Enterrado na Picape

As Picapes

As picapes (palavra que também pode ser escrita como “pickup”), também conhecidas como caminhonetes, são um tipo de automóvel caracterizado principalmente por conter uma carroceria, ou algum outro tipo de reservatório em sua parte traseira, que tem como objetivo realizar transporte dos mais variados tipos de carga. Para o CTB, ou Código de Trânsito Brasileiro, a picape pode ser entendida como um pequeno caminhão, já que assim como os maiores, ela é um automóvel com capacidade para passageiros e para cargas, cada um se localizando em um compartimento diferente.

Na maior parte das picapes, a parte traseira e superior é aberta e separada completamente da cabine, para que dessa forma seja possível que o chassi se flexione, auxiliando assim no transporte das mais variadas cargas, como já foi brevemente apresentado acima. O principal fator que difere as picapes dos caminhões, é que um caminhão normalmente possui um chassi de ferro em formato tubular, ou ainda uma cabine que se encontra flutuante, juntamente com uma seção para a carga separada para permitir a flexão do chassi que já foi citada, e com tudo isso, o caminhão conta com dimensões bem maiores, que permitem também uma carga muito mais pesada, ao contrário das picapes, que tem uma certa limitação nesse quesito.

As picapes, juntamente com todos os detalhes do seu projeto, podem variar muito conforme o país de fabricação e de venda, já que cada local tem a tendência de se especializar em um tipo e em um estilo desse modelo de veículo. Por exemplo, enquanto nos Estados Unidos as picapes tem um tamanho maior, sendo consideradas veículos de grande porte e pesados, no Brasil o mais comum é se encontrar veículos um pouco menores e mais leves, sendo os principais nomes o Fiar Strada, o Ford Courier, o Ford Pampa, o Volkswagen Saveiro, o Peugeot Hoggar e o Chevrolet Montana.

A primeira picape a ser fabricada, teve como inspiração o Ford T, um importante carro na história da indústria automobilística mundial, tendo assim somente a sua parte traseira modificada. Os primeiros tinta mil modelos fabricados tinham sua parte para a carga regulável. Com o passar dos anos as picapes foram evoluindo, até chegar no resultado que conhecemos hoje em dia.

Os Amantes de Picapes

As picapes foram criadas originalmente para servirem como um veículo exclusivo para trabalho, principalmente aqueles que não precisavam de transportar um peso muito grande, mas que ainda assim demandavam espaço, o que geralmente é visto em trabalhos comerciais, por exemplo. Porém, esse objetivo foi ficando de lado com o passar do tempo, se tornando na verdade um carro de passeio e conquistando muitos amantes por todo o mundo.

Todo esse sucesso e essa conquista do coração de várias pessoas não é a toa, já que, como foi pontuado acima, a picape é um automóvel extremamente versátil, servindo para uma infinidade de tipos de utilizações, tanto para trabalho, quanto para passeio e lazer, e o melhor: um não exclui o outro. Além disso, esse tipo de carro pode também ser configurado de muitas maneiras diferentes, sendo disponível uma grande gama de motorizações, transmissões, cabines, etc. E isso é um grande diferencial, já que hoje em dia os carros de maneira geral têm cada vez menos possibilidade de personalização.

Nos Estados Unidos essa paixão é tão grande, quanto aqui no Brasil, e isso inclusive levou a um fato extremamente curioso e praticamente inimaginável, que foi o pedido de um homem que quando morresse, fosse enterrado ao lado de sua picape, e o mais importante: esse pedido foi realizado. O nome dessa pessoa um tanto quanto curiosa era Albert Dancy Jr, que faleceu no ano de 2009, aos cinquenta anos de idade após levar um tiro e que morava em Virgínia do Oeste, nos Estados Unidos.

Albert acabou sendo enterrado com, *além da picape Chevrolet 67 e uma espingarda, vários outros objetos pessoais. Tudo isso foi colocado na vala feita na própria propriedade da família, já que o cemitério não comportaria e nem autorizaria tantos “acompanhamentos”. Os familiares tiraram o motor, fluidos e todas as coisas que pudessem prejudicar o meio ambiente, antes de enterrar o carro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.