Seu Blog Merece um Novo Visual

Depois de um rápido “fervor” que colocou os blogs no topo das paradas da internet, rapidamente se esgotou a criatividade dos servidores na oferta de templates interessantes para quem chegava querendo arrasar com seu espaço virtual. Afinal, sites de blog como o blogger, por exemplo, oferecem poucas opções de layouts, restringindo os usuários a adotar a mesma “cara” de milhares de outros blogueiros.
Quando o site é puramente funcional, um layout de cara limpa cumpre bem o seu papel. Mas há quem mantenha um blog para divulgar seus trabalhos artísticos, profissionais ou mesmo para discorrer sobre qualquer tema de interesse comum com ou sem fins lucrativos. Aqui, a vantagem do espaço gratuíto fica um pouco prejudicada pela simplicidade do visual.
Para quem se encaixa em um desses casos ou simplesmente cansou dos modelos padrão, basta dar uma navegada pela internet para descobrir formas de colocar um pouco – ou muito – da “sua cara” no layout. A maioria das dicas são oferecidas pelos próprios desbravadores dessas técnicas e podem ser encontradas principalmente nos fóruns de blogueiros.

Fervor

Para Fazer seu Próprio Tamplate

E existem vários caminhos, desde os mais simples – e consequentemente com o alcance de um resultado menos singular – até os mais elaborados que compreendem o uso de ferramentas ou programas como o Photoshop ou o Fireworks. Uma dica, antes de começar a pensar no seu layout particular, é dar uma pesquisada na internet em busca de tamplates já existentes. Sites como o btamplates, o mashable ou ainda o próprio site de templates do novo blogger oferecem algumas opções interessantes.
Mas se a proposta é criar um modelo a partir do zero, totalmente original, o negócio mesmo é aprender a desenvolver um a partir das dicas e orientações de webdesigners e blogueiros mais experientes. Um tutorial disponível na internet é o miyachan, que detalha todo o passo-a-passo para quem resolveu se arriscar nesta empreitada.

Ferramentas

Código Fonte

Resolvida a questão do layout, agora é momento de colocar tudo isso no ar, tarefa às vezes pra lá de complicada para quem não está tão acostumado a lidar com a linguagem HTML. Para resolver essa parte é preciso entender como funciona o Código fonte. Este é composto por diversas tags, ou seja, segmentos do código que delimitam as informações.
Cada informação inserida no Código fonte deve ser aberta e fechada com a tag referida: para abrir; para fechar. Assim, o código deve ser preenchido com informações do seu template, lembrando de inserir o código referente ao site que fará a hospedagem do seu site (há um local especificando essa questão).
Essas dicas podem ser aplicadas tanto para o desenvolvimento de tamplates para blogs quanto para layoutar sites, pois seguem o mesmo padrão.

Codigo

Por Vivian Fiorio

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.