Tecnologia que Guarda Água no Solo

Em um cenário em que o clima é semi-árido, o solo é seco, as chuvas são irregulares e escassas ao longo do ano, a condição social da população que habita estes lugares é precária, pois não há grandes recursos que possam reter e armazenar água para o uso da população.

Tecnologia que Guarda Água no Solo

Tecnologia que Guarda Água no Solo

Um local como o descrito acima é o nordeste brasileiro, a região do semi-árido. Assim é preciso criar maneiras acessíveis para o armazenamento de água nestes locais. Um deles é a barragem subterrânea, consiste em cavar um canal transversalmente ao rio e cobrir a vala com um material impermeável, como uma lona, por exemplo. Isto é feito preferencialmente em períodos de estiagem, no qual o nível do rio subterrâneo está mais baixo. Com o período das chuvas e da cheia do rio, ele desembocará na barragem que, por ser impermeável, acumulará água.

Tanto a produção quanto o custo da produção de uma barragem subterrânea é baixo. Ela pode ser feita manualmente ou com escavadeiras, o que agiliza o processo. Os custos giram em torno de R$ 6.000,00, sendo o retorno alto para as comunidades, já que possuem água armazenada por um período muito maior ao longo do ano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.