Lyubertsy-Panki, na fábrica de helicópteros Michail Leontjewitsch Mil, também perto de Moscou.

Apenas dois protótipos do V-12 foram feitos, entretanto,  ainda que fosse muito grande e com enorme poder de carga, tal o projeto passou a ser tido como uma falha pelas autoridades soviéticas e fabricantes. Tal helicóptero tinha tamanho exagerado demais e, com isso apresentava dificuldade na manobra, não se mostrando uma máquina prática.

Principais Características

  • Número de Tripulantes: 08
  • Capacidade Total de Carga: até 50.000 (cinquenta mil quilos)
  • Tamanho do rotor: 50.00 X 02 metros
  • Total do Comprimento: Aproximadamente cinquenta metros
  • Altura do protótipo: 13,50 metros
  • Peso do helicóptero contando com a carga máxima: 100.000 kg
  • Extensão do disco: 1,924 m²
  • Peso máximo da aeronave para atingir a decolagem: 105.000 kg
  • Velocidade máxima a ser atingida pelo helicóptero: 260 km/h

Mais Informações Sobre Helicópteros

A palavra Helicóptero deriva do grego, fazendo uma junção de termos, espiral e asa. É uma aeronave que usa asas rotativas, sendo bem mais pesada do que o ar, elevada em função de um ou mais rotores (propulsores) que se encontram na horizontal e, quando entram em giro através do motor, mantém uma propulsão e uma sustentação necessária para levantar voo. Em razão das pás que compõem o rotor se moverem ao redor de um mastro, os helicópteros são classificados como sendo aeronaves com asa giratória, distinguindo-os das demais que usam uma asa fixa convencional, como o avião.

Contrastando com aquelas de asa fixa, o helicóptero é capaz de pousar e decolar na vertical, além de poder pairar e seguir para trás e para frente, e ainda voar na lateral. Essas funções permitem que a aeronave seja usada em regiões isoladas ou congestionadas, nas quais as aeronaves de asa fixa seriam incapazes de decolar ou pousar.

Partes do Helicóptero

Partes do Helicóptero

A propriedade de poder pairar por períodos longos de tempo e ainda de aterragem e de decolagem vertical concede aos helicópteros a capacidade de cumprir tarefas que diferenciadas. Os helicópteros foram construídos e desenvolvidos no decorrer da primeira parte do século XX, com alcance e produção limitados, entretanto foi apenas na década de 40 que uma dessas aeronaves, projetadas por Igor Sikorsky teve sua produção feita em larga escala, contando com a construção de 131 aeronaves.

No fim dos anos 50, essas aeronaves passaram a ficar especializadas e a se desenvolverem, chegando a atingir a velocidade de até 260 km/h, podendo receber até 44 pessoas a bordo. Com o passar dos anos os helicópteros se tornaram um símbolo de poder, uma fonte de status, especialmente no ramo dos negócios. Isso teve início quando a Bell, companhia norte-americana, não foi agraciada com a encomenda de helicópteros, e por fim, em 65, fez a adaptação da aeronave para a área civil. Tal meio de transporte passou a ser como um modelo popular, ganhando lugar entre os homens de negócios, que privilegiavam o ganho de tempo e o conforto.

Na década de 70, passou por melhorias, passando a ser novamente de interesse militar, sendo vendido a várias forças armadas ao redor do mundo. Para a área militar foi fabricado o AH-64 Apache, servindo como base para os modelos mais modernos.

Nos anos 90, passou a ser fabricado o Augusta Westland EH101, um modelo diferente que suportava operações militares, transporte de passageiros, e salvamento de pessoas a deriva no mar. Com o advento da mais alta tecnologia, diminuiu o consumo de combustível, o grau de barulho também, e ainda foi reduzida a vibração da aeronave durante o voo. Desta maneira, também passa a haver um desgaste reduzido da estrutura.

Desta maneira, pudemos observar que o helicóptero é uma aeronave que tem passado por constantes melhorias, e, depois de ter sido usado para fins militares e civis, obteve um especial estatuto dentre outros tipos de transporte. Tornando-se importantíssimo em ocasiões de guerra, salvamento, ou sendo um transporte luxuoso.

Curiosidades Sobre o Helicóptero

  • O primeiro helicóptero produzido em larga escala foi o Sikorsky R-4, em 1944.
  • Sikorsky HH-52 Seaguard era um helicóptero anfíbio, podendo ser usado na água.
  • Um dos modelos mais produzidos no mercado foi o Helicóptero Bell 206.
  • A aeronave que leva apenas uma pessoa é o Helicóptero Dornier Do-32.
  • O helicóptero maior já fabricado foi o Mil Mi-12.
  • No caso do Helicóptero Bristol Belvedere, com duplo rotor, tinha uma porta própria para receber uma grande carga e com capacidade para o levantamento vindo de fora, usado com maior propriedade para fazer o transporte de paraquedistas, bem como na liberação de  vítimas e, cargas e descargas de materiais.
  • Todas aeronaves mencionadas fizeram grande diferença na aviação mundial, já que cada uma delas carregava uma particularidade, que, à época, era algo bastante inovador e diferente. Tudo muito chamativo, especialmente nas décadas de 40 à frente.

Aproveite o texto e pesquise maiores informações sobre as aeronaves que renovaram os céus.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Transporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.