Mapas Via Satélite

Uma das grandes inovações tecnológicas a que temos acesso é com certeza o desenvolvimento de mapas via satélite. A possibilidade de utilizar as imagens captadas por satélites para visualizar mapas em tempo real tem facilitado a vida das pessoas além de ter contribuído para diversos segmentos como o monitoramento do meio ambiente, detecção de áreas propensas a incêndios entre outros.

Google Earth

Não tem como falar a respeito de mapas via satélite e não pensar no Google Earth, não é mesmo? Trata-se de um programa de computador que foi criado e distribuído pelo Google com a função de apresentar um modelo em 3D da Terra. A construção desse modelo se deu através do uso de imagens captadas por satélites, imagens aéreas – feitas por aeronaves -, imagens de outras fontes e GIS 3D.

O programa foi desenvolvido sob o nome de Earth Viewer e a sua criação se deu pela Keyhole, Inc que é uma empresa comprada pelo Google no ano de 2004. O nome Google Earth foi dado no ano de 2005 e pode ser usado em máquinas de uso pessoal que rodem Microsoft Windows 2000, XP, Vista, 7, Mac OS X 10.3.9 e outros superiores. Desde de junho de 2006 também disponível para Linux e FreeBSD.

Melhorias

O programa desenvolvido pela Keyhole foi melhorado pela Google contando com a adição de imagens de satélite da base de dados para que o seu software de mapeamento fosse mais rico. Grande parte das maiores cidades da Terra já conta com imagens disponíveis no Google Earth com resolução boa o bastante a ponto de ser possível visualizar prédios, casas e até mesmo pequenos detalhes. A Terra já foi coberta como um todo numa aproximação em torno de 15 quilômetros.

Imagem de Amostra do You Tube

Funções do Google Earth

O programa pode ser utilizado para gerar mapas simples e bidimensionais bem como imagens de satélite ou mesmo como um simulador de inúmeras paisagens da Terra. Através desse programa se torna possível verificar e conhecer lugares, cidades, construções, paisagens entre outros elementos.

Pode-se dizer que existe similaridade entre o que o Google Earth faz e o que o Google Maps oferece. Contudo, devemos destacar que o segundo o faz de maneira bem mais simples e com menos recursos. 

Licenças do Google Earth

O Google Earth foi disponibilizado sob dois tipos de licenças sendo uma grátis e a outra paga. Na licença grátis temos o Google Earth com recursos limitados e o Google Earth Pro que também é gratuito, mas que tem como finalidade o uso comercial. Já na licença paga temos o Google Earth Plus que custa em média R$ 20,00 por ano e que conta com recursos adicionais, mas que acabou sendo cancelado no ano de 2008. O Google alegou problemas comerciais.

Imagem de Amostra do You Tube

Os Recursos do Google Earth

O Google Earth foi evoluindo desde o seu lançamento e já oferece opções como rotacionar as imagens, fazer marcações em locais que você tenha conseguido identificar para poder visitar depois, ter uma visão em 3D de um local e até mesmo medir qual é a distância entre dois pontos. Após uma atualização realizada no ano de 2006 boa parte das imagens do satélite passou por um aporte e grande parte das imagens do Brasil já contavam com resolução em alta.

Até mesmo em cidades menores é possível ter uma visualização mais rica em detalhes. Basicamente esse programa realiza a cartografia da Terra através de imagens de inúmeras fontes dentre as quais se destacam as imagens via satélite, fotos aéreas e sistemas informação geográfica sobre o globo em 3D. Um recurso muito interessante do Google Earth é aquele chamado Featured Content que torna possível visualizar mapas antigos de todo o planeta nas camadas.

Recurso de Busca de Endereços

Um dos recursos que facilita o dia a dia dos usuários é com certeza o de busca de endereços. Para fazer a sua busca basta digitar o nome da cidade que deseja e se existirem outras cidades com o mesmo nome é só escolher dentre as opções que aparecem. Você pode pesquisar ainda pelas coordenadas geográficas e até mesmo usando o CEP.

Imagem de Amostra do You Tube

Google Sky – Navegando Pelo Universo

Se para você os mapas via satélite do Google Earth parecem pouco vale a pena conhecer a versão Google Earth 4.2 – Sky que torna possível navegar pela Terra e também pelo universo. Usando o modo Terra o usuário pode navegar por diversos lugares do planeta como Paris, Londres entre outro. Já no modelo Sky é possível navegar por toda parte do universo como Marte, Vênus e outros.

Google Marte – Visualização com Qualidade

Um recurso muito legal que apareceu a partir da versão 5 do Google Earth foi o de Google Marte que torna possível visualizar em alta resolução imagens do planeta vermelho da mesma maneira que a Terra. nggallery id=14593]

Google Lua – Imagens com Qualidade

Foi a partir da 2ª atualização da versão 5 do programa que o Google Earth passou a ter esse recurso através do qual a Lua pode ser visualizada com resolução elevada da mesma maneira como acontece com Marte e com a própria Terra.

Que Tal Visitar o Titanic?

E não estamos falando para você ver o filme, se você digitar como endereço “Titanic” o Google Earth te leva para dentro do navio. É possível usar a ferramenta de zoom para ir até o fundo do famoso RMS Titanic.

Conhecendo o Oceano

Talvez você não saiba, mas o oceano guarda tantos ou mais segredos do que o universo uma vez que o homem não consegue explorar todo o seu potencial. O Google Earth conta com uma atualização, a partir da sua versão 5, em que torna possível visualizar e ter acesso a recursos ligados aos oceanos.

O recurso torna possível adicionar uma nova camada que possibilita que o usuário possa visualizar elementos que tenham ligação com a superfície e também com o fundo dos oceanos bem como lugares em que ocorreram naufrágios e mergulhos. Tem pontos de surf e áreas em que existe proteção marinha.

Simulador de Voo

Aproveite outro recurso sensacional do Google Earth que é o seu simulador de voo que oferece a possibilidade de fazer pousos e decolagens nos aeroportos. Tem dois modelos que são o F-16 e o SR22.

Acesse no link.


Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Comentários

  • oi tudo ok

    stephany de oliveira silva 23 de março de 2011 21:12
  • quero ver via satelite as nosas moradias no brasil y paraguay.

    juca 11 de dezembro de 2011 11:28
  • sabe aqeula da formiguinha eo elefante,pois é eu também não to vendo nada. kkkkk

    renato 27 de janeiro de 2012 2:00

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *