Recuperar Energia

É geral a reclamação dos brasileiros em especial sobre o preço da gasolina, mas o que a maioria deles não sabe é que 70% do combustível que colocam no tanque do carro não são consumidos para mover o carro, mas se perdem para mover periféricos como: compressor de ar condicionado, direção hidráulica, bomba de combustível, ou simplesmente no atrito gerado pelas peças, pelo calor na combustão, a pura verdade é que de cada 10 litros de gasolina que colocamos no carro somente 3 são utilizados para o que realmente nos interessa que é o deslocamento do veiculo. Parece inacreditável que com todos os avanços tecnológicos dos dias atuais ainda estejamos com uma marca deste tipo.

Recuperar Energia

Recuperar Energia

Mas acredito que não seja por muito tempo, pois é sabido que as montadoras trabalham para recuperar energia que é perdida desta forma. Essa é a nova ordem em tempos de crise mundial e já temos alguns exemplos bem promissores dessa economia. Os freios regenerativos é um dos sistemas que se conhece com aplicação bastante prática, pois a energia cinética que o movimento do carro produz é convertida em eletricidade que serve para a alimentação do motor elétrico. O sistema conhecido por Kers, em inglês, que a F1 adotou este ano, não é uma inovação da Formula 1, este é um sistema usado desde 1997 nos modelos híbridos como é o caso do Toyota Prius.

Como

Como

Buscando soluções para problemas difíceis as montadoras trabalham para recuperar energia e a partir do ano que vem por certo este será um equipamento praticamente obrigatório se quiserem que a autonomia dos carros elétricos aumente e eles já estarão chegando ao mercado no próximo ano. A BMW se adiantando já está começando a fazer uso deste sistema em seus carros a gasolina sendo o M3, um deles, pois como esportivo tem uma diversidade muito grande de equipamentos elétricos e o sistema que economiza energia é utilizado para aproveitar a energia para uso destes equipamentos. Outro tiro certeiro das montadoras que trabalham para recuperar energia nos carros é o amortecedor também regenerativo que é instalado nos carros elétricos e tem a capacidade de absorver os movimentos da carroceria do veiculo.

Tipos

Tipos

Transformando isto em energia elétrica vai armazenando esta eletricidade em uma bateria para que seja usada depois para dar uma autonomia maior ao carro. Afinal as ruas e estradas de nosso país, esburacados como são, vão ter sua utilidade. A verdade é que é uma bela tentativa das fábricas de automóveis no sentido de economizar energia, pois este é um dos problemas da modernidade. Até agora a grande dificuldade dos carros elétricos parecia ser exatamente a autonomia, mas o empenho para solucionar este entrave é grande e se continuar assim logo terá a solução definitiva pois as montadoras não estão medindo esforços para encontrar novas formulas de economizar energia suficiente para que os carros tenham uma boa autonomia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.