Sonho de Mulher: Carro que Estaciona Sozinho

O Machismo

O machismo é um assunto cada vez mais pautado nos dias atuais, isso porque estamos inseridos em uma sociedade totalmente machista, ainda que algumas pessoas lutem bastante para que isso seja transformado, tendo em vista que isso se reflete em vários outros aspectos sociais, que vão desde a desigualdade de direitos e de salários entre os homens e as mulheres, até mesmo aos altos índices ainda existentes de casos de assédio, violência e estupro.

Ainda que seja vivenciado diariamente, a definição de machismo ainda não é totalmente clara para todas as pessoas, mas ele pode ser conceituado basicamente como uma forma de preconceito – que pode ser expressado por meio de atitudes ou de opiniões faladas (como piadas, por exemplo, que são inclusive o foco do artigo de hoje) – que tem a tendência de irem contrário a qualquer tipo de igualdade entre os gêneros, mas mais do que isso, colocando sempre o gênero masculino em um patamar mais alto, quando comparado ao gênero feminino.

Dessa forma, são possibilitadas a ocorrência das mais diversas opressões, e isso acontece nas mais variadas formas, sempre colocando as mulheres em um nível muito inferior. Quando o machismo é visto de forma prática, uma pessoa pode ser entendida como machista é simplesmente aquela que acredita realmente que uma mulher não tem o direito ou não deve possuir os mesmos direitos e realizar as mesmas atividades que um homem, seja isso no que diz respeito a aspectos intelectuais, sociais ou físicos.

Machismo

Machismo

O pensamento machista é totalmente cultural, sendo passado de geração em geração há muito tempo, e é por isso que ele se encontra imerso nas mais variadas áreas da sociedade, indo desde a economia até as artes, e passando pela religião, pela política, pela mídia e pela família. Todas as atitudes e palavras machistas – em qualquer uma dessas áreas – foi naturalizada e normalizada por muito tempo, mas de algumas décadas para cá, as pessoas tem se mostrado indignadas com tais atos, principalmente as pessoas que são pertencentes a movimentos e / ou coletivos feministas, que tem o enfoque de lutar de fato pela igualdade de gênero e consequentemente pela extinção do machismo e de toda a cultura que o envolve.

Entre todos os locais da sociedade que o machismo possui força, a família é uma das principais e também é uma das mais debatidas nos dias de hoje, já que na maioria dos núcleos familiares de todo o mundo, a ideia do patriarcado, ou seja, da figura paterna e masculina como superior, é algo presente desde sempre. Aos homens sempre é atribuído o papel de sustentar o lar, enquanto as mulheres tem tendência de serem submissas e de cederem a vontade dos homens. Isso faz com que o machismo continue consolidado na nossa vida.

Ilustração do Machismo

Ilustração do Machismo

É evidente essa ideia do machismo dentro da família, quando se percebe o quão desigualmente as tarefas domésticas são distribuídas, já que na grande parte das vezes a mulher fica responsável por cuidar e educar seus filhos, cuidar da casa sozinha e trabalhar fora para complementar da renda, enquanto o homem tem o principal papel de trabalhar fora e ocasionalmente realizar as outras atividades que foram citadas anteriormente, como organizar a casa e cuidar integral e diretamente dos filhos.

Todo esse machismo e esse patriarcado também podem vir a afetar os homens, claro que não no mesmo nível, mas refletindo-se em uma masculinidade tóxica, que é basicamente a necessidade de o homem provar várias coisas para a sociedade, como a virilidade, a agressividade, o poder, a força, a sexualidade, entre outros pontos. Porém, essa nem é a pior parte, já que, além disso, os homens também são levados a reprimir qualquer característica que seja considerada (muita vezes erroneamente) um pouco mais masculina, como a sensibilidade, a vontade de se vestir bem e de ser vaidoso, a necessidade de chorar, etc.

As Piadas Envolvendo O Tema De Que Mulheres Dirigem Mal

“Mulher no volante, perigo constante”, “Vai dirigir um fogão”, “O sonho de toda mulher é encontrar um carro que saiba dirigir sozinho”, “Sai da frente, que tá vindo mulher”, entre outras falas, são piadas que ao invés de serem divertidas e engraçadas, são extremamente machistas e preconceituosas, assim como todas as outras, que como já foi dito acima, evidenciam muito como nossa sociedade ainda precisa melhorar.

Porém, ao contrário do que essas piadinhas levam a crer, uma empresa britânica de locação de veículos já fez uma pesquisa onde constatou que as mulheres dirigem melhor do que os homens, e isso faz com que toda possível intensão de manchar a imagem das motoristas vá por água abaixo.

Mulher Dirigindo

Mulher Dirigindo

Fazer Piadas Machistas Podem Ocasionar Consequências Mais Sérias

Todas as demonstrações de machismo, até mesmo aquelas consideradas mais bobas, como os estilos de piadas que foram apresentadas acima, podem acabar gerando consequências muito mais sérias do que se possa pensar. De maneira geral, isso influencia em vários dados estatísticos, como o fato de pouquíssimas mulheres estarem em cargos de liderança em grandes empresas, ou seja, total reflexo da desigualdade de emprego e de salários. Além disso, essas atitudes machistas refletem no maior acontecimento de violência doméstica, casamentos a força, mutilação genital, feminicídio, entre várias outras coisas extremamente tristes.

Charge de Machismo

Charge de Machismo

Agora, falando mais especificamente a respeito dos tópico anterior e do foco desse artigo, que são as piadas envolvendo mulheres e direção, isso também acarreta muitos problemas diretos à vida das mulheres, já que esse preconceito já foi alvo de estudos e pesquisas, onde foram encontradas evidências de que toda essa crença de que as mulheres são más motoristas acabam fazendo com que elas realmente se sintam com maior tendência a cometer algum erro, já que isso diminui a confiança das mulheres no volante e consequentemente diminui também o desempenho das mesmas. Dessa forma, esse é mais um ponto de como o machismo pode ser extremamente prejudicial nas mais diversas áreas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.